Pioneiros do Heavy Metal francês com força total |
A França não é um dos países mais tradicionais do Heavy Metal, mas tem lá seus méritos, afinal, é de lá que saiu aquele que é, provavelmente, o principal nome do Metal francês: Nightmare.
Infelizmente um hiato de dez anos sem atividades (do fim dos anos 80 ao fim dos 90) fez a banda cair no esquecimento (mas jamais entre seus fãs). A volta fenomenal com “Cosmovision” (1999), que inclusive foi o disco que me apresentou à banda, foi ajudada por grandes discos que se seguiram na última década, para culminar com seu mais recente lançamento, o magnânimo “The Burden of God” (2012), 8º disco da banda.
Banda caprichou muito em "The Burden of God" |
Impossível ser imparcial diante do trabalho deste quinteto formado por Jo Amore (vocal), Franck Milleliri (guitarra), Yves Campion (baixo e vocais de apoio), Matt Asselberghs (guitarra e vocal de apoio) e David Amore (bateria e vocais de apoio), irmão de Jo. “The Burden of God” traz exatamente a proposta que se espera dessa pioneira banda francesa, a saber, Heavy Metal com Power Metal clássico, com muitos riffs certeiros, refrãos grudentos e de fácil assimilação, aliado à modernidade sonora que se confunde com a própria maturidade das composições que, embora simples, não são levianas, e sim bem construídas.
A produção é um passo à frente, contando com o trabalho de Patrick Liotard, além de ter sido gravado no já conhecido estúdio de Marseille.
A inconfundível voz e presença de Jo Amore |
Aqui cabe um desabafo: porque a banda precisou esperar quase três décadas (surgiu em 1979) para começar a obter reconhecimento fora de seu país de origem? A sonoridade é de gente grande, coisa que só os principais nomes de um país são capaz de fazer.
Impossível ouvir canções como “Sunrise in Hell” (que, após uma intro interessante, abre o disco), “The Preacher” (riff muito simples, mas grudento como cimento seco), “Crimson Empire” (está parece “sobra” de “Cosmovision”) e não ficar extasiado. Para isso, basta você gostar de Heavy/Power Metal (não confundir com sons de bandas como Gamma Ray ou Blind Guardian, a proposta é bem diferente) e pesquisar mais sobre o grupo.
Nightmare direto da França |
Os grandes destaques ficam para, “The Dominion Gate (Part III)”, “Final Outcome” e “Afterlife”, curiosamente estas duas últimas foram compostas pelo produtor do álbum, mas a banda gostou tanto que gravaram e colocaram no álbum (para a alegria dos nosso ouvidos o/). As duas canções são obras-de-arte pura. Te pegarão na primeira audição!
O trabalho fenomenal dos vocais de Jo Amore (o cara deixa muitos “grandalhões” no chinelo, sendo que começou na banda como baterista) e da dupla de guitarristas Asselberghs e Milleliri merece destaque absoluto, pois o que fazem beira o absurdo (no bom sentido).
Nightmare mostra que, pelo menos na França, domina o país e, se os grandões não se cuidarem, Nightmare tomará a Europa mostrando que experiência não é sinônimo de acomodação. Forte candidato a melhor álbum do ano.
Stay on the Road
Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Jedrig Leon
Ficha Técnica
Banda: Nightmare
Álbum: The Burden of God
Ano: 2012
País: França
Tipo: Heavy/Power Metal Clássico
Selo: AFM Records
Formação
Jo Amore
Franck Milleliri (Guitarra)
Yves Campion (Baixo e Vocais de Apoio)
Matt Asselberghs (Guitarra e Vocal de Apoio)
David Amore (Bateria e Vocais de Apoio)
Tracklist
1 - Gateways To The Void
2 - Sunrise In Hell
3 - The Burden Of God
4 - Crimson Empire
5 - Children Of Nation
6 - The Preacher
7 - Shattered Hearts
8 - The Doomsday Prediction
9 - The Dominion Gate part III
10 - Final Outcome
Acesse e conheça mais a banda
Site Oficial
Myspace
Soundcloud
Reverbnation
Youtube
Compre "The Burden of God" clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário