terça-feira, 28 de outubro de 2025

Ricky de Camargo: Beast Mode

 

Por Denis A. Lacerda

Nota: 08.5/10.0

Nunca julgue um livro pela capa! E isso serve para álbuns também!!!! Quando recebi esse “Beast Mode” do competente guitarrista paulista RICKY DE CAMARGO, torci o nariz para o conceito e a forma como ele foi desenvolvido pelo seu criador. Como não sou afeito aos mangás e animes que invadiram a nossa cultura de uns anos pra cá, pode ser o motivo para a minha implicância inicial. Mas para por aí, viu?! Já que o disco é uma verdadeira aula de composição e bom gosto!

Produzido pelo próprio músico, “Beast Mode” agrada em todos os seus aspectos estruturais, já que a noção de escrita do cara é maravilhosa! A tarefa mais difícil e que Camargo conseguiu foi construir um álbum inteiro, sem o uso de vocalistas e que não se torne uma experiência cansativa para o ouvinte! Só por isso “Beast Mode” já vale todos os mais efusivos aplausos que você possa dar! E ainda de pé, podem apostar! Não acredita em mim?! Acha exagero da minha parte?! Pois te desafio a não sair cantarolando os riffs pegajosos de “Supernova”, que é um primor de composição! Talvez a melhor, hein!?

Temos muito do Metal em “Beast Mode”, mas Ricky não se escora no gênero, o que acaba por ser uma decisão muito acertada da parte dele. Temos aqui elementos do Jazz, Fusion e até um pouco de experimentalismos que podemos facilmente apontar um direcionamento para o Alternative Sound. Se o objetivo era não ter amarras, o material entrega absolutamente isso, garantindo que o fã se sinta desafiado! Muito bom, mesmo!

“Beast Mode” não é um trabalho de fácil digestão, pois você precisa submergir nele para entender todas as suas nuances! São muitos os detalhes e que vão se apresentando no decorrer de diversas audições. Na verdade, passei a amar o disco lá para a minha quinta ou sexta apertada no play! Aconselho fazerem o mesmo!

Nenhum comentário: