Depois do boom sofrido no final da década de 90 o Gothic Metal teve uma forte queda, sendo que apenas algumas bandas conseguiram realmente manter se na ativa e lançando trabalhos interessantes. Evidente que nesse escalão a banda mais representativa são os holandeses do Epica, além do Tristania um dos pioneiros, mas atualmente não podemos desconsiderar o Sirenia por dois motivos: a presença de Morten, um dos grandes gênios do estilo, afinal de contas foi o membro fundador do Tristania, e por isso um dos pais do Gothic Metal.
Já o segundo fator são os vocais de Ailyn, depois de uma grande dança das cadeiras parece que finalmente o Sirenia achou sua vocalista, a moça sabe muito bem de suas limitações então ela sabe que não esta na frente de uma ópera ou num grupo Pop, sabendo disso ela canta com personalidade o que torna o trabalho muito mais atraente.
Logo “Perils Of The Deep Blue” se torna muito atrativo começando pela sua capa, fazendo a alegria dos marmanjos de plantão, mas é claro, a parte musical que interessa, então o CD abre com “Ducere Me In Lucem” com um andamento mais épico e diferenciais nos corais e vocais em sim, uma ótima abertura.
“My Destiny Coming To Pass” segue a mesma formula, ousando em alguns momentos com andamentos mais rápidos; “Ditt Endelikt”, mostra Ailyn mais ousada com passagens em espanhol.
“Cold Carres” vem para fazer a alegria dos fãs mais old school, com Morten soltando seus guturais como a tempo não se ouvia, além de “Funeral March” uma pancadaria ao melhor estilo de sua antiga banda.
É claro que de vez e quando a ares de Evanescense e coisas mais comerciais aparecem (o que na minha opinião foi o que ajudou a afundar o estilo), mas para quem gosta ouça as faixas “Decadence” ou “Profunds Scars”.
Ao final da audição e possível avaliar que sim, o Gothic Metal ainda esta vivo e fazendo a alegria dos fãs por aí, e o Sirenia conseguiu lançar um trabalho significativo para cena em si.
Texto: Luiz Harley
Edição/revisão: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica:
Banda: Sirenia
Álbum: Perils Of The Deep Blue
Ano: 2013
País: Noruega
Tipo: Gothic Metal
Formação:
Ailyn (Vocal)
Morten Veland (Guitarra/Vocal)
Michael Krumins (Baixo)
Jonathan Perez (Bateria)
Tracklist:
01 Ducere me in Lucem
02 Seven Widows Weep
03 My Destiny Coming to Pass
04 Ditt Endelikt
05 Cold Caress
06 Darkling
07 Decadence
08 Stilke Kom Doden
09 The funeral March
10 Profounds Scars
11 A Blizzard is Storming
12 Chains
13 Blue Colleen
14 Once a Star
Nenhum comentário:
Postar um comentário