No saturado meio do Symphonic Metal com vocais femininos, sempre existiram bandas que se destacam por seu talento, brilhantismo e principalmente pela voz de suas front womam (é claro que a beleza ajuda um bocado). Sendo que não há dúvida de que Nigthwish, Epica e After Forever pertenciam a essa santíssima trindade, porém, com o fim da banda holandesa (After Forever) se iniciou uma disputa de quem iria ocupar essa vaga.
Nomes não faltaram, como os holandeses do Within Temptation, os austríacos do Edenbridge e os noruegueses do Tristania e Sirenia (se bem que esses estão mais para Gothic Metal). Entretanto, com o lançamento do álbum “Delta”, acredito que os austríacos do Visions of Atlantis deram um passo a frente das demais.
A banda já faz parte do cast da gigante Napalm Records
É até certo ponto curioso saber que um dos melhores álbuns da banda vem após muitas turbulências como a saída da vocalista Melisa Ferlaak e do baixista Michael Koren, sendo substituídos por Maxi Nil nos vocais e Mario Locherc.
Pois bem, o sucessor de “Trinity” de 2007 se mostra como uma evolução natural. Maxi é uma vocalista que sabe até onde sua voz pode chegar, fugindo dos já manjados falsetes, sendo muito interessante também o dueto que ela executa com Mario Plank que consegue mandar muito bem nos vocais mais clean, como em “Black River Delta”, porém as partes mais agressivas soam meio forçadas e até um pouco deslocadas.
Cena do vídeo oficial "New Dawn"
Mas o grande destaque de um álbum de Symphonic são as orquestrações e “Delta” possui os efeitos fundamentais na música do grupo, criando atmosferas mais densas, dramáticas e épicas, sendo que muitas vezes acaba tirando o espaço de uma linha de guitarra mais trabalhada ou algum riff mais marcante, o que ao vivo pode ser um pouco maçante.
Como sou baterista, me chamou muito a atenção o trabalho do baterista Thomas Caser, membro da formação original, pois são poucos os bateras desse estilo que conseguem soar tão precisos e ao mesmo tempo agressivo. Sem dúvida outro grande destaque.
Consistência seria a palavra que melhor define esse trabalho. Agora é só torcer para que a banda mantenha essa formação e alcance o sucesso que merece.
Texto: Harley
Revisão: Eduardo “EddieHead” Cadore
Fotos: Divulgação e Angst-Im-Wall
Ficha Técnica
Banda: Visions of Atlantis
Álbum: Delta
Ano: 2011
País: Áustria
Tipo: Metal Sinfônico
Formação
Maxi Nil (Vocal)
Mario Plank (Vocal)
Martin Harb (Teclados)
Mario Locherc (Baixo)
Thomas Caser (Bateria)
Werner Fiedler (Guitarra)
Site oficial: http://www.visionsofatlantis.com/
Vídeo oficial de “New Dawn”: http://www.youtube.com/watch?v=HbUIB-anUBw
Nenhum comentário:
Postar um comentário