segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Vodu: "Walking With Fire", O Heavy Metal Clássico em Sua Melhor Forma


Desde seu retorno aos palcos em 2015, os pioneiros do Vodu já haviam acenado que vinham compondo material para um novo disco, e após 27 anos lança um novo de trabalho, "Walking With Fire", marcando da melhor maneira possível os 35 anos de história da banda, comemorados neste 2020.

"Como está soando o novo disco?", alguém me perguntou após uma postagem que fiz semana passada, e a melhor resposta que posso dar é "soa Heavy Metal no que o estilo tem de melhor". São anos de experiência e maturidade que a banda colocou neste álbum, e eles já afirmavam que buscavam fazer o melhor disco do Vodu até aqui. 

Deixei passar a empolgação inicial para depois de mais algumas audições, escrever algumas linhas, e a dedicação que os caras colocaram na construção de "Walking With Fire" valeu a pena, e quem ganha é o fã de Heavy Metal em geral, pois o álbum é recheado de sérios candidatos a hinos. 

Riffs marcantes, refrãos e melodias muito bem lapidadas, instrumental impecável, com ótimo trabalhos das guitarras, a dupla Xinho e Lanfranchi conversam muito bem, com riffs, solos e melodias criativas, técnicas e marcantes, quesito imprescindível em um álbum de Metal. Sérginho mostra toda sua experiência, combinando pegada, técnica e variações certeiras, sempre bem acompanhado pelo baixo pulsante de Pomba. André Góis, da escola dos vocalistas clássicos, mostra que não é preciso notas altíssimas ou outros malabarismo, e sim imprimir personalidade, interpretação e doses de malícia!


Na parte lírica, as letras falam desde histórias de horror e ficção, até temas mais atuais e pessoais. A capa também tem uma temática que remete ao nome da banda, com um conceito estilo horror clássico, em uma ilustração fantástica de Marcelo Vasco. Já sonho com essa capa em um vinil!

Álbum que cativa de imediato, com aquele poder de já grudar na mente, trazendo de volta aquela sensação que já tem sido rara, de quando pegávamos novos álbuns de nossas bandas preferidas lá nos anos de ouro do Metal.

O álbum já abre com um dos novos hinos, e faixa título, "Walking With Fire", traz peso, melodia, velocidade, com variações de ritmo, destacando os riffs marcantes e um grande refrão, já mostrando o que espera o ouvinte! "Voodoo Doll", que conta a história do cara que perdeu a alma para uma feiticeira vodu, vem numa levada mais cadenciada e cativante, com um certo groove, numa linha mesclando o Hard/Heavy; "I Spit on Your Grave" vem carregada de energia, despejando fúrias nos riffs e refrão.

"Got to Be Free" tem um lado mais Hard, com melodias cativantes, principalmente no pré-refrão e refrão; "Say My Name", que também tem uma temática ligada ao sobrenatural, é veloz, com outro grande refrão; "Only the Brave Can Love" tem uma levada Heavy/Blues, cadenciada e com groove em seu andamento.

"Empire of Demise" vem com muito peso, às vezes com um pé no Thrash; "Enemy Inside" tem uma aura nervosa, com peso e muita pegada; "(Un) Blessed" tem um andamento mais pesado, trazendo mudanças de andamento, com trechos mais suingados e cativantes melodias. Ela fecha a série de músicas inéditas do álbum de forma brilhante, mostrando a variedade e qualidade do trabalho.

Como bônus, temos 5 faixas, releituras de músicas dos dois primeiros álbuns. Elas ganharam em qualidade de gravação e em experiência na execução, deixando ainda melhor o que já era bom! Destaque para "Seeds of Destruction", que ganhou uma roupagem mais Metal clássico, sem perder aquela pegada Thrash, e para a melodiosa "Let me Live".

Heavy Metal clássico, pesado e empolgante, com um cuidado de detalhes que vão desde a belíssima capa, passando por toda a parte de composição, produção e execução! Aqui no Road to Metal não usamos dar notas, não temos essa pretensão de colocar esse tipo de avaliação no trabalho de ninguém, mas exceção pra dar uma nota 10 acho que pode! Grande álbum Vodu, nota 10.

Texto: Carlos Garcia

Banda:Vodu

Álbum: "Walking With Fire" 2020

Estilo: Heavy Metal, Heavy Metal 80's

País: Brasil

Selo: Classic Metal Records

Vodu site oficial

Links Relacionados: Entrevista com a banda em junho 2020

Vodu é:

André Góis: Vocais

Sérgio Facci: Bateria

Xinho Gemignani: Guitarra

Paulo Lanfranchi: Guitarra

André "Pomba" Cagni: Baixo

Tracklist:

Walking With Fire

Voodoo Doll

I Spt on Your Grave

Got to Be Free

Say My Name

Only the Brave Can Love

Empire of Demise

The Enemy Inside

(Un) Blessed

Bônus Tracks (novas versões 2020)

Seeds of Destruction

Let me Live

What's the Reason

Keep on Fighting

Final Conflict




Nenhum comentário: