O guitarrista do Judas Priest, Richie Faulkner, reuniu um timaço para as gravações desta sua empreitada, o Elegant Weapons, tendo na cozinha seu companheiro de Judas Scott Travis na batera e no baixo Rex Brown, do Pantera, e para a voz, Ronnie Romero. Agora, para os shows conta com Dave Rimmer (Uriah Heep, no baixo) e Christopher Williams (Accept, na bateria).
O vocalista chileno, e que tem desfrutado de uma carreira bem prolifica, no Elegant Weapons se mostrou muito a vontade, dividindo o protagonismo com o criador do projeto.
Ronnie tem uma performance com muita força, técnica e versatilidade, e encaixou muito bem no Metal veloz e melódico da banda. Junto com a rifferama de Richie, o vocalista é o destaque.
Sobre o nome Elegant Weapons, Richie explicou no release: "Em quase qualquer empreendimento, o artesão precisa das ferramentas certas para executar o seu trabalho. Para um músico, essas ferramentas são representadas pelos seus instrumentos, suas vozes e as emoções que a combinação certa de tudo isso pode trazer à tona.
Você também pode considerar o nome uma referência aos instrumentos que tocamos, porque agora são quase antiguidades. Então, sim, faz referência aos nossos instrumentos e também a esse tipo de música, onde continuamos a tradição de grandes nomes como SABBATH e DIO, mas também de bandas às quais os caras estão conectados, como RAINBOW, PANTERA e PRIEST."
O debut de estreia, "Horns of Halo", traz um Metal com peso e melodia, ora acelerando a velocidade, ora alternando momentos mais cadenciados e até com um pé no Hard.
"Dead Man Walking" e "Do or Die" já iniciam o álbum com velocidade e melodia, e até remetendo a algo da banda principal de Richie e Travis. Bom...nada anormal, ainda mais se tratando de que os caras tocam em uma das bandas que forjaram o estilo.
"Blind Leading Blind" o quarteto tira um pouco o pé do acelerador, em um Metal com nuances Hard, melódico e moderno. "Ghost of You" é uma balada, que tem uma pegada de Blues muito legal, tem ares 70's e com ótima performance de Ronnie Romero, mostrando o talento do vocalista. Destaque para o refrão e trabalho de vozes de fundo.
Já "Horns for a Halo" tem uma pegada mais pesada e moderna, com riffs de afinações mais baixas, lembrando a sonoridade de algumas bandas de Heavy Rock dos anos 90, com sua levada mais cadenciada; e em "White Horse" eles colocam algo de Prog, mas com os riffs pesados e marcantes e ótimas variações vocais.
Destaco ainda a versão para "Lights Out", clássico do UFO, que ganhou roupagem mais pesada. Com certeza uma grande influência deles, principalmente de Ronnie Romero.
Um muito bom e bem diversificado álbum de Metal, entregando o que se esperava de um time com músicos de excelente nível.
Muitos "supergrupos" acabam decepcionando, mas o Elegant Weapons fez o que parece óbvio, composições com feeling e liberdade criativa.
Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Banda: Elegant Weapons
Álbum: "Horns for a Halo" 2023
Estilo: Heavy Metal
Produção: Andy Sneap
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records
Adquira o álbum na Shinigami
TRACK LIST
1. Dead Man Walking
2. Do Or Die
3. Blind Leading The Blind
4. Ghost Of You
5. Bitter Pill
6. Lights Out
7. Horns For A Halo
8. Dirty Pig
9. White Horse
10. Downfall Rising
Nenhum comentário:
Postar um comentário