Naturais da terra dos mil lagos, que revelou e revela muitas ótimas bandas, o Sonata Arctica é um dos nomes de uma geração finlandesa que alcançou resultados muito bons, angariando fãs por todo o mundo, e chamando realmente uma atenção maior para ao cenário metálico da Finlândia (só para citar alguns nomes, Nightwish, Children of Bodom e Stratovarius).
O Sonata firmou-se como um dos
nomes fortes, e apesar de no início ter até uma exposição menor que alguns
outros nomes vindos de lá, como o Stratovarius, por exemplo, que depois de
várias alterações de formação há um bom tempo não lança um trabalho realmente
convincente, a banda liderada por Tony Kakko seguiu produzindo bons álbuns, e
mesmo de pois de alguns trabalhos razoáveis, subiu novamente de produção, e “The
Ninth Hour” (nono disco de estúdio do
grupo) é um álbum que traz a banda em ótima forma novamente.
O tema recorrente, e que vem
sendo abordado por muitos artistas atualmente, é essa relação do homem com a
natureza, que vem tomando proporções críticas. A bela arte de capa reflete o
tema, onde podemos ver ao fundo uma paisagem futurística e utópica, no meio,
mais a frente, uma ampulheta, de um lado vemos a natureza, sem a presença do
homem, do outro, uma representação após termos destruído a natureza. A ideia
aí, é que moveremos a ampulheta em uma das direções, e essas decisões definirão
nosso futuro.
Quanto a sonoridade, o Power
Metal carregado de melodia do grupo, temperado com nuances de Hard Rock, Prog e Symphonic, vem
com doses extras de inspiração e energia renovada, e com aquela marca registrada dos grupos de Power Metal finlandeses, que é uma sonoridade mais "séria", por vezes mais dark e melancólica. “Closer to an Animal” abre o
álbum muito bem, em um Power Metal de andamento moderado, permeado por muita melodia, destacando as
linhas vocais e os teclados; “Life” é também cheia de melodia, destacando as cativantes linhas melódicas do refrão, com os teclados
bem em evidência, mas as guitarras surgem mais presentes do que na faixa
anterior; “Fairytale”, que faz uma sátira aos eventos políticos dos EUA, onde
possuem uma boa base de fãs, e é um Power Metal vigoroso, carregando um pouco mais no peso, e trazendo Troy Donockley
(Nightwish) como convidado.
“We are What We Are” é um dos
momentos que se sobressaem em um álbum de nível muito bom, com belíssimas
linhas de teclado, melodias folk e clima melancólico, esta espécie de Power Ballad tem sua
letra como uma lamentação a respeito do que nós estamos fazendo com a natureza:
“I am a human, destroyer of many worlds...” , e o refrão “We could save the
world, but we are what we are, we should love our earth, but we are what we are...”
(Nós poderíamos salvar o mundo, mas somos o que somos, nós deveríamos amar
nossa terra, mas nós somos o que somos”).
“Till Death’s Done Us Apart” é um
Power Metal Melódico com a cara da banda, alternando partes mais
rápidas, com trechos mais progressivos e folk, destacando alguns trechos com linhas vocais bem "teatrais"; “Among the Shooting Stars” tem
um tema já familiar, contando a história de um casal de lobos, a canção é
envolta em um andamento moderado e de melodias e linhas vocais emocionais; “Rise
a Night” é um Power Metal bem direto, batera veloz, e claro, muitos teclados. A letra tem uma história legal, sobre
viajantes espaciais que deixam seu planeta moribundo e chegam a um certo planeta
azul.
“Fly, Navigate, Communicate” é
outro momento muito bom, alternando trechos melodiosos com outros mais rápidos
e pesados, inclusive com Tony mostrando vocais bem agressivos; “Candle Lawns” é
outra que se sobressai, linda balada com inspiradas melodias, realmente muito
bonitas e emocionantes, daquelas canções que já te prendem de imediato. Ótima
performance da dupla Kakko e Klingenberg.
“White Pearl, Black Oceans – Part II”, segue a
história iniciada no álbum “Reckoning Nights”, e são mais de 10 minutos de
belas passagens sinfônicas, aliás o início tem um ar bem de trilha sonora (a melodia em que Kakko canta acompanhando o
teclado, a partir dos 1:48 minutos me lembrou algo do Savatage), e mais uma vez o destaque total fica com as
linhas melódicas criadas pela dupla Kakko e Klingenberg. É longa, mas você não
sente, devido a beleza das melodias, as variações e o clima que a canção transmite.
Fechando, “On the Faultline”
(Closure to na Animal), remete à faixa de abertura,e é uma bela balada com
melodias muito bonitas e uma certa melancolia, e ainda como bônus nesta edição
em digipack lançada aqui pela Shinigami Records, o cover para “Run to You”, do
Bryan Adams, e o Sonata seguidamente faz covers muito legais (o meu preferido é
a genial versão Power Metal para a balada “Still Loving You”, do Scorpions), e
esta aqui ficou também excelente, transformando a canção em um Symphonic/Power
Metal.
Em “The Ninth Hour” os finlandeses
superaram (e bastante até) o bom “Pariah’s Child” (2014), e Tony Kakko, mais
uma vez, mostra-se um compositor muito bom, tendo momentos inspirados mesmo nos
álbuns mais médios. E o que separa um trabalho de nível médio para um ótimo ou
excelente, é justamente o quanto o compositor está inspirado, e a quantidade de
bons momentos que determinada obra contém, e aqui neste nono álbum do Sonata
Arctica, temos vários destaques, composições muito boas, e letras idem, todas
escritas por Tony, que ao lado do tecladista Henrik Klingenberg, são os grandes
destaques do grupo, que novamente conseguiu chamar minha atenção, e certamente
vai agradar aos fãs da banda e de Power Metal melódico, inspirado e bem feito.
Texto: Carlos Garcia
Ficha Técnica:
Banda: Sonata Arctica
Álbum: "The Ninth Hour" 2016
País: Finlândia
Estilo: Melodic Power Metal/ Symphonic Metal
Selo: Nuclear Blas/Shinigami Records
Adquira o álbum na na Shinigami agora mesmo
Line Up:
Tony Kakko: Vocais
Henrik Klingenberg: Teclados
Tommy Portimo: Bateria
Elias Vijanen: Guitarras
Pasi Kauppinen: Baixo
Track-List:
1. "Closer to an Animal"
2. "Life"
3. "Fairytale"
4. "We Are What We Are"
5. "Till Death's Done Us Apart"
6. "Among the Shooting Stars"
7. "Rise a Night"
8. "Fly, Navigate, Communicate"
9. "Candle Lawns"
10. "White Pearl, Black Oceans - Part II, "By the Grace of the Ocean""
11. "On the Faultline (Closure to an Animal)"
12. "Run to You" (Bônus - Bryan Adams Cover)
Ficha Técnica:
Banda: Sonata Arctica
Álbum: "The Ninth Hour" 2016
País: Finlândia
Estilo: Melodic Power Metal/ Symphonic Metal
Selo: Nuclear Blas/Shinigami Records
Adquira o álbum na na Shinigami agora mesmo
Line Up:
Tony Kakko: Vocais
Henrik Klingenberg: Teclados
Tommy Portimo: Bateria
Elias Vijanen: Guitarras
Pasi Kauppinen: Baixo
Track-List:
1. "Closer to an Animal"
2. "Life"
3. "Fairytale"
4. "We Are What We Are"
5. "Till Death's Done Us Apart"
6. "Among the Shooting Stars"
7. "Rise a Night"
8. "Fly, Navigate, Communicate"
9. "Candle Lawns"
10. "White Pearl, Black Oceans - Part II, "By the Grace of the Ocean""
11. "On the Faultline (Closure to an Animal)"
12. "Run to You" (Bônus - Bryan Adams Cover)
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