Quem acompanha o Metal oitentista com atenção com certeza conhece os canadenses do Anvil que causaram um verdadeiro impacto na cena com o recém nascido estilo Speed Metal.
Seus primeiros três lançamentos são verdadeiros clássicos – “Hard 'N' Heavy”, “Metal on Metal”, “Forged in Fire” (o mais impressionante: um por ano, de 81 até 83). Todos eles mostravam uma garra e uma velocidade absurdas para a época. Só que quando a banda chegou no seu ápice o que veio depois foi uma queda vertiginosa.
E para complicar novas bandas de Speed e Thrash Metal vão lançando CDs impactantes (Metallica, Slayer, Megadeth e Exodus são alguns exemplos) fazendo com que o nome Anvil fosse datado para o esquecimento.
“Pound for Pound” de 88 tentou ensaiar um retorno, mas o estrago já estava feito, ou melhor dizendo, esquecido, sendo que um dos membros originais Dave Alisson caiu fora. Mas graças ao Deus Metal ( que fala mais Massacration, rsrsrsrs) Robb Reiner (bateria) e Steve "Lips" Kudlow (guitarra e vocais) são extremamente persistentes, como mostra o ótimo documentário “The Story of Anvil”.
Documentário sobre a banda foi aclamado mundialmente! Daqui em diante, não mais uma banda esquecida...
Aproveitando a ótima divulgação surge Juggernaut of Justice que é o décimo-quarto álbum do agora trio (Glenn Five – baixo, vocais completa o time) que, ao contrário dos outros trabalhos, finalmente ganhou uma produção que presta, gravada no estúdio de ninguém menos que Dave Grohl.
Para quem até agora não ouviu o som dos caras, esse trabalho pode ser visto como um grande “Best of” já que temos a fase acelerada da banda sendo representada por “Juggernaut of Justice” e “When All Hell Breaks Loose” (ótimo titulo). Outras onde a influencia de Black Sabbath come solta, como em “New Orleans Voodoo” ou “Paranormal”, além de faixas pure fucking metal como “On Fire” ou “The Ride”.
O álbum se mantem assim por toda a audição, prazeroso forte é Metal feito por quem gosta e por quem entende do estilo, coisa que muitas bandas daquela geração perderam...
Se continuar assim, o Anvil finalmente vai ter o que merece: o reconhecimento e a admiração de todos os headbangers.
Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Anvil
Álbum: Juggernaut Of Justice
Ano: 2011
País: Canadá
Tipo: Heavy Metal
Selo: The End Records
Formação
Lipps (Vocal e Guitarras)
Glenn Five (Baixo e Vocais de Fundo)
Robb Reiner (Bateria)
Tracklist
4. On Fire
5. Fuken Eh!
6. Turn It Up
7. The Ride
8. Not Afraid
9. Conspiracy
10. Running
11. Paranormal
12. Swing Thing
Veja trailer de “Story of Anvil”
Assista alguns vídeos da passagem da banda pelo Brasil em 2011
Em Catanduva/SP
Em São Paulo/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário