terça-feira, 12 de março de 2013

Cradle Of Filth: Voltando ao Horror

Novo trabalho dos ingleses busca resgatar elementos de álbuns anteriores

Resenhar um trabalho do Cradle of Filth para mim tem se tornando uma atividade complicada, afinal de contas acompanho a banda desde seus primórdios e da mesma maneira que sempre defendi o grupo de Dani Filth e cia por ter lançados trabalhos importantes para o Black Metal (ou Dark, Sinfônico, Gótico ou qualquer outro rótulo a qual a sonoridade dos ingleses recebe), sempre fico na expectativa pelos próximos lançamentos.

Da mesma forma que me empolgava com o brilhante “The Principle of Made Flesh” e canções emblemáticas como "Funeral in Carpathia", "Born in a Burial Gown", "Her Ghost in the Fog", entre várias outras, o que veio depois foi uma sucessão de álbuns ruins cujos quais o mesmo que vos escreve já redigiu texto dizendo que não esperava mais nada desta banda, mas no inicio desse ano a trupe de Dani Filth vem com mais um trabalho que se não é tão bom quanto “Cruelty And The Beast” pelo menos é melhor que muita porcaria lançada nos últimos anos.

Banda trouxe de volta mais elementos do Black Metal Sinfônico

“The Manticore and Other Horrors" é aquele álbum que joga para torcida, pois ele vem revivendo alguns elementos mais sinfônicos que fizeram a fama da banda, mas também apresenta aqueles ares de modernidade que fazem a alegria dos fãs da fase mais nova do grupo.

É difícil saber qual a formação atual do Cradle of Filth, afinal de contas, a banda já se tornou um projeto de Dani, mas neste CD ele contou com Paul Allender (guitarra), James McIlroy (guitarra), Martin Skaroupka (bateria) e Caroline Campbell (teclado e vocais femininos), que deu um diferencial muito agradável à sonoridade aqui desenvolvida.

Dani Filth tem recebido inúmeras críticas sobre sua performance ao vivo, mas, pelo menos no estúdio, mostra amadurecimento

O primeiro indício vem com as letras mais inspiradas, sendo que, por mais que não seja um álbum conceitual, passa por vários mitos e historias que deixariam Stephen King sem dormir.

“The Abhorrent” empolga pelo seu início brutal, por mais que no meio do caminho venha perder a força, é notável que a banda decidiu vir mais forte e muito mais agressiva, méritos ao velho companheiro de Dani, Paul Allender, que rouba a cena em faixas como “For Your Vulgar Delectation” e “Huge Onyx Wings Behind Despair” que são um saudoso retorno ao Black Metal Sinfônico.

Mas é nas ultimas faixas que a banda realmente volta a me empolgar: “Pallid Reflection” traz aquelas orquestrações femininas que nos remetem à odes da banda como “The Forest Whispers My Name” (do primeiro disco de 1996).

“Siding with the Titans” apresenta um Dani variando muito nos vocais, o que é uma grande surpresa, já que ao vivo ele vinha decepcionando bastante; por fim, “Sinfonia” remete aquele clima de filme de terror tão natural para a banda.

Ao final de tudo um CD que não vai ser um divisor de águas na carreira do grupo inglês, mas pelo menos  mostra que no estilo que se propõem a fazer o Cradle ainda tem sua relevância. Agora é só esperar para saber se o berço da imundice ainda consegue assombrar. Um passo de retorno foi dado.

Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Cradle of Filth 
Álbum: The Manticore and Other Horrors
Ano: 2012
Pais: Reino Unido 
Tipo: Black Metal 
Gravadora: Nuclear Blast 

Formação 
Dani Filth (Vocais) 
Paul Allender (Guitarra) 
James McIlroy (Guitarra)
Martin Skaroupka (Bateria) 
Caroline Campbell (Teclados e Vocais Femininos) 



Tracklist
1. The Unveiling of O
2. The Abhorrent
3. For Your Vulgar Delectation
4. Illicitus
5. Manticore
6. Frost on Her Pillow
7. Huge Onyx Wings Behind Despair
8. Pallid Reflection
9. Siding with the Titans
10. Succumb to This
11. Nightmares of an Ether Drinker (Bonus Track)
12. Death, The Great Adventure (Bonus Track)
13. Sinfonia

Assista ao vídeo clipe "Frost on Her Pillow"


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: