sábado, 17 de julho de 2021

Anadom: Músico do Orquídea Negra em Álbum Solo


Robson Anadom é um dos membros mais antigos de uma das mais tradicionais bandas de Heavy Metal brasileiras, a lendária Orquídea Negra, formada em 1986 em Lages (SC).

Baixista e multi-instrumentista, Róbson tem uma longa história na cena do Metal nacional e também do Rock catarinense, com o Orquídea e com outros projetos, e agora lança seu primeiro trabalho solo, "...and a New Story Begins...".

A ideia do projeto surgiu no ano passado e a partir de algumas ideias já iniciadas, Anadom começou a pré-produção das músicas. O músico conta que sentiu aquele frio na barriga e um certo medo, imaginando se conseguiria fazer tudo sozinho. 


Mas a experiência foi de muito êxito, e 13 faixas instrumentais foram compostas. O álbum foi gravado também com apoio dos fãs, através de campanha de crowdfunding no site Vakinha Virtual.

O trabalho traz uma belíssima arte gráfica,  criada por Neto Santos, figura conhecida na cena Heavy Metal catarinense, tendo já feito a capa do último disco do Orquídea Negra, "Blood of the Gods", e outros trabalhos.

No encarte, cada faixa recebeu uma arte inspirada na música e um texto idem, escritos por Róbson e Neto e também por alguns convidados. Dessa forma, quem ouve a música, pode ter uma ilustração do que a inspirou. Além disso, há a visão dos convidados sobre determinadas músicas, e claro, as composições vão despertar emoções pessoais aos ouvintes.

Detalhes das artes do encarte

Robson resume a inspiração do disco: "A inspiração  principal é o ser humano, a forma como ele tem tratado o mundo em que vive, tanto na  essência  dele quanto no que vem fazendo fisicamente e como tudo isso impactará nas gerações futuras."

No álbum o ouvinte vai encontrar desde composições que passam pelo Heavy Metal tradicional, com muitos riffs, guitarras dobradas, passando pelo Power Metal, com peso e velocidade, além de suaves baladas, passeios progressivos e trechos acústicos. 

Não vou dar muitos "spoilers" aqui de outros detalhes das músicas e do trabalho em geral, pois conversamos com Robson,  e em uma entrevista muito bacana, ele nos contou detalhes muito legais e curiosos, e ainda neste mês de julho a publicaremos.


Resumindo um pouco mais sobre as músicas, cito aqui alguns destaques, de um trabalho diversificado, feito com paixão e que tem momentos para o gosto de qualquer ouvinte, e para qualquer ocasião. 

Temos o melodioso Heavy de "I Saw the Future", com sua linha marcante de guitarra e teclados de fundo, os quais a preenchem muito bem; o Metal acelerado e com guitarras dobradas de "Wake up to the World", que remetem ao Heavy tradicional e ao Maiden, naturalmente; "The Amazing Jango's Death", com pegada Power Metal, naquela linha Helloween clássico.

Os momentos de calmaria e clima mais baladeiro, são de muito bom gosto, e com melodias que dão vontade de assoviar e ficam na mente, como as "baladas" Hard/Heavy de melodias agradáveis e cativantes de "Águas de Inverno" e "Living on a Fairy Tale".


E ainda "Dreams Are Not Untouchable", que mescla bom gosto nas melodias com doses de virtuosismo e o peso beirando o Thrash de "People From the Otherside".


Um álbum instrumental que não é voltado a um público específico ou somente para músicos, pois é como se as composições tivessem versos e refrãos, a música fala com o ouvinte, e isso se explica pela espontaneidade, sentimento e dinamismo que o Anadom colocou em cada uma das 13 pequenas histórias, partes de uma nova que se inicia para este grande músico, que possui uma louvável carreira no cenário Heavy Metal brasileiro.


"....and a New Story Begins..." está já disponível nas plataformas digitais, e o CD físico, em belíssima embalagem digipack 3 paineis e libreto com 28 páginas, através do site robsonanadom.com

Texto: Carlos Garcia




Track-list
1. Prelude
2. I Saw the Future
3. Wake up to the World
4. The Amazing Jango´s Death
5. Águas de Inverno
6. Dreams are not Untouchble
7. Da Costa ao Oeste
8. Living on a Fairy Tale
9. People From the Other Side
10. Emancipation of the Soul
11. Returning to Myself
12. The Myth Behind the Waterfall Cave
13. Réquiem 




Nenhum comentário: