segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Entrevista - Edguy: 25 Anos Monumentais


 

Quatro anos depois do lançamento de seu último álbum de estúdio, “Space Police: Defenders of the Crown” (2014), para satisfação dos fãs, a banda alemã Edguy comemora seu 25° aniversário com o lançamento de “Monuments”, que em seu pacote completo é formado por uma coletânea dupla, que traz ainda 5 músicas novas, e uma inédita, gravada na época do "Savage Poetry", e ainda CD ao vivo e  um DVD com um show da banda gravado em 2004 no Brasil. 
(Read english version HERE)

O baixista Tobias Exxel, no grupo desde 1998, nos concedeu uma entrevista para nos contar um pouco mais sobre essa marca importante da banda.


RtM: Tendo em vista que a grande maioria das bandas, com o decorrer do tempo e convivência, acaba se desgastando e gerando conflitos entre si, qual é o segredo do Edguy para manter a harmonia entre os integrantes depois de tantos anos?
TE: Oh, acredite em mim, temos alguns conflitos de vez em quando, e sempre conseguimos perceber. Isso é bastante normal e acontece em todas as famílias.

RtM: Nesses 25 anos de banda o Edguy já tocou em diversos países, existe algum país que a banda nunca tocou e que gostaria de tocar?
TE: Sim, ainda existem muitos países, e o mundo não é o bastante, ha ha. É sempre uma grande experiência visitar novos países, e mesmo os que visitamos, digamos, pela décima quinta vez (risos), ainda há algo a explorar e você sempre consegue conhecer novas pessoas. É muito importante que a comunidade Metal ainda esteja crescendo em alguns países. Só pra citar alguns, gostaria de tocar  na Índia, Turquia e Islândia.

"Somos cinco pessoas diferentes na banda, e não temos necessariamente as mesmas opiniões sobre tudo, ha ha!"
RtM: O álbum de comemoração dos 25 anos da banda, "Monuments", tem um DVD com o show de 2004 da turnê do álbum "Hellfire Club", este DVD se trata do show que aconteceu em SP que deveria ter se tornado DVD, mas por problemas técnicos isso não aconteceu?
TE: Sim, exatamente, nós somente lançamos 3 músicas desse show no mini DVD do álbum "Superheroes", mas agora finalmente pudemos lançar o show completo, e eu realmente estou muito muito feliz! Nós tivemos que ter paciência, mas nós finalmente conseguimos, e eu acho que ele se encaixa perfeitamente neste incrível pacote do "Monuments".

RtM: A arte da capa de "Monumentos" foi muito bem feita e parece uma referência ao "Mandrake",  poderia nos dizer mais sobre como ela foi criada?
TE: Sim, não foi criada pelo mesmo artista, mas baseou-se em um estilo muito parecido. Se você olhar mais de perto, você encontrará referências de todos os álbuns, e há muitos pequenos detalhes bem legais. Eu acho que o título fala por si mesmo, e  se encaixam perfeitamente. E desde "Mandrake" o coringa é uma constante companhia para o Edguy, mesmo quando não aparece na capa, mas certamente ele é o guardião perfeito para nossos "monumentos"!

" Em 'Monuments' mudamos um pouco nossa forma de trabalhar, então Jens, Dirk e, eu tivemos mais influência nas composições."
O Edguy pretende se concentrar no lançamento do "Monuments" e na tour de comemoração, ou podemos aguardar para logo um novo álbum de estúdio?
TE: Vamos ver. Eu realmente gostaria de fazer um novo álbum logo, mas nós não fizemos nenhum plano a respeito disso até o momento.

RtM: Como vocês veem a evolução do som da banda nos dias de hoje?
TE: Essa sempre é uma pergunta difícil de responder. Eu acho que temos uma excelente carreira, e desde que pudemos sair em turné com o álbum "Vainglory Opera", que foi a  oportunidade de tocar nossa música ao redor do mundo, e por um longo tempo com uma base de fãs tão bonita e ampla. Isso é realmente especial.

RtM: E existe algo que vocês fizeram e não fariam novamente?
TE: A partir desse ponto de vista, nós já fizemos um monte de escolhas certas, não fizemos? hahaha! Se eu olhar mais de perto para pequenas coisas, detalhes, decisões, etc, provavelmente teriam coisas das quais eu gostaria de fazer diferente. De qualquer forma, não faz sentido falar sobre isso. E o fato  é  que somos cinco pessoas diferentes na banda, e não temos necessariamente as mesmas opiniões sobre tudo, haha! 

RtM: Nesse intervalo em que Tobias Sammet se dedicava ao seu projeto Avantasia, vocês se comunicaram para elaboração do material para o álbum "Monuments"?
TE: Não, somente começamos a trabalhar nisso após Tobi estar livre de seus compromissos com o Avantasia..

RtM: E quanto a participação dos integrantes nas composições?
TB: Nas novas músicas do "Monuments", mudamos um pouco nossa forma de trabalhar, então Jens, Dirk e, eu tivemos mais influência nas composições (N. do R.: Tobias compôs 2 das 5 novas músicas e os demais compuseram uma cada). Eu realmente gostaria de poder fazer com que as coisas funcionassem mais desse modo, como um time mesmo, e tirar o tempo necessário para compor o próximo álbum. Todos ficamos felizes com as cinco músicas, que possuem coisas legais de Rock com um pouco de Power Metal tradicional, como sempre.

RtM: O que você está ouvindo ultimamente,  e o que você conhece de bandas brasileiras?
TE: Eu tenho ouvido o Metallica  "Hardwired", Rush "Counterparts" e muitas músicas do Scorpions, que adoro ouvir. Claro que conheço meus amigos do Angra do Brasil e, como eu também sou um grande fã de Megadeth, eu realmente achei o máximo ver o Kiko tocar na banda!

RtM: Existe uma possibilidade da turnê comemorativa dos 25 anos da banda passar pelo Brasil?
TB: acredite em mim, eu realmente espero que sim !!!

Entrevista: Faty Matos
Edição/Revisão e tradução: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Agradecimentos: Markus Wosgien (Nuclear Blast)


"Monuments" em CD duplo e DVD está disponível no Brasil via Shinigami Records. Acesse aqui. 

Edguy Site Oficial

     


     



Confira vídeo produzido pela Fanpage brasileira da banda:

     

Nenhum comentário: