segunda-feira, 27 de julho de 2020

Entrevista: Secret Rule - "Continuamos a Fazer Música, Como Sempre Fizemos"


O Secret Rule foi fundado na Itália, em 2013, e faz um Metal moderno, mixando riffs pesados e melódicos, incursões de elementos sinfônicos e eletrônicos, aliados aos vocais de Angela Di Vicenzo, construíram uma identidade musical forte.   (English Version)

A banda também possui um planejamento bem elaborado, que a permite lançar praticamente um álbum por ano, apesar de todas as dificuldades do mercado atual, e início desta ano lançou "Against", via Pride & Joy Music.

A pandemia mundial, em que a área de shows e entretenimento foi bastante afetada, modificou um pouco e postergou alguns planos. Mas o Secret Rule não parou, e nesse tempo de isolamento e quarentena, seguiram planejando e divulgando seu trabalho, inclusive até lançando mais um álbum! "Quarantine Sessions - The Other Side of Us", com versões de músicas de artistas que os integrantes gostam.

Conversamos com Angela Di Vicenzo, que nos contou um pouco mais sobre os novos álbuns, a maneira que a banda trabalha, cuidando de vários detalhes além da composição e produção, como mídias sociais, agendamentos de shows e etc, comentou também sobre o mercado musical, e claro, como foi ou está sendo esse período de pandemia na Itália, país que foi bastante atingido, tendo sido necessário medidas como um Lock Down. Confira a seguir:


RtM: Falando sobre o trabalho mais recente, "Against", a cada álbum a banda mostra novidades. Para você, quais são as principais mudanças em "Against"? Pessoalmente, senti que há mais peso nas músicas, os teclados também estão mais presentes.
Angela: Oi Carlos, sim, "Against" é a evolução natural do nosso som. Certamente, é um pouco mais pesado e agressivo e há mais sons industriais nele. A verdadeira novidade é que cuidamos de toda a produção deste CD por nós mesmos. Pensamos, escrevemos, gravamos, mixamos e masterizamos tudo nós mesmos. Criamos os gráficos, preparamos as fotos, cada detalhe foi tratado por nós. Foi um grande desafio, mas agora estamos totalmente satisfeitos com isso.

"Achamos limitante quando nos descrevem como Metal Sinfônico"
RtM: O primeiro single foi "Purgatory", que também ganhou um vídeo. Comente mais sobre essa música e por que vocês a escolheram para o primeiro single?
Angela: Queríamos algo diferente. Muitas vezes, nos últimos anos, as pessoas que descrevem nosso som nos descrevem como metal sinfônico. Achamos um pouco limitante, certamente há muitas atmosferas sinfônicas em nossa música, mas não apenas essas. O riffing é mais agressivo e totalmente diferente das bandas sinfônicas, usamos muitos loops eletrônicos e sons industriais ... estes não é exatamente o que você encontra na música sinfônica. Então, o "Purgatory" foi a música certa para marcar que algo havia mudado. Esta mensagem foi principalmente para outras pessoas, não para nós ... porque continuamos a fazer música como sempre fizemos.


RtM: Duas das minhas favoritas no álbum são "Against" e "Deep Solitude", que tem belas melodias e um refrão cativante. Eu gostaria que você nos contasse um pouco mais sobre eles e a inspiração para as letras.
Angela: "Against" também é uma das minhas favoritas. O novo álbum começou a partir dessa música e conceito, na verdade, também é o título do álbum. Eu sofro com este mundo, esta sociedade. Não consigo entender como é possível ver tanta violência, racismo e injustiça e como tudo é sempre guiado por dinheiro e poder. Voltando à questão da manipulação da sociedade, tudo é filtrado por todas as formas de mídia e, pior ainda, pelas redes sociais. Então essa música é o meu grito, convidando as pessoas a serem mais fortes, para que possam encarar essa vida todos os dias e lutar pela liberdade.

"Deep Solitude", é sobre a dificuldade que temos em entender nossos sentimentos. Por isso, muitas vezes acabamos machucando as pessoas que mais amamos. Nós somos complicados. Muitas vezes caímos em nossa solidão, incompreendidos, incapazes de formar e manter relacionamentos, mas nosso silêncio é o grito mais alto quando precisamos pedir atenção.

RtM: A mudança de selo parece ter aberto novas portas, a banda tendo um tratamento melhor, vários vídeos, lançando álbuns regularmente, até tivemos uma edição limitada especial de "Against". Eu gostaria que você comentasse sobre isso e a viabilidade das bandas continuarem lançando novos álbuns, porque elas nem sempre têm retorno quando se autofinanciam ou não têm o apoio adequado de uma gravadora.
Angela: Hoje, se você quer ser músico, tem que vir de uma família rica! (risos)
Essa é a realidade das coisas. Tudo o que fazemos, fazemos sozinhos. Como eu disse, cuidamos de tudo e pagamos por tudo. Os selos hoje oferecem pouca ajuda para distribuição, nada mais.

Por exemplo, a promoção nos webzines e revistas não é tão importante hoje em dia, porque na maioria das situações, os escritores são jovens que trabalham de graça ou com pouco dinheiro, sem formação musical, sem cultura musical e seu álbum termina sendo analisado por pessoas com dezoito anos e que, em um bom número de casos, ouvem um gênero musical diferente do que você toca. Felizmente, também existem escritores profissionais, mas ficou difícil para eles também trabalharem. 

Hoje, uma banda antes de ser uma banda deve ser um gerente de mídia social especialista, um gerente de música especialista, um promotor especialista e um booker, então você pode ser um músico. O mundo está indo nessa direção e aqueles que não estão preparados para isso terão uma vida difícil.

"Hoje, uma banda antes de ser uma banda deve ser um gerente de mídia social especialista, um gerente de música especialista, um promotor especialista e um booker..."
RtM: É uma realidade totalmente diferente daquele tempo em que gravadoras investiam muito dinheiro.
Angela: Nós fazemos um álbum por ano porque queremos fazer isso. Com ou sem gravadora. Nos últimos anos, encontramos uma boa pessoa como a proprietária da Pride & Joy Music, ela é uma das poucas pessoas corretas nesse mercado de música, certamente é muito importante ... mas só com isso, você não pode sobreviver neste mundo. Não é o suficiente.

Planejamos nossa atividade ano após ano ... sabemos exatamente o que faremos nos próximos 12 meses. Esse é o nosso segredo. Planejamento, programação, trabalhando duro todos os dias, a cada hora.

RtM: Vocês lançaram recentemente o álbum "Quarantine Sessions - The Other Side of Us", com versões de músicas de artistas que você gosta. Conte-nos um pouco sobre como surgiu a idéia e como foi o processo de gravação.
Angela: Durante a quarentena, planejamos lançar alguns vídeos com alguns covers. Quando lançamos a cover do Ozzy ("Gets me Through") e "The Bitter End" do Placebo, recebemos muitos pedidos de nossos fãs que nos pediram para lançar um álbum inteiro de covers. Por isso, pensávamos que só o faríamos se conseguíssemos em duas semanas ... antes que a quarentena terminasse, caso contrário, não faria sentido.

Então, escolhemos as outras músicas e começamos a trabalhar imediatamente na produção ... e em duas semanas estávamos prontos para lançar o álbum. Foi auto-produzido e auto-lançado. Sobre a produção, foi bastante fácil para nós, porque cada um de nós tem seu próprio estúdio e no final das sessões o Andy mixou e masterizou tudo. Então, tudo foi muito divertido.

RtM: E nesse álbum, quais músicas você mais curtiu cantar e por quê?
Angela: É difícil escolher, porque todas as músicas são muito diferentes. Certamente eu gosto de "Not Afraid" porque gosto de sua energia e foi um desafio para mim cantá-la. Eu não sou uma rapper! (risos) Eu amo "Back to Black" porque amo muito essa música! "I Think I'm Paranoid" é tão enérgica e rock, como "The Bitter End" também! "The Swan Song" porque eu amo a voz de Sharon (Within Temptation), e me diverti cantando essa música com uma abordagem diferente em relação à versão original. Mas no final, eu gosto de todas as músicas!

"Lançamos alguns vídeos de covers na quarentena, e os fãs começaram a pedir mais, então fizemos um álbum inteiro."
RtM: Bem, é impossível não perguntar como você se sente ao passar por esse "clima de guerra" na Itália. Conte-nos um pouco sobre como foram esses dias e a rotina por aí.
Angela: Não diria um clima de guerra, há muito silêncio. Todo mundo está vivendo sua vida trancado em casa, com sua família, passando o tempo com todas as coisas que não tiveram tempo de fazer durante a vida cotidiana. Eu fiz o mesmo. Estou passando mais tempo com meus gatos Posi & Nega, comecei a cozinhar muitos bolos diferentes e trabalhei muito mais na Secret Rule.

Não sei se esse vírus foi criado ou se realmente foi um acidente, nem é difícil acreditar em nenhuma explicação. Mas esse foi outro grande desafio que a humanidade foi chamada a enfrentar. Houve pessoas estúpidas (vi pessoas cuspirem em outras para aterrorizá-las, ameaçando infecções e ameaçando aquelas que não queriam seguir todas as regras), mas também muita solidariedade e, certamente, quero ver o lado positivo da situação. A pandemia, aquela que levou as pessoas a cuidar de si mesmas. Neste momento, estamos voltando à normalidade e esperamos retornar completamente à normalidade para sempre.

RtM: E o que você fez para passar o tempo, para manter a sanidade física e mental?
Angela: Eu me sinto bem em casa. Eu assisti filmes, brinquei com meus gatos e trabalhei com a banda em novas estratégias. Como sempre temos pressa, aproveitamos todo esse tempo para planejar os próximos passos da melhor maneira possível. Comecei a me exercitar todos os dias para me manter em forma e me sinto muito melhor!

RtM: E como você vê a situação de bandas e músicos em geral agora com essa parada, sem fazer shows. E acho que ainda não há perspectiva de retorno nos próximos meses.
Angela: Certamente é um momento difícil. Para nós, é difícil porque perdemos o palco e o contato com nossos fãs. A troca de energia é o melhor lado de ser músico. Tivemos que adiar nossas turnês e esperamos poder fazê-las em setembro e dezembro. No início da pandemia, eu vi muitas bandas expressando suas dificuldades financeiras, mas depois de um tempo, todas começaram a transmitir shows e encontraram outras maneiras de se conectar com seus fãs.

A chance de encontrar outra maneira de se expressar também se mostrou uma forma de arte, seja streaming de shows, atividades on-line, inventando um novo emprego etc.). Como em qualquer mercado e empresa, uma banda precisa aceitar o risco do negócio e encontrar outras maneiras de sobreviver. Eu acho que é normal.

RtM: Você assistiu muitos filmes e séries durante a quarentena? Qual você recomenda?
Angela: Eu me apaixonei por "La casa de Papel", é claro, e "Vis a Vis", que eu assisti durante toda a pandemia. Gostei muito da atriz "Najwa Nimri" presente nas duas séries. Então eu assisti "Glitch", mas acho que é apenas para certas pessoas. Enfim, gostei. Então, se você não viu "Vis a Vis", comece logo! (risos)
"A Pandemia é um momento difícil para nós músicos... perdemos o palco e a troca de energia com nossos fãs."
RtM: Hahaha, ok, eu vi alguns episódios, mas prometo que vou retomar. Você assistiu o filme "Rocket Man"? Um momento muito legal é quando Wilson diz ao jovem Elton John que "você precisa matar a pessoa em que nasceu para se tornar a pessoa que deseja ser". o que você pensa a respeito? O que a música mudou em você?
Angela: Uau! Isso é verdade! Quando comecei a cantar, por volta dos quinze anos, lembro-me de que era muuuuito tímida. Antes de subir ao palco, eu tinha que correr para o banheiro ... às vezes eu também vomitava antes. No palco, eu ficava quase bloqueada. Mas eu queria ser diferente porque adorava cantar. Então, dia após dia, eu tive que matar meus "limites" e me forçar a vencer minha timidez, meus medos. Quando olhava para grandes cantoras como Cristina Scabbia ou Sharon Den Adel, ficava muito encantada com sua naturalidade e espontaneidade. Foi um processo longo e eu sempre continuo trabalhando isso.

RtM: Obrigado pela entrevista, sempre um prazer falar com você. Tome cuidado e espero que em breve superemos essa pandemia e que boas coisas virão depois de tudo isso.
Angela: Obrigada Carlos, é o mesmo para mim. Obrigado por este espaço e a todos os leitores que nos apoiam.

Entrevista: Carlos Garcia

Acompanhe o Secret Rule nas redes oficiais:
Facebook
Instagram
Youtube

Ouça "Against" no Spotify
Ouça"Quarantine Sessions" no Spotify


       

       



Nenhum comentário: