Mas na Finlândia, na segunda metade daquela década, surgia uma das primeiras e mais significativa banda de Heavy Metal daquele país. Trata-se da Tarot (antes chamada de Purgatory), banda fundada por dois irmãos dispostos a investir no Heavy Metal quando no país ainda estava começando a desenvolver-se.
Para começar com o pé direito, nada melhor que um álbum que, passados 25 anos, ainda é considerado o maior clássico da banda e um dos grandes álbuns do Metal finlandês.
Tarot ao vivo lá em 1986!
Falo de “Spell of Iron” (1986) que voltou a ser o foco da banda, já que esta resolveu regravá-lo na íntegra e relançá-lo este ano, mais precisamente dia 06 de abril.
Rebatizado como “The Spell Of Iron MMXI”, o álbum vem comemorar os 25 anos dessa lendária banda que, infelizmente, demorou para ter a devida atenção mundial, ajudada principalmente pelo fato de Marco Hietala (vocal e baixo) ter tocado no Sinergy e, claro, Nightwish (banda onde ainda toca e canta).
Na época do lançamento original, a banda contava apenas com os vocais de Marco, que na nova reedição é dividido com o membro integrado na banda desde 1996 Tommi Salmela. Também o disco original tinha o guitarrista Mako H, que deixou a banda dois anos depois.
Atualmente, além de Marco e Tommi, a banda conta, claro, com Zachary Hietala na guitarra, Pecu Cinnari na bateria e Janne Tolsa nos teclados.
Regravações como essa já não são mais originais, sendo que várias bandas tem resolvido regravar seus principais álbuns, sobretudo em datas comemorativas.
Entretanto, o Tarot conseguiu sair muito melhor que o Manowar (que também lançou disco regravado), por exemplo, pois conseguiu elevar a qualidade das composições à outro patamar, mantendo a base, mas com uma melhor produção e ousadia, algo que o Manowar não fez (a regravação deles é bem no sentido literal).
Obviamente que 25 anos depois, a experiência dos músicos, aliado à tecnologia contemporânea, acabam melhorando e muito o resultado final. Mas, claro, que o original nunca é substituível e, mesmo que a releitura de 2011 seja superiora, não podemos deixar de lembrar que “Spell of Iron”, o original, foi um marco para o Metal finlandês.
Vale lembrar que “Wings of Darkness” é considerada o maior clássico da banda (até o site da banda leva esse nome) e foi lançada como single antes do lançamento do disco original. Agora, 25 anos depois, ganha um novo vídeo clipe, inclusive com Marco brincando no seu começo de que a banda devia tocar a música de forma satisfatória depois de tanto tempo.
Para fechar a comemoração, a banda lança turnê de divulgação desse álbum, após o sucesso da tour de “Gravity of Light” (2010) que, inclusive, passou pelo Brasil, trazendo a banda pela primeira vez. Quem sabe Tarot volte para executar esse clássico na íntegra também para nós brasileiros. Vamos torcer!
Texto: Eduardo “EddieHead” Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Tarot
Álbum: The Spell Of Iron MMXI
Ano: 2011
País: Finlândia
Tipo: Heavy Metal
Formação
Marco Hietala (Vocal e Baixo)
Zachary Hietala (Guitarra)
Janne Tolsa (Teclados)
Pecu Cinnari (Bateria)
Tommi Salmela (Sintetizadores e Vocal)
Tracklist
Site Oficial
http://www.wingsofdarkness.net
Veja o vídeo clipe de “Wings of Darkness” 2011
http://www.youtube.com/watch?v=xD1q21dr8tw
Assista a versão orginal
Nenhum comentário:
Postar um comentário