segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Iced Earth: Elevando o Gás e Despejando Poder


Enquanto surgem novos nomes no rol da música pesada, os medalhões continuam imputando o desejo em querer permanecer irrequietos, para elevar e manter seu grau de relevância. É claro que fazer mais do mesmo não é atitude corriqueira por parte dessa trupe, evidenciando que criatividade ainda continua sendo um fator determinante no coração dos grupos. Permanecendo intactos em sua proposta, os americanos do Iced Earth, do mastermind Jon Schaffer, vindo de Tampa, na Florida, não abaixam a cabeça em “Incorruptible”, lançado aqui pela Hellion Records. 

Abordar o Iced Earth implica em lembrar as fases anteriores do grupo liderado pelo guitarrista Jon Schaffer, marcada pelas brilhantes passagens dos vocalistas Matt Barlow e de Tim Owens, comprovado nos álbuns “The Dark Saga”, “Something Wicked This Way Comes” (fase Barlow), “The Glorius Burden” e “Framing Armageddon” (fase Tim Owen). Mas o atual quinteto continua se superando, sem alterar radicalmente a sua armação sonora e sem sentir a sombra dos antigos membros, trazendo como de praxe  os riffs marcantes, base rítmica coesa e os refrãos épicos para este 12º  lançamento da carreira.


No que diz respeito a sonoridade, a todo o momento sentimos a combinação perfeita do Power Metal e Metal tradicional ( e aquele pé no Thrash), dimensionando graus mais modernos e clareza nos pontos mais melodiosos, com a mixagem e masterização vinda mais uma vez nas mãos de Zeuss, onde Jon cuidou de todas as partes de engenharia sonora do disco; a capa é designada pela dupla David Newman-Stump e Roy Young, baseado em tons de fogo e referenciando o contexto por de trás do título. 

Prender-se a determinada fase não quer dizer que a atual deixa a desejar, pela simples razão de certos integrantes não fazerem mais parte dela, é preciso saber apreciar o momento atual pra tirar as próprias conclusões. E o Iced Earth ainda empolga através da sua feição tradicional dentro do Heavy Metal em “Incorruptible”, calcando nuances que lembram aos anos 80, e é nítido o quanto o vocalista Stu Block amadureceu dentro da banda, ganhando os fãs com sua performance vocal dinâmica e versátil. 

Tarefa para escolher os destaques do álbum não é simples, mas vale frisar de começo a “Great Heathen Army”, inaugurada por sinais medievais, trazendo riffs velozes (bem complexos) e vocais impactantes, carregados de melodia no saliente refrão; “Black Flag” reproduz ares não tão árduos, possuindo lindas melodias logo de início, mas que se amplia com riffs cadenciados e da pujança que vem das partes rítmicas; “Raven Wing” é baseada por modulações meditativas, surpreendo pelo peso vindo das guitarras, alternando em doses mais limpas (explícitos nos solos) e distorcidas. 


“The Veil” é aquela faixa que mostra linhas mais penetrantes, altamente trabalhada em melodias limpas e riffs cortantes, tornando-se numa envolvente ‘power ballad’;  “Seven Headed Whore” opõem andamento frenético e hostil, com riffs que remente uma pegada mais Thrash Metal, além de haver versatilidade nas linhas vocais, retido entre o mais agressivo e agudo; “Ghost Dance (Awaken The Ancestors)” é um instrumental requintado e atribulado, sortido de lindas melodias com rastros do Metal tradicional dos anos 80; a longa “Clear The Way” (December 13th, 1862) prega um fato histórico, retratando a Batalha de Fredericksburg. E para este tema a banda enfoca traços épicos, portada de riffs poderosos, melodias cativantes e mutações rítmicas, completada por um trabalho vocal equilibrado. 

Independente de quem esteja cantando, o Iced Earth ainda tem muito gás pela frente, e com certeza o “Incorruptible” estará no seleto grupo de melhores discos de 2017.  

Texto: Gabriel Arruda 
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Iced Earth
Álbum: Incorruptible
Ano: 2017
País: Estados Unidos
Gravadora: Hellion Records (Nac.)
Assessoria de Imprensa: TRM Press

Formação
StuBlock (Vocal)
Jon Schaffer (Guitarra / Teclado / Vocal)
JakeDreyer (Guitarra)
Luke Appleton (Baixo)
Brent Smedley (Bateria)

Track-List
1. Great Heathen Army
2. Black Flag
3. Raven Wing
4. The Veil
5. Seven Headed Whore
6. The Relic (Part 1)
7. Ghost Dance (Awaken the Ancestors)
8. Brothers
9. Defiance
10. Clear the Way (December 13th, 1862)


     


     

Nenhum comentário: