quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Edguy: Não Apenas a Banda de Tobias Sammet

No mês de novembro a banda alemã Edguy lançou seu oitavo disco de estúdio, “Tinnitus Sanctus”. Conhecida pelo seu Power Metal Melódico, a banda alemã é formada por Jens Ludwig (Guitarra Solo), Dirk Sauer (Guitarra Base), Tobias Exxel (Baixo), Felix Bohnke (Bateria) e Tobias Sammet (Vocais). Este último sempre está participando de algum show de alguma outra banda, participações em álbuns, além dos projetos em que é o mentor, como AINA (que não sei por onde anda) e Avantasia.

Esse seu projeto Avantasia se tornou, agora com o lançamento do terceiro álbum, “The Scarecrow” (2008), literalmente “o projeto de Tobias Sammet”, inclusive sendo ele que aparece na capa do primeiro single do álbum, “Lost in Space”. Com isso, fiquei com a impressão de que seria difícil olhar para o Edguy e ver a banda como formada com integrantes co-responsáveis e não como "a banda de Tobias Sammet". Mas com esse novo disco, pude perceber que é o Edguy de sempre que encontramos ao longo das 11 faixas que compõe o CD.


Eu havia ficado um pouco insatisfeito com “Rocket Ride” (2006), já que gosto da banda e o primeiro álbum que conheci foi o lendário “Theater of Salvation” (1999). Mas, tirando essa imagem mais destacada de Tobias Sammet (como geralemnte acontece com as bandas após anos de estrada), o grupo nos traz um disco bem cadenciado, com músicas rápidas e pesadas intercaladas com outras cujas passagens são mais amenas e melódicas (literalmente).


A banda lançou o primeiro single com vídeo da música “Ministry of Saints” (confira o clipe no Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=lJGItAC09sI), que abre o álbum com peso e é um dos destaques, embora eu prefire a mais grudenta “The Pride of Creation”, com os coros comendo e que lembram bastante o que a banda fez em álbuns como o já citado “Theater of Salvation”, “Madrake” (2001) e “Hellfire Club” (2004). Além dessas, “Nine Lives” com o teclado se destacando no inicio da música também dá para bater cabeça legal. “Wake Up Dreaming Black” é muito parecido com o som que banda tem feito nos últimos dois discos, o que pode ser tanto um elogio quanto uma crítica negativa (depende se você gosta dessa atual fase da banda). Para finalizar, a balada do disco “Thorn Without a Rose” também merece consideração, bem como “Dragonfly” com um dos melhores refrões (e mais viciantes também) da carreira da banda.


Oitavo disco e a banda continua se aprimorando, crescendo, acrescentando novas harmonias, mantendo intactas outras. É torcer para que a banda continue sendo a coisa principal na carreira de Tobias Sammet, pois sem ele, não sei como a banda ficaria. Grande álbum e um dos destaques deste fim de ano.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Stay on the Road




Tracklist:


01. Ministry of Saints
02. Sex Fire Religion
03. The Pride of Creation
04. Nine Lives
05. Wake Up Dreaming Black
06. Dragonfly
07. Thorn Without a Rose
08. 9-2-9
09. Speedhoven
10. Dead or Rock
11. Aren't You a Little Pervert Too?

Link (do site Musikfactory): http://rapidshare.com/files/164482209/Edguy_-_2008_-_Tinnitus_Sanctus_-_by_dahype_-_MusikFactory.rar

Nenhum comentário: