sexta-feira, 27 de junho de 2008

Uma Nova Era Para Timo Tolkki ou Continuação da Stratovarius?


Após várias entrevistas e notas polêmicas, com o fim da banda Stratovarius já tendo ocorrido uma vez antes, Timo Tolkki deixa a banda que ajudou a fundar, inclusive dizendo em uma entrevista que ele é a banda e ela não pode continuar sem ele.

Mas, deixando de lado essa briga de egos, vamos falar aqui da sua nova banda, mas que tem mais cara de projeto mesmo ou carreira solo: a Revolution Renaissance. São onze músicas nesse álbum de estréia, “New Era”, que contam com a participação de grandes nomes do Metal mundial, como os vocalistas Michel Kiske (ex-Helloween, Supared, Kiske), Tobias Sammet (Edguy, Avantasia, Aina) e Pasi Rantanen (ex-Thunderstone), além do batera Mirka Rantanen (Thunderstone, Kotipelto, Warmen, Tunnelvision, ex-Loud Crowd, ex-Ari Koivunen), do baixista Pasi Heikkilä da desconhecida 45 Degree Woman, e, fechando o time Joonas Puolakka, teclados.

Essa nova empreitada não traz nada muito original, o que não quer dizer que não seja um bom disco. Aqui pode-se sentir que quem toca guitarra é o mesmo que criou os riffs clássicos da lendária banda Stratovarius. Quanto aos vocalistas, pode-se dizer que todos estão colocando seu estilo nas músicas, com as mais “agressivas” e rápidas com Pasi Heikkilä, as baladas e mais “alegres” (exceto a faixa que leva o nome da banda, que foi mais para um lado com vocais marcando junto com o instrumental, longe de ser alegre ou uma balada) com Michel Kiske, e as “meio-termo” com Tobias Sammet. Destaque para todos, mas para quem aqui escreve, ouvir Kiske cantando Metal novamente sempre já é algo que por si só vale a pena destacar essa lenda viva.

Então, esse disco, e principalmente a última música, lembra muito Stratovarius, tanto que anda uns “boatos” na internet de que o Stratovarius estaria lançando esse mesmo disco, mas com o seu vocalista e a nova formação. Porém, só pode ser boato mesmo, mas que essa Revolution Renaissance lembra Stratovarius sim.

Destaques para “Heroes”, “We Are Magic”, “Glorious And Divine”, “Born Upon The Cross”, “Keep the Flame Alive” e “Last Night On Earth”.

É um álbum que quem gosta da antiga banda do Tolkki, de metal melódico com levada power, além de melodias que grudam na cabeça, irá gostar e pode escutar sem medo (link abaixo). Não acredito que se torne um clássico, mas com certeza os apreciadores de trabalhos como esses com vários vocalistas irá curtir a nova banda Revolution Renaissance.

Stay on the Road

Texto:EddieHEad


01. Heroes (Vocal: Tobias Sammet)
02. I Did It My Way (Vocal: Michael Kiske)
03. We Are Magic (Vocal: Pasi Rantanen)
04. Angel (Vocal: Michael Kiske)
05. Eden Is Burning (Vocal: Pasi Rantanen)
06. Glorious And Divine (Vocal: Tobias Sammet)
07. Born Upon The Cross (Vocal: Pasi Rantanen)
08. Keep The Flame Alive (Vocal: Michael Kiske)
09. Last Night On Earth (Vocal: Michael Kiske)
10. Revolution Renaissance (Vocal: Michael Kiske)


Nenhum comentário: