A sonoridade do Avatarium é algo que se tornou bem próprio, e a música pesada, emotiva e emocional, passeia por diversas nuances. Aquele passado mais Doom Metal do início, quando ainda era, digamos, um side-project de Leif Edling, foi dando espaço para horizontes mais amplos, colocando nesse mix musical as influências do classic Rock Setentista, blues, psicodélico e progressivo.
Neste novo álbum, "Between You, God, The Devil & The Dead", o segundo já sem a colaboração de Leif, eles trazem mais peso que o seu antecessor, e a roupagem Doom ainda é sentida, junta aos flertes com os anos 70, como podemos confirmar em "Long Black Waves", com seu andamento arrastado, de tons baixos, peso e melodias pintadas pelo Hammond (não há nada que traga mais sabor 70's do que a sonoridade do Hammond, não é mesmo?)
Os vocais de Jenni-Ann são sempre dignos de comentários à parte, pois sua voz e interpretações beirando o brilhante são carregadas de sentimento, passando o clima das canções e tocando a alma do ouvinte. Pessoalmente sempre me arrepio ouvindo-a.
"My Hair is on Fire (But I'll Take Your Hand)", acho que traduz um pouco do que expressei acima. Densa, pesada e melancólica. Jennie-ann nos faz mergulhar fundo na música, e os trechos de piano e voz realmente causam arrepios.
"Lovers Give a Kingdom to Each Other", traz também essas diversas camadas que o Avatarium nos submete. É preciso ficar imerso à música para apreciar por completo, embora eles tenham a capacidade de prender o ouvinte mesmo em uma audição mais superficial, culpa das melodias bem construídas e os incríveis e penetrantes vocais.
Em "Lovers..." Temos uma "balada" melancólica e cheia de beleza em suas melodias acústicas e no solo viajante de Marcus. E abro aqui um parêntese para elogiar o talento e criatividade do guitarrista, que dosa muito bem o feeling e técnica, trazendo muitas cores ao som do grupo.
"Being With Dead" mostra novamente que as raízes Doom estão mais evidentes, com seus riffs que estouram os alto- falantes. Peso, densidade e melodia e criatividade nas mudanças de climas e andamentos, receita que não falha nesse jeito "Avatarium" de fazer música.
Só para concluir, vou falar ainda da faixa título, que fecha o álbum e nos traz praticamente tudo que o Avatarium gosta de oferecer: Belíssimas e melancólicas melodias, os penetrantes e emotivos vocais de Jennie-Ann e momentos de peso, reflexão e poesia.
Uma sinfonia épica e Dark, onde é impossível não mergulhar profundamente nas melodias do refrão, principalmente na parte final da música.
O Avatarium se tornou aquele tipo de banda a qual já se sabe que vai entregar um material de qualidade e musicalidade indiscutíveis. Com certeza merecem muito mais destaque e reconhecimento. E essa dupla, o casal Marcus e Jennie-Ann são um time e tanto de compositores, vivem a música e da música.
Texto: Carlos Garcia
AFM Records
AVATARIUM é:
Jennie-Ann Smith (Vocals)
Marcus Jidell (Guitars)
Andreas Habo Johansson (Drums & Percussion)
Mats Rydström (Bass)
Tracklist:
01. Long Black Waves
02. I See You Better In The Dark
03. My Hair Is On Fire (But I'll Take Your Hand)
04. Lovers Give A Kingdom To Each Other
05. Being With The Dead
06. Until Forever And Again
07. Notes From Underground
08. Between You, God, The Devil And The Dead
 
.jpeg)



 
 

 








.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)