sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Entrevista - Tropa de Shock: A revanche da Mãe Natureza Contra os Abusos da Humanidade

 


- Olá Don. Obrigado pela sua gentileza em nos atender. Parabéns pelo lançamento do álbum “Four Seasons of Darkness”, pois o material ficou de primeira...

TS - Oi para todos, muito agradecido.

- Como você pode descrever o trabalho na composição deste tipo de sonoridade?

TS - Foi um desafio, pois nesse novo álbum estavamos almejando uma sonoridade mais moderna, acrescentando no nosso estilo elementos do metal mais moderno tipo, trash, nu, death. Como já tínhamos um rascunho do conceito, fomos misturando estes elementos nas harmonias, hora velozes, hora densas, hora melancólicas, quando as bases ficaram prontas foi a hora das melodias, fui solfejando e sentindo cada uma delas para criar o clima vocal, tendo em mente as poesias, foi um caminho longo mais muito satisfatório para banda.

- Eu escutei o material diversas vezes e, só após várias tentativas, consegui captar parte das suas ideias. Os fãs têm sentido este tipo de dificuldade também?

TS - Provavelmente quando sair a HQ do álbum tudo se tornará mais claro, pois é difícil colocar em dez músicas um conceito tão complexo. Aqui está um resumo da estória

"FOUR SEASONS OF DARKNESS"

"O conceito por trás da obra."

O ano era 3099. Gaia descontente com as ações dos humanos que ainda a machucavam, a faziam sangrar, destruindo mares, matas, o ar, a fauna resolveu dar um fim aos humanos que não mais honravam ser seus filhos e se tornaram predadores letais.Gaia então transforma suas quatro estações Primavera, Verão, Outono e Inverno em estações de medo, sombrias e destruidoras tais como os quatro cavaleiros do Apocalipse trazendo guerra, fome, peste e morte)

Primavera – flores secas e frutos podres condenam os seres vivo à fome

Verão – passa a destruir tudo à sua frente por meio do fogo incontrolável

Outono – com o ar contaminado e ventos incessantes traz pestes e doenças aos humanos

Inverno – o próprio leito de morte para todos os pecadores

Desesperados e lutando mais uma vez por sua vida os humanos parecem cair em si e em uma tentativa de apaziguar a ira de Gaia  aperfeiçoam mais uma vez uma A.I (I.A) numa solução tecnológica mas que não vem do coração. Será que vão conseguir????

Está é a proposta deste álbum,uma sonoridade diferente,que alguns ouvintes tem achado bem interessante, mas acreditamos que o álbum irá surpreender muitos ouvintes novos e os fãs mais antigos, por conta das escolhas destes novos elementos musicais. Nós buscamos nossas referências em sonoridades mais atuais e mesclamos com o nosso estilo,claro sem perder nossa essência.Então entendemos essa dificuldade, espero que o resumo venha clarear ao entendimento da obra.

- Existem planos para o lançamento de “Four Seasons of Darkness” no exterior, no formato físico ou digital? Tivemos contato até agora, apenas o formato digital...

TS - Sim estamos em sintonia com nossa gravadora MS Metal Records, e sim haverá lançamento físico conforme conversamos, incluindo um HQ no estilo da revista Heavy Metal dos anos 80. O trabalho de divulgação apenas começou pois o cd foi lançado no dia 4 de Julho, vamos em frente.

- Adorei o fato de trabalharem com o inglês, mas isso não pode vir a atrapalhar vocês no mercado nacional?

TS - Que bom que lhe agradou, uma breve história para vocês: Nosso primeiro disco foi lançado em vinil no ano de 1990 com o título "Fragmentos", pelo selo BMG Ariola, foi todo em português, trabalhamos muito esse disco, tv, rádios, revista e muitos shows é claro, mas queríamos mais, atingir outros públicos, então resolvemos gravar na língua inglesa que é usada no mundo todo, o primeiro trabalho foi o álbum intitulado "Angels of Eternity" de 1997, dai pra frente com a ótima aceitação de outros países, continuamos a compor em inglês. Hoje temos o público aqui do nosso Brasil e o público internacional.Veja que bom, da pra atingir todo mundo (risos).

- Como estão rolando os shows em suporte ao disco? A aceitação está sendo positiva?

TS - Estão começando bem.Queremos divulgar muito este novo álbum, para que ele alcance o maior número de pessoas ao redor desse mundo, e para que todos possam refletir sobre o futuro do nosso planeta, sim pretendemos excursionar  com certeza no Brasil e exterior com suporte de  nossa gravadora MS Metal Records.

- Quem assinou a capa do CD? Qual a intenção dela e como ela se conecta com o título?

TS - Quem assinou a arte fui eu (Don), naturalmente até porque sou  eu que tenho criado todos os materiais gráficos e conceitos dos álbuns da banda desde sempre.e com esse não seria diferente. Dentro do meu conceito, eu queria criar uma arte onde fosse possível visualmente passar uma sensação de solidão e terror ao mesmo tempo, onde Lázarus, com todas as informações fornecidas pelos humanos,se desloca nas profundezas da mente de Gaia, para tentar a redenção para humanidade,os crânios representam os humanos culpados de destruir o planeta, e os pedaços de máquinas a nossa tecnologia usada "erroneamente", num ambiente hostil, sombrio e apocalíptico,criando algo como o Inferno de Dante moderno mental.

- “Four Seasons of Darkness” foi todo produzido pela banda, confere? Foi satisfatório seguirem por este caminho?

TS- Sim , escolhemos buscar este caminho para termos mais controle sobre a obra, que queríamos mais agressiva com timbres mais cortantes, que nos distanciasse dos anos 80. Acrescentamos também efeitos sonoros em alguns tracks para valorizar o conceito as letras, o track mais complicado foi a instrumental "Four Seasons of Darkness - Chapter II", onde temos 6 guitarristas e um tecladista convidados que interpretaram cada um a seu modo uma estação sombria.(a track tem mais de 9 minutos). E foi muito bom porque podíamos fazer qualquer coisa e ver se ia ficar satisfatório pra nós.

- Imagino que já estejam trabalhando em novas composições. Se sim, como está se dando o processo e como ele está soando?

TS - Sim já estamos criando um esboço, estamos criando o conceito que será bem forte,ai vamos partir para as harmonias,acho que vai ser bem impactante, ao meu ver é claro.

- Novamente parabéns pelo trabalho e vida longa ao TROPA DE SHOCK...

TS- Agradecemos muito à vocês pelo espaço cedido e pelo apoio que sempre nos dão,não esqueçam de vir conhecer nosso trabalho em nossas redes sociais e principalmente nosso novo álbum "Four Seasons of darkness". Up the Tropas...

Nenhum comentário: