![]() |
Banda segue em turnê nacional e internacional divulgando "Esquadrão de Tortura" |
O Metal, de modo geral, possui várias vertentes temáticas, mas definitivamente sua maior fonte de inspiração é a História, tanto que muitos headbangers acabam buscando conhecer mais sobre os fatos que inspiram os seus ídolos a comporem álbuns, sejam eles conceituais ou não.
Sabedores disso, o trio brasileiro de Thrash Metal Torture Squad, referência que leva o nome do Metal pesado nacional para o mundo todo, lançou em 2013 “Esquadrão de Tortura”, álbum que já não é novidade, mas merece sempre ser lembrado e apresentado (essa é nossa função aqui no Road) para quem também busca conhecer novos (e ótimos) lançamentos.
![]() |
Apesar de certo estranhamento inicial, fãs já se acostumaram com os vocais de André Evaristo |
Marcando a estreia de André Evaristo como vocalista (responsável também pelas guitarras da banda), a Torture Squad ousou em trazer para a temática completa do disco a Ditadura Militar, período negro na história brasileira e que, por fatores que fogem o objetivo da matéria, há quem deseja sua volta.
Para mostrar que o trio, que ainda conta com o grande baterista Amilcar Christófaro e o Castor no baixo, fez bem o estudo de casa, a edição nacional traz, além de um encarte/pôster com as letras em inglês, um encarte explicando (em português!) com fatos da História cada uma das faixas, um deleite aos interessados no assunto e uma introdução ao pessoal que talvez não gostasse de estudar o Regime Militar na escola. A edição faz valer cada centavo do investimento.
Em termos sonoros, é um dos trabalhos mais maduros do grupo, mas não o mais pesado. Pelo contrário, elementos mais “melódicos” se fazem presentes e, na minha humilde opinião, é um diferencial deste trabalho, que também conta com o vocal mais rasgado e agudo de André, contrastando com do ex-vocalista Vitor Rodrigues (atual Voodoopriest).
![]() |
Gravação do vídeo clipe "No escape From Hell" |
A primeira faixa já pode ser considerada candidata a clássico da banda, tanto é que “No Escape From Hell” se tornou o primeiro vídeo do álbum, lançado recentemente (confira matéria aqui). “Pull the Trigger” segue no ótimo nível, chegando em “Pátria Livre”, única faixa totalmente em português e com a participação especial de João Gordo (Ratos de Porão).
Disparadamente, a obra-prima do álbum é “Architecture of Pain”, com o início de um discurso de anúncio do Ato Constitucional Nº5 (que deu poderes maiores poderes ao Regime e aumentou drasticamente a censura). A variação da faixa mostra a habilidade e qualidade técnica e de composição do trio.
Um dos pontos fortes do disco são, além dos riffs esperados, ótimos solos, mostrando que Evaristo pode não ser revolucionário em termos de seus vocais, mas definitivamente é um dos melhores instrumentistas do Thrash Metal da atualidade (em todo o mundo). Ouça faixas como “In the Slaughterhouse” e confira.

Apesar de citar algumas faixas, “Esquadrão de Tortura” é um disco muito homogêneo, um trabalho que recebeu ótimas críticas e figurou nas principais listas de melhores álbuns de 2013, com todo mérito, afinal, não basta ser uma instituição do Metal (algo que a TS já é há tempos), mas ousar e sair do lugar comum a cada disco, não importa se passado por mudança tão drástica como a saída de um vocalista. A banda vai colher muitos frutos ainda com este trabalho que, sim, pode receber a alcunha de iminente clássico nacional, em todos os sentidos.
Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação/Jordan Rafael
Assessoria: Island Press
Banda: Torture Squad
Álbum: Esquadrão de Tortura
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal
Gravadora: Substancial Musica
Formação
Castor (Baixo e Vocal de Apoio)
Amílcar Christófaro (Bateria e Percussão)
André Evaristo (Vocal e Guitarra)
Tracklist
01 - No Escape From Hell
02 - Pull The Trigger
03 - Pátria Livre
04 - Wardance
05 - Archtectur Of Pain
06 - Never Surrender
07 - In The Slaughterhouse
08 - Conspiracy Of Silence
09 - Nothing To Declare
10 - For The Countless Dead
11 - Fear To The World
12 - A Soul In Hell (Bonus Track)
Acesse e conheça a banda
Nenhum comentário:
Postar um comentário