Realmente, temos de tratar esta banda oriunda da Tunísia como um fenômeno. O Myrath obteve um crescimento e reconhecimento consideráveis nos últimos anos, com seus álbuns lançados no mundo inteiro pelo selo earMusic/Sound City, tendo excelente aceitação de público e crítica e agenda extensa de shows.
E esse sucesso da banda lhes permitiu já lançar seu primeiro álbum ao vivo, algo não tão comum nos dias de hoje. "Live in Carthage", lançado em CD e DVD, foi gravado em sua cidade natal e em um antigo anfiteatro romano, o que deu uma atmosfera incrível ao show, funcionando tudo muito bem, desde a parte visual até a sonora, pois a acústica do lugar é muito boa.
Em um show baseado principalmente nos seus dois últimos discos, o quinteto tem a plateia nas mãos em uma performance empolgante e com muita categoria técnica.
Além do local ter dado todo esse clima diferente, a parte de efeitos de palco, como as luzes, artefatos e imagens no telão também foram muito bem pensados, trazendo essa estética da sua cultura.
A sonoridade também, com as nuances da rica cultura étnica de sua terra natal, inclui-se ai a cultura árabe e muçulmana, contribui para a originalidade e identidade do grupo.
A banda é composta por excelentes músicos, o vocalista Zaher Zorgati tem muita presença de palco e ótima voz para a música da banda, que tem essa mescla de Metal Progressivo/Sinfônico, e até Melodic Rock (os refrãos e coros são muito cativantes e marcantes), utilizando nuances da cultura oriental. Mas o grande destaque é o guitarrista Malek, exibindo muita classe e técnica.
São 19 faixas no total, sendo que algumas somente constam no DVD, como a "Madness" e o solo de bateria, e no CD a faixa exclusiva é uma nova versão de "Believer", uma das faixas mais conhecidas da banda, com Don Airey (Deep Purple), nos teclados, deixando a música com uma marca forte do tecladista com seus Hammonds dando um ar diferente.
No DVD ainda há um making of como bônus, ou seja, um trabalho muito bem cuidado e com vários atrativos.
São vários destaques em uma performance onde os músicos não poupam esforços em dar o melhor espetáculo possível, então é impossível não se empolgar com a música com identidade e muito bem feita do Myrath. "Born to Survive", "Storm of Lies", "Get Your Freedom Back", "Believer" e o grande final com "Beyond the Stars" são algumas das que mais se sobressaem.
Excelente material de uma banda que vem crescendo cada vez mais, com uma sonoridade original e embora atualmente mais "acessível", em nada diminui a qualidade do Myrath. Ótimo material também para quem está conhecendo a banda, e claro, imprescidível para os fãs.
Texto: Carlos Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário