domingo, 25 de dezembro de 2011
HANGAR - Acoustic, but... ALIVE!!! A Banda de Metal que mais fez shows no ano, grava DVD em Ijuí-RS
A cada lançamento o Hangar vem construindo uma carreira cada vez mais sólida, angariando mais e mais fãs e buscando uma evolução constante. Nada disso é de graça, afinal, pode ser que a Banda ainda não esteja num patamar onde um Sepultura, por exemplo, chegou, mas vem trabalhando muito para isso, e qualidades tem para chegar muito mais longe. E trabalho é o sobrenome dos caras, que vem conseguindo importantes conquistas, como a aquisição do ônibus próprio, que vem permitindo que o Hangar consiga alcançar o posto de banda de Metal que mais tocou no Brasil nos últimos anos. Realmente, eles não param, parecem não cansar, ensaiam horas sem parar, sempre buscando dar o melhor de si para os fãs e para alcançar um nível elevado.
Apesar das trocas de vocalista (nos últimos 3 lançamentos, cada um foi com um vocal diferente), a Banda não diminuiu o ritmo, e, com a saída de Humberto Sobrinho, encontrou na figura de André Leite, um vocalista que se encaixou muito bem na proposta da Banda, e, ao lado de Mike Polchowicz, é o frontman que mais agradou os fãs (é o que notamos pelas manifestações e conversas com o público), sendo tão comunicativo e solícito quanto Mike (que até hoje possui admiração do público e também foi o primeiro vocal da Banda, ficando 8 anos no posto), e dono de uma voz poderosa, mostrando-se eclético e maduro.
Bom, ao meio a uma nova mudança, a Banda prosseguiu com seu projeto de gravar um álbum acústico, que novamente ficou ameaçado, mas, como todos já sabem, André entrou e deu conta do recado, e este segundo semestre, que parecia iniciar complicado, se mostrou cheio de êxito e afirmações, e, claro, muito trabalho!!!
Com os grandes resultado alcançados com o "Acoustic, But Plugged in!" (outro feito da Banda, que além de ser a primeira Banda de Metal Brasileira a conseguir ônibus próprio com estrutura para levar aos shows, também foi a primeira a lançar um álbum acústico), neste final de ano, quando parecia chegar a hora de dar uma puxada no freio, surge a oportunidade de registrar a tour do acústico em DVD, no Rio Grande do Sul, estado onde a Banda nasceu.
O que era para ser um registro simples, aproveitando a boa acústica do teatro SESC, de Ijuí-RS, onde a Banda havia tocado em 2010, acabou se transformando no projeto de gravação do primeiro DVD oficial da Banda, projeto esse que esteve para se tornar realidade anos atrás, inclusive sendo gravado shows para isso, mas foi abortado com a saída do vocalista Nando Fernandes, após esses shows (veja no vídeo abaixo a chegada da equipe do Road ao SESC e cenas dos trabalhos).
Desta vez tudo contribuiu, o local , a equipe da banda, a equipe de gravação, a interação do público, desta vez, a banda que mais trabalha no Brasil, teve o sonho de gravar o DVD realizado.
Para acompanhar um pouco dessa história, resolvemos fazer uma resenha um pouco diferente, registrando pequenos vídeos do Backstage, para que você, que não pode estar lá, ou para quem esteve no Show, ter uma pequena idéia do dia D da gravação e a trabalheira toda.
Chegamos no dia da gravação, dia 10/12/2011, pela manhã, encontrando já no saguão do Hotel Vera Cruz o baixista Nando Mello e Théo Vieira (que já vem trabalhando ao lado da Banda, participando de vários processos de produção), que se preparavam para ir ao Teatro do Sesc, onde a equipe já se encontrava desde ás 7h daquele dia.
Théo nos contou que, além da participação especial que faria, tocando algumas músicas, iria gravar o aúdio e depois pegar todo o material gravado e já começar a trabalhar na edição do DVD. Assim como o pessoal da Banda, ressaltou que o que estará no DVD, é o que seria realmente tocado ao vivo, sem refazer partes em estúdio.
Chegando no local, já fomos acompanhar o Backstage, onde batemos mais um papo rápido com o Nando, que já estava pegando no pesado (vídeo abaixo), e ao fundo ouvíamos Aquiles orientando a equipe na colocação do backdrop.
Parte do equipamento já estava montado, e a equipe de gravação já estava no local, todo mundo cuidando para que a estrutura estivesse pronta para a passagem de som, que estava prevista para as 15h (o show estava previsto para começar as 20:30h).
Sempre envolvidos com todos os detalhes de cada produção, Nando e Aquiles mostraram a risca, ainda mais num dia que entraria para a história da Banda, o lema da Banda, que é trabalhar muito.
Em meio a correria, Théo brincava com a galera por causa da cor dos banquinhos que seriam usados no show, zoando que era pra serem da cor vermelha e alguém comprou na cor rosa! (realmente, dependendo da luz, parecia que os banquinhos eram rosa mesmo, e o pessoal brincou muito com isso. Assista o vídeo abaixo, feito no início da tarde, e veja o famoso banquinho!!heheheeh).
Já era passado de meio dia, após registrar um pouco dos andamentos dos trabalhos, nos dirigimos ao Hotel, para aguardar a galera da Banda para o Almoço.
Aproveitamos a espera para conversar com Fábio Mariani (vídeo abaixo), um dos grandes responsáveis por trazer o Show do Hangar para Ijuí, e , por consequência, acontecer a gravação do DVD.
Fábio era uma mistura de ansiedade, cansaço e alegria, afinal, dá um certo trabalho se envolver numa produção desse porte. Nos contou que perdeu a conta de quantas ligações recebeu e teve que fazer nestes dias que antecederam a data da gravação.
Pouco a pouco a Banda chegou ao local do almoço, e, onde, reencontrando velhos conhecidos (no caso nós e mais alguns amigos de Santo Antônio, como Paulo "Bedengo" e Mauriel Ourique), por alguns minutos esqueceram toda a ansiedade, tensão e adrenalina do dia D, entrando num bate papo animado.
Aproveitando um pouco do tempo disponível, capturamos o André, sempre solícito, para uma entrevista de cerca de 15 minutos, que vocês conferem no vídeo abaixo. Embora o local não fosse tão adequado, e o tempo urgia, a conversa foi muito proveitosa, mas, enfim, ficou algo mais natural, uma conversa informal (veja o vídeo abaixo).
Fábio e Nando já chamavam o vocalista para voltar ao Teatro. Nando aproveitou para apresentar um casal de amigos, seus vizinhos da cidade de Cachoeirinha, que vieram a Ijuí para prestigiar o Show, detalhe que a moça estava grávida, e, provavelmente, estávamos diante do mais jovem fã da Banda presente no grande dia!
Já eram cerca de 14:30h quando voltamos ao local (a equipe almoçou lá mesmo), já haviam mais algumas pessoas, acompanhando o processo, a equipe de gravação já prepara as entrevistas com a Banda e equipe, que entrarão no making off do DVD, assim como imagens dos bastidores.
A passagem de som, que, como falamos, estava prevista para as 15 h, já era percebível que iria atrasar, pois muitos detalhes ainda estavam sendo ajustados, as entrevistas estavam em andamento, o relógio andando, o momento esperado se aproximando e o pessoal trabalhando e nós registrando alguns momentos.
Aproveitamos a presença do Marcos Rigoli, baterista da Excellence, que iria fazer o show de warm-up, um pequeno set semi-acústico, para bater um papo (vide vídeo logo abaixo), sobre o evento e sobre a Banda, que lançou seu debut recentemente, já tendo sido a banda de abertura para o Hangar ano passado no mesmo local.
Os trabalhos seguiam, entre entrevistas, correria para ajustar tudo até a hora do show, André conversava com amigos, Martinez, com os pés descalços, já dedilhava seu violão, Théo trocava idéias com Daniel Fernandes, o Pepê, técnico de som que acompanha a Banda há mais de 5 anos.
Com o palco já praticamente pronto, começam os primeiros testes do equipamento, com a Banda se postando no palco para testar seu equipamento, com a equipe se virando para tirar um som mais perto da perfeição possível. Após sanar alguns problemas com ruídos indesejáveis, que já deixavam Aquiles com os cabelos em pé, os músicos, auxiliados pela equipe, foram ajustando suas armas.
Passado das 17 hs, a Banda inicia a passagem de som, também ensaiando a entrada no palco e combinando como seriam as pausas durante a gravação. Foi executado o set list completo do show, ajustando os últimos detalhes (assista os vídeos com cenas dos preparativos logo a seguir).
O Público já estava em bom número, já com alguns se postando na entrada, para pegar o melhor lugar possível e participar do evento histórico.
Aproveitamos para pegar o depoimento de alguns fãs e acompanhar a entrada da galera, enquanto isso, a Banda, faltando pouco para o início do Show, se dirigia ao Hotel, dispondo de pouco tempo para descansar um pouco e logo entrar em ação. Um dia de muita correria, mas tudo valeria a pena! A correria foi tanta, que André teve que dar uma conferida na letra da música "The Deeper, The Love", pois confessou que não estava conseguindo lembrar uma parte! Coisas da adrenalina e da tensão natural, afinal, era gravação do DVD! (por sugestão do amigo Diego Garcia, consultaram o mestre google, que lembrava a letra!!hehehehe)
Aproveitamos também para uma rápida ida ao Hotel, onde no saguão, quando já voltávamos para o Teatro, encontramos Aquiles e Mauriel, com o batera brincando que era hora de eu ser presenteado com uma camiseta nova, pois eu estava novamente com a minha original do Last Time, que já tem mais de 12 anos!!!Mas eu não quis deixar de usá-la mais uma vez, antes de guardar a relíquia, afinal, não posso deixar que ela se desintegre!!!heheheeh!!
Chegando no local, o teatro já estava lotado e a galera mal se continha de ansiedade.
A Banda Excellence já executava seu set, aquecendo a galera, com composições do seu debut, "Against the Odds". Com reação positiva do público, a Banda agradece os aplausos e deixa o palco.
Em seguida, após a tradicional "Caught Somewhere in Time", do Iron Maiden, a Banda entra no palco, já recebendo aplausos calorosos do público. Essa primeira aparição, serviu para explicar para os presentes, que, por se tratar de um show com características especiais, pois seria registrado para lançamento de um DVD, alguns momentos a Banda teria que fazer pausas, talvez fazer alguns ajustes e até executar novamente algumas música, pois, conforme já foi dito, o DVD vai conter o que foi executado ao vivo, sem refazer partes em estúdio, por isso todo o cuidado com os detalhes, com a Banda tendo ensaiado muito para esse show.
Após as explicações, agradecimentos, e algumas brincadeiras, que já ajudaram a todo mundo descontrair e entrar no clima, como a brincadeira do Aquiles, que convocou a galera a ajudar a Banda a quebrar mais um recorde: o de venda de merchandising !!!! Todo mundo caiu na risada, ainda mais quando o batera disse que tinham um grande novidade, que era uma máquina para cartão de crédito, então não tinha desculpa de não ter grana, e quem não tivesse grana ou cartão, era pra pedir para um amigo passar o cartão! Para passar o cartão sem dó!!heheheeh! (Abaixo, vídeo com a entrada do público, que lotou o teatro)
Chegado a hora finalmente, ao som da intro, luzes baixas, a Banda vai entrando, um a um tomando seus lugares, e ao primeiros acordes de "One More Chance" o público explode. André debulha, com uma interpretação marcante, coisa que podemos notar que é característica do vocalista, chamado pelo Aquiles de "tenor dramático", alusão ao timbre de voz e as interpretações do frontman, que cita David Coverdale e Jorn Lande como suas grande influências.
"TROYC" é a seguinte, mostrando que, mesmo com set acústico, a Banda sentou a mão, e, até músicas que seriam difíceis de imaginar nesse formato, funcionaram muito bem no CD e melhor ainda ao vivo. Perfeito, pois não cairam no óbvio.
"Angel of the Stereo", que em minha opinião é uma das mais legais desse acústico, escancara a veia "Coverdaleana" de André, e o rápido Hard/Heavy do "Last Time", se transformou numa excelente balada, e deu pra notar que agradou muito o público, que cantava junto com André.
O set seguiu, tendo eventuais paradas, para salvar as gravações, com o público, apesar de estar ciente de alguns cuidados e detalhes bem peculiares devido a ser um show para gravação de DVD, jamais perdeu a espontaneidade, participando muito.
Durante as paradas, André brincava com o público, Aquiles também lembrava de não esquecerem de "Passar o Cartão" no final do show, em meio a gargalhadas da galera. O batera também, ora ou outro, durante as pausas, susurrava no microfone como se mandasse uma mensagem subliminar: "Passem o cartão...passem o cartão", então, essa brincadeiras, serviram para deixar o ambiente leve e descontraído, tendo a Banda e público atingido um elevado índice de interação.
Era visível a alegria do público presente em estar ali, naquele momento, num show que será eternizado na forma de um DVD, que será visto no mundo todo.
Não vou aqui comentar música a música, mas, além das primeiras músicas citadas, gostaria de ressaltar, além dessa interação público e banda, que deixará, sem dúvida, esse DVD muito especial, as músicas "The Deeper, The Love", do Whitesnake (não tinha como, um vocalista com essas características, não colocar uma cover do Whitesnake no repertório da Banda). André anunciou a música, contando que a Banda lhe disse que lhe daria um presente e falou que gostariam de tocar essa música, fato que deixou o vocalista ainda mais feliz, pois disse que a canção é uma de suas preferidas, tendo sido trilha de muitos momentos de sua vida, e foi uma coincidência muito interessante.
Essa foi uma das faixas mais ovacionadas, e, ainda, quando a Banda teve que executar novamente algumas faixas (5, no total), perguntou ao público se teria mais alguma música que eles achavam que deveria ser repetida, alguém brincou que o vocal da "The Deeper" não tinha ficado legal, para que a executassem novamente! Esperto o rapaz!! (Assista vídeo abaixo, com depoimento dos fãs, e Alex Ximú (Iron Maiden Cover e Banda Ximú) mostra desenho que filho enviou para o Hangar)
Outro grande momento, foi a participação de Théo Vieira, no violão e vocal, dividindo algumas partes com André e mostrando bom entrosamento com a Banda, até fazendo algumas coreografias com Martinez.
"Haunted By Your Ghosts", a nova música, já é um novo hit da Banda, e foi muito ovacionada, e, para alegria geral, foi uma das que foi tocada novamente.
Vale lembrar aqui da brincadeira do Aquiles, quando da execução das músicas que possuem videoclipes, falando pra galera gritar bastante, afinal, as músicas dos clipes, são as mais conhecidas geralmente! Tanto que numa execução da "Dreamin of Black Waves", que também teve que ser repetida, o público ficou assistindo quase todo mundo em silêncio, e o polvo parou de tocar a música e gritou: "É a música do clipe P****!". Gargalhadas gerais!!!!Foi muito engraçado mesmo!!Talvez o momento mais engraçado da noite, ganhando da piada do "Passar o Cartão", que era lembrada a todo momento.
Outro momento divertido, foi, durante uma das pausas, André comentou que o barulho que os banquinhos faziam, e eram aumentados devido a captação dos microfones, parecia o barulho de um navio fantasma!E realmente, parecia aquele barulho dos filmes, quando aparece o barco pirata em alto mar, o som da madeira estalando, com o barco balançando sobre as ondas.
Esses detalhes, contribuiram em muito no resultado e na excelente interação entre banda e fãs, uma verdadeira celebração, ainda mais que shows acústicos, são de característica mais intimista, com mais proximidade entre Banda e Público.
Além dos destaques acima, também não dá pra esquecer "Call me in the name of Death", sempre muito aclamada, com grande interpretação de André, e ainda foi uma das que teve de ser repetida, sendo que, devido as paradas, a Banda acabava desconcentrando um pouco, e o vocalista acabou errando a letra, o que não esfriou em nada o público, e cada vez que a Banda tinha que recomeçar uma música, voltava ainda mais animado!!E os músicos, claro, se sentiam completamente a vontade, brincando com os contratempos, e isso tornou o show ainda mais especial para todos que participaram.
Até Aquiles teve que recomeçar "Inside Your Soul" 3 vezes, sendo que André brincou com o batera dizendo : "Aquiles, que isso não se repita", provocando gargalhadas gerais!
No final, a Banda foi aplaudida em pé pelo público, saindo do palco com um trilha sonora, que me desculpem mas não lembro o nome da música, estilo "Looney Tunes", com os músicos, principalmente Martinez, fazendo algumas "palhaçadas", provocando o riso da galera.
Após o show, a galera não arredou pé do local, ficando para aguardar a Banda, que como sempre ocorre nos shows do Hangar, fica conversando, tirando fotos e autografando.
Foi muito mais que um show, foi um momento especial, de muita interação, um show de grande nível musical, um show leve, diferente, uma troca, um acontecimento marcante para a Banda e público presente, para a cidade, para cada um envolvido no projeto. Uma noite inesquecível... e, usando um termo que a galera do Hangar brinca sempre, "Uma Festa"!!! e que ainda não acabou... afinal, logo teremos o DVD em mãos!
Na manhã seguinte, o pessoal era só sorrisos, com Aquiles nos contando que já havia conferido alguns trechos da gravação, e que a parte que viu tinha ficado matadora, com som, imagens e luz impressionantes, e esperam logo nos primeiros meses de 2012, ter o lançamento nas lojas!
Deu tempo de tirar uma foto, no momento em que nós e a Banda nos preparávamos para deixar Ijuí, que Aquiles publicou imediatamente em seu Twitter, com o título: "Bando de bugres deixando Ijuí"!!heheheh!
Agradecemos ao Hangar e equipe, aos nossos amigos e amigos da Banda que acompanharam a jornada, o como disse Nando Mello durante os agradecimentos, "o primeiro fã clube do Hangar", o pessoal de Santo Antônio (incluíndo este redator), que acompanha a Banda desde 1998, desde que o Paulo, o Bedengo como é conhecido pela galera, que na época estava em Porto Alegre e era vizinho do Mike, acompanhou o nascimento da Banda, nos enviando material e nos dando a oportunidade de conhecer o Hangar e também ir no local onde aconteciam os primeiros ensaios!
Valeu: Bedengo, Diego Garcia, Eduardo Garcia, Mauriel Ourique, Diogo Nunes e galera de Samissões!
IMPORTANTE: Alguns vídeos só pudemos deixar por tempo limitado, estando disponíveis somente os vídeos que não mostram a montagem dentro do teatro e início dos preparativos da passagem de som.Em breve, no lançamento do teaser do DVD, traremos mais informações e mais vídeos.
Por: Caco Garcia e Eduardo Cadore
Visite nosso canal no youtube ROADTOMETALBRASIL
Mais fotos do Backstage no nosso Facebook
Veja a galeria de fotos no site da banda: CLIQUE AQUI
Marcadores:
2011,
Acoustic But Plugged In,
André Leite,
Aquiles Priester,
DVD Hangar,
Eduardo Martinez,
Fábio Laguna,
Hangar,
Metal Acústico,
Nando Mello,
Resenha de show
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
QUERO DAR OS PARABENS A TODA EQUIPE DO ROAD TO METAL,QUE FIZERAM UMA GRANDE COBERTURA DO MAIOR EVENTO DO CENÁRIO METAL BRASILEIRO!!!! PARABENS A TODOS ELES.... E QUE VENHA O DVD!!!!
muito bom.me senti lá
Postar um comentário