Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2022

Carniça: “Na minha visão estes subgêneros somente enfraqueceram o Heavy Metal”

Por: Renato Sanson

Músico entrevistado: Mauriano Lustosa (vocal) – Banda: Carniça de Novo Hamburgo/RS

 

“A New Medium Ages” nasceu ao meio de um turbilhão pandêmico. Como foi lidar com isso para o processo de gravação?

O lance da pandemia de uma certa forma até nos ajudou. Como toda a banda respeitou o isolamento social, ficamos em nossos estúdios compondo e gravando. Tivemos tempo de sobra para a elaboração do álbum.

Para o novo álbum também tivemos a estreia do novo baixista, Kaue Muller. Que diga-se de passagem fez um excelente trabalho. A Carniça está com a sua melhor formação até o momento?

O Kaue é um excelente músico e baita parceiro. Seria injusto com os membros que passaram dizer que estamos com a melhor formação de nossa carreira. O justo é dizer que o Kaue se encaixou perfeitamente com a proposta da banda e é um músico muito, mas muito talentoso.

 


A Carniça sempre buscou trazer em suas letras o seu posicionamento contra um sistema e um país falho como o nosso. Porém em “A New Medium Ages” temos isso ainda mais forte e latente. Foi proposital ou surgiu naturalmente?

O contexto atual de país nos levou naturalmente a isto. Estamos vivenciando coisas surreais tanto na política, cotidiano, costumes sociais e religiosos. Nunca nos calamos ou tomamos partido para A ou B. Continuaremos firmes expondo a podridão e hipocrisia do ser humano.

Passados dois anos de pandemia enfim os shows retornaram e vocês voltaram aos palcos. A ansiedade estava a mil?

Estava!!!! Muito tempo longe dos palcos. Porém nos adaptamos e partimos para as lives, entrevistas online, etc. E vale ressaltar que nossas lives eram tocadas mesmo, LIVES DE FATO. Não "dublagens" que muitas bandas fizeram por aí… O retorno foi grandioso. Já fizemos muitos shows e o público está respondendo muito bem!

Musicalmente, a Carniça vem evoluindo a cada lançamento. As estruturas soam cada vez mais solidas e características. Tendo o que poucos conseguem: ouvir e sacar logo de cara de quem se trata. E vocês fazem isso com maestria. O quanto as referências musicais de cada um influenciam na hora de compor?

Não nos amarramos a fórmulas.  Não somos uma banda de Death, Thrash, Power ou qualquer subgênero. Na minha visão estes subgêneros somente enfraqueceram o Heavy Metal. Até “brincamos” que somos "Heavy Rotten Metal. Mas isso é um conceito criado justamente para exorcizar estes subgêneros. As influências ajudam muito, pois, cada integrante curte diversas VERTENTES do Heavy Metal.

 


“A New Medium Ages” seria o melhor disco da banda até agora?

Não digo que seria o melhor, pois cada álbum reflete uma época, uma situação da banda. Em todos nossos álbuns eu vejo músicas de grande potencial. “A New Medium Ages” é o álbum da vez, e nele colocamos muita energia e dedicação.

Referente a shows, o que a Carniça pretende para 2022?

Já realizamos diversos shows, inclusive em SC. Estamos planejando shows em SP e RJ. Porém com todas as adversidades que o underground tem, tudo deve ser muito bem planejado.

Uma curiosidade bastante interessante são os covers que fecham cada álbum. Venom, Slayer, Wasp, Sarcofago e agora Iron Maiden (“Powerslave”). Sabemos da importância da banda principalmente para você que é vocalista e um grande fã do Bruce Dickinson. Como surgiu a ideia e como foi esse desafio?

Isso mesmo! Sempre homenageamos bandas que gostamos em nossos álbuns e não poderia faltar NUNCA o Maiden!!!! Já tínhamos tocado a “Powerslave” em inúmeros shows no começo dos anos 2000. Sendo assim, o processo foi muito fácil e o resultado nos deixou muito, mas muito satisfeitos.

 


É sempre um prazer conversar com uma das melhores bandas de Metal do Brasil e do mundo. Que a Carniça tenha mais 100 anos de atividade e continue nos brindando com sua música verdadeira, agressiva e pesada. Obrigado e o espaço final é todo de vocês!

Primeiro muito obrigado pelo elogio. Não posso dizer que somos uma das melhores bandas, mas posso dizer que fazemos essa porra andar a 31 anos e sempre com muito prazer e satisfação! É graças a grandes parceiros como vocês que ainda nos dá gosto de seguir em frente! Muito obrigado pelo espaço sempre presente e à atenção dedicada pela Road To Metal!!!!


Fotos: Everson Krentz


Links:

https://www.facebook.com/CarnicaOfficial

https://www.instagram.com/carnicaofficial/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário