quinta-feira, 28 de novembro de 2024

A Metalmorfose: Tributo Literário à Pioneira Banda Alta Tensão

 

Está aí uma ideia e uma homenagem genial: um tributo literário à uma das bandas pioneiras do Heavy Metal brasileiro. 





Diferente dos livros convencionais de biografias, "A Metalmorfose - Um Tributo Literário à Banda Alta Tensão" apresenta um apanhado de contos inspirados pelas músicas do primeiro e clássico álbum dos sul-mato-grossenses do Alta Tensão,  "Metalmorfose", lançado em 1985 pelo selo Baratos Afins e produzido pela lenda Oswaldo Vecchione (Made in Brazil).

Falando um pouquinho da banda, o Alta Tensão iniciou lá no início dos anos 80, uma época em que era bem mais difícil - as agruras do pioneirismo metálico no Brasil -  com toda a dificuldade em conseguir equipamentos, estúdios capacitados a produzir o estilo, e ainda longe do centro do país. 

Mas a vontade e amor pelo estilo superavam os obstáculos. A banda lançou três álbuns, "Metalmorfose" (85), "Portal do Inferno" (86) e "Nigéria" (1990), e encerrou as atividades em 1993. O grupo retornou em 2016 com nova formação,  fazendo alguns shows e podem aparecer com mais novidades.

Sobre o livro tributo, ele foi lançado pelas editoras independentes Não Sou Uma Editora e Editora Natesha, que o apresentam como:  

Uma obra que presta uma homenagem apaixonada à banda sul-mato-grossense Alta Tensão, ícone do heavy metal nacional dos anos 1980.

Este lançamento é uma celebração do legado deixado pela banda, que, com seu álbum de estreia ‘Metalmorfose’, lançado em 1985 de forma independente, marcou uma geração de fãs e músicos.”

A ideia do livro partiu do fã da banda  Leonardo Triandopolis Vieira, uma forma de homenagem ao que a banda representa para ele, e para muitos fãs da época. 

O objetivo da coletânea de contos, segundo os editores, é refletir aquele espírito rebelde e independente do Metal daquela época, convidando os leitores a mergulharem nas narrativas que ecoam a intensidade e o peso da música da Alta Tensão.

Para dar vida a este tributo foram convidados nomes como o ilustrador Daniel Shaman, os escritores Ramiro Giroldo e Fabio Shiva, e o músico e jornalista Pedro Espíndola, que realizou uma entrevista exclusiva com membros da formação original do disco, a qual também completa o livro, contendo muitas histórias e curiosidades sobre a banda, e sobre a própria história do Metal nacional.


O "set-list" é composto por uma HQ e 8 contos inspirados pelas músicas do álbum "Metalmorfose", e cada autor traçou suas linhas livremente, trazendo histórias em que se misturam emoções diversas permeadas de bom humor, ficção, crônicas do cotidiano, suspense e fantasia.

Uma leitura dinâmica, leve e um modo criativo e diferente de prestar tributo a nomes importantes do nosso cenário. E para quem viveu a época, tem os LPs, certamente será uma agradável viagem no tempo. Falo por mim, que voltei a ouvir com mais frequência os álbuns do Alta Tensão, e alguns outros da época, que com todas as dificuldades e limitações econômicas, de equipamentos e outras mais, mostravam uma qualidade e criatividade surpreendentes.

Leitura obrigatória aos fãs do Metal nacional, e que incentiva a reviver e também a buscar conhecer não só o legado do Alta Tensão, como de outros pioneiros. Que venham mais obras nesse formato.

Texto: Carlos Garcia 


O livro físico está disponível no Clube de Autores

E também na Estante Virtual

Saiba mais:

Não Sou Editora

Natesha Editora





Nenhum comentário: