Em sua sétima passagem pelo Brasil, a banda britânica The Sisters of Mercy levou cerca de 4 mil fãs ao delírio em uma apresentação única, no último dia 26 de setembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. A turnê All Wires Red South America 2025 reforça o legado gótico e pós-punk do grupo, que estreou no país ainda nos anos 1990.
Mas antes, o público foi recepcionado por uma apresentação intensa do 3Pipe Problem, banda que já havia feito a abertura do The Sisters of Mercy em 2023. Com um set rápido, a banda cumpriu bem seu papel de preparar o terreno, criando uma atmosfera condizente com a estética sombria da noite. Além do material autoral, o trio incluiu no repertório uma versão de “Save A Prayer”, clássico do Duran Duran, que trouxe um respiro nostálgico e fez boa parte do público cantar junto.
Com uma atmosfera carregada de fumaça, luzes indiretas e sombras intencionais, o The Sisters Of Mercy começou o show pontualmente às 22hrs, convidando o público a mergulhar na experiência. Desde os primeiros acordes de “Don’t Drive On Ice”, ficou claro que o objetivo da banda não era ser “vista”, mas sentida. O vocalista Andrew Eldritch, figura central e enigmática, manteve sua tradicional postura contida, praticamente sem interações com o público — marca registrada de suas performances ao longo das décadas.
O repertório misturou clássicos como “More”, “Lucretia My Reflection”, “Temple of Love” e “This Corrosion” — todos entoados em coro pela plateia — com faixas mais recentes e outras menos conhecidas, como “Here”, “Quantum Baby” e o cover “Giving Ground”, da The Sisterhood. A sequência de músicas soou mais pesada ao vivo, com guitarras densas e batidas eletrônicas bem encaixadas.
Os guitarristas Ben Christo e Kai foram os mais animados no palco, demonstrando sintonia com o público. Já a percussão ficou por conta da icônica caixa de ritmos Doktor Avalanche, operada por Chris Catalyst, quase invisível em meio à névoa que dominava o palco.
Apesar de o setlist ter poucas novidades em relação à última visita da banda em 2023, a entrega foi fiel à proposta: transportar os fãs para uma balada gótica dos anos 80 e 90. A sensação de nostalgia foi reforçada por um público que não buscava inovação, mas sim reviver momentos e mergulhar na ambientação sombria que só o The Sisters of Mercy sabe criar.
O encerramento, com “Never Land (A Fragment)”, “Lucretia My Reflection” e “This Corrosion”, selou a noite com intensidade e emoção. Para os fãs de longa data, missão cumprida. A banda entregou o que prometeu: uma noite intensa de rock alternativo/ pós-punk com a veia gótica bem representada. Transformou o Tokio Marine Hall numa grande balada gótica digna de Madame Club (famosa casa noturna de São Paulo especializada no estilo).
Edição/Revisão: Gabriel Arruda
The Sisters Of Mercy – setlist:
Don’t Drive on Ice
Crash and Burn
Ribbons
Doctor Jeep / Detonation Boulevard
More
I Will Call You
Alice
Dominion / Mother Russia
Summer
Giving Ground (The Sisterhood cover)
Marian
But Genevieve
Eyes of Caligula
Here
Quantum Baby
On the Beach
When I’m on Fire
Temple of Love
Bis
Never Land (A Fragment)
Lucretia My Reflection
This Corrosion
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