terça-feira, 24 de março de 2020

Hartmann: Comemorando 15 anos do Trabalho Solo




O prolífico cantor, guitarrista e compositor Oliver Hartmann lança mais um álbum de sua considerável carreira solo. "15 Pearls and Gems" foge daquilo encontrado no Avantasia, projeto em que Hartmann é mais associado.
Esse trabalho além do clamor pop realiza uma mescla de alternativo com rock clássico.

No rol oldschool tem a faixa de abertura "Can't Stop this Train", evocando um AC/DC era Brian Johnson, "You Will Make It", talvez uma das melhores, usa acordes chocantes possuindo também aquela malícia bluseira, algo que o Glenn Hughes faria. Hartmann puxa uma voz rouca e pesarosa parecida com a do baixista James Dewar. "Street Cafe", exibe um começo lento preparando o terreno para um ápice comemorativo. "Fire and Water" parece uma versão mais poderosa de "Street Cafe"


Na ala das baladas tem a bem acabada "Uninvited" na qual Hartmann explora mais nuances da sua voz além de dosar o uso das guitarras pesadas entre os demais instrumentos. Ela se desdobra num clima oriental e dá um ar de renovação no álbum. "How does It Feel" tem um arquétipo de "Dream On" do Aerosmith embora seja menos passional que esta. "The Sun's Still Rising" é um registro ao vivo, cruza Pearl Jam com Black Crowes.

Ainda poderia citar "When the Rain Begins to Fall" um divertido dueto com a cantora Ina Morgan sobre uma estrutura musical mais sintetizada e "Go to Extremes", um blues pop rock contendo boas frases de guitarra. Ótima pra ouvir dirigindo.


"Pearls and Gems" é retocado. Dentro da proposta comercial oferece capricho e não é apenas um apanhado de músicas rejeitadas de outros trabalhos. O conceito dele é bem definido. Pra ser chato eu reclamaria apenas do excesso de faixas, algumas não soam tão inspiradas. Também reduziria a porção de canções ao vivo. Pela verve pop, tudo parece extremamente planejado e não temos tanta personalidade no quesito instrumental, ainda que Hartmann deixe uns espaços para as guitarras ecoarem. Isso talvez espante alguns que busquem mais destaque para cada componente.

No mais, "15 Pearls and Gems", não faz feio, uma ideia pós grunge bem trabalhada e quem sabe no futuro ele não seja uma joia perdida de 2020? 

Texto: Alex Matos (Equipe Rock Idol)
Conheça o Canal Rock Idol

Banda: Hartmann
Álbum: "15 Pearls and Gems" (2020)
País: Alemanha
Estilo: Hard Rock
Selo: Prode & Joy Music


Tracklist:

1. Can’t stop this train
2. Walkin on a thin line
 3. How does it feel?
4. You will make it
 5. Glow (Remix 2020)
6. When the rain begins to fall (Feat Ina Morgan)
7. Street Café
8. I go to extremes
9. Uninvited
10. Fire and Water
11. The sun’s still raising (live)
12. What If I (live)
13. Don’t give up your dream (live)
14. Brothers (live) (feat Tobias Sammet)
 15. Out in the cold (Live)


       


Nenhum comentário: