quinta-feira, 14 de março de 2024

Resenha: Valk - Martyr

 

Por Denis A. Lacerda

Nota: 08.0/10.0

Ontem mesmo eu estava ouvindo o "Angels Cry", meu preferido na discografia do Angra, quando recebo do nosso editor uma cópia deste "Martyr", EP de estreia da banda VALK. Coincidências ou não, estes goianos não se furtam em assumir o próprio Angra como influência direta na sua musicalidade. Isso é tão evidente que, caso negassem, seria de uma falsidade absurda! Até porque, já nos primeiros momentos de "Lotus", faixa de abertura, podemos linka-la de bate pronto com a clássica "Carry On". E este é apenas um dos aspectos...

Como dito acima, não dá pra escapar de algumas comparações, mas a VALK busca caminhar com as próprias pernas, pois traz consigo diversos outros elementos, mais voltados para a escola europeia, do que o Angra que mergulhou de cabeça na cultura musical brasileira. Até a arte da capa de "Martyr" revela isso, com algo bem medieval, europeu, quase na linha da obra de J. R. R. Tolkien. Outro exemplo é “Cold Stone”, que foi a que mais gostei de todo o trabalho. Ela parece seguir o caminho para ser uma balada típica, porém mergulha no peso e traz até um tom mais progressivo ao CD. Ela é a maior do EP, e pode vir a se tornar obrigatória nos shows deste quarteto.

"Martyr" é bem curtinho mas se revela em ótimos momentos, outros nem tanto, quando justamente tentam soar como o Angra. Mas por ser um primeiro registro, dá pra levar em consideração que a VALK ainda está encontrando o seu caminho, sem ser necessário se escorar em mais ninguém. Estou curioso para o que estes caras vão nos apresentar no seu primeiro álbum, que deve chegar muito em breve, através da equipe da MS Metal Records.

Nenhum comentário: