terça-feira, 1 de maio de 2012

Resenha de Shows: Tarja Turunen e Seu Retorno Magistral à Porto Alegre (04/04/2012)

4 anos após seu primeiro show, Tarja Turunen volta à capital gaúcha em belíssimo show


Numa quarta-feira, 4 de abril, o Bar Opinião (Porto Alegre/RS) recebia a presença da ilustre soprano finlandesa Tarja Turunen (ex-Nightwish) e sua banda. Depois de quatro anos sem a cantora pisar em terras gaúchas, deixando-nos quase sem esperança da vinda dela nesse finalzinho de turnê, ela volta com tudo para matar a saudade dos fãs.

Os shows no Brasil encerram a turnê de divulgação do seu último álbum solo “What Lies Beneath” (2010). Os músicos que a acompanharam foram: Mike Terrana na bateria (Masterplan, Savage Circus, ex-Rage, ex-Malmsteen), Christian Kretschmar nos teclados (Schiller), Kevin Chown no baixo (ex-Tony Mac Alpine, ex-Tiles), Alex Scholpp na guitarra (ex-Farmer Boys) e Max Lilja no cello (Hevein, ex-Apocalyptica).

Grande momento do show da Noctis Notus: dueto em Phantom of the Opera

A banda encarregada da abertura desta noite tão esperada foi a Noctis Notus, com Juliana Novo (ex-Dremora) nos vocais e seus convidados Alisson Martinho (Onigattai, Call Me The Breeze), Matheus Souza (Crucifixion BR), Marco Strapazon (Hell's Keeper), Geovane Lacerda (A Sorrowful Dream), Diogenes Lima (Opus V, de São Paulo).

Os vocais líricos de Juliana Novo mesclados com os elementos de Trash Metal da banda agitaram a noite e mostraram que a Noctis Notus estava naquele palco mais do que merecidamente. Além das músicas próprias, a banda colocou o Opinião inteiro a cantar junto com eles, tocando dois covers. O primeiro foi “Emphasis” do After Forever, e para o segundo cover da noite, a banda contou com a presença de André Nascimento para um dueto incrível, na performance de “Phantom Of The Opera”. Foi um momento único da noite, e arrisco dizer que até a própria Tarja se arrepiou.

Tarja deu grande ênfase à carreira solo


Passando pouco das 22hs, Tarja entra no palco abrindo o show com “Anteroom Of Death”, e mesmo que haja controvérsias sobre a simpatia da cantora, ao menos quando está no palco, carisma é o que não falta. Antes de prosseguir com “My Little Phoenix” ela arrisca umas palavrinhas em português. Com o público ainda aos berros o show continua com “Dark Star”, o baixista Kevin Chown dá show nos vocais masculinos originalmente interpretados por Doug Wimbish.

Depois de “Falling Awake” e da clássica “I Walk Alone”, Mike Terrana nos apresenta seu incrível solo de bateria, certamente o melhor que eu já presenciei.

Com figurino trocado e energia renovada, a deusa volta ao palco com “Little Lies”, seguida da primeira balada da noite “Underneath”.

Banda preparou set acústico que abrilhantou o show

Em seguida é hora de relembrar os anos dourados da cantora na banda Nightwish com nada menos que “Bless The Child”, enlouquecendo aos fãs de carteirinha e proporcionando o que provavelmente foi o ponto alto da noite.

Com os fãs ainda se recuperando, monta-se o palco para a performance acústica. O combo nos trouxe “Rivers of Lust/Minor Heaven/Montañas de Silencio/Sing for Me/I Feel Immortal”.

Surpreendendo-nos, Tarja nos presenteia com uma canção nova, a “Never Enough”. Tocada em apenas alguns shows, a música provavelmente será gravada em seu trabalho futuro. E assim, depois da forte “In For A Kill”, Tarja relembra mais um pouco do passado com “Over The Hills and Far Away”, outro clássico do tempo da cantora na banda Nightwish.

Tarja e banda se despedem do público gaúcho

Na finaleira do show temos “Die Alive” e “Until My Last Breath”, encerrando a mágica noite.

Tarja deixa cada vez mais claro que não precisa carregar mais o nome do Nightwish, e vai conquistando uma legião de fãs cada vez maior.

Texto: Izabella Balconi
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Road to Metal

Setlist Noctis Notus
Scarlet Storm
Damned Room
Emphasis (After Forever)
Martyrs And Madmen (Dremora)
Phantom Of The Opera (Nightwish)

Setlist Tarja Turunen

Anteroom Of Death
My Little Phoenix
Dark Star
Falling Awake
I Walk Alone
Drum solo
Little Lies Band
Little Lies
Underneath
Bless the Child (Nightwish)
Rivers of Lust/Minor Heaven/ Montañas de Silencio/ Sing for Me/ I Feel Immortal
Never Enough
In For A kill
Over the Hill and Far Away (Bightwsih)
Die Alive
Until My Last Breath

2 comentários:

Mr.kRwLiNg disse...

Realmente, DEMAIS... Parabéns ao grupo do blogger... A entrevista e fotos ficaram muito boas...

Mandy disse...

Ficou MUITO foda essa resenha! *--*
E não preciso dizer que o show foi inesquecível huaehae