“Avalon” (2010) marca início a carreira solo de Sully Erna, fundador, vocalista e compositor do Godsmack, uma das bandas de Heavy Metal mais influentes nos Estados Unidos, já tendo vendido mais de 20 milhões de discos pelo mundo.
Em setembro de 2010, Sully estreou “Avalon”, um álbum de difícil classificação devido a sua variedade sonora, com um pomposo trabalho vocal e instrumental, podendo definir-se apenas como algo conceitual, com vertente na World Music e num ambiente envolvente.
Vocalista é considerado um dos 100 melhores do Heavy Metal
Sully fala sobre a necessidade deste projeto, “Avalon é uma parte de mim. Preciso do Godsmack pesado e louco, trazendo o caos e a raiva. Precisava do projeto solo para o lado espiritual e sedutor, necessitava de equilíbrio”.
O projeto conta ainda com a vocalista Lisa Guyer e os instrumentistas: Irina Chirkova (violoncelista), Niall Gregório (percussionista), Tim Theriault (guitarrista), Chris Decato (tecladista), Chris Lester (guitarrista acústico e baixo) e David Stefanelli (baterista).
Apesar de ser um projeto solo, foi um processo bastante colaborativo entre os músicos, cada um trouxe peças. Chris Lester foi responsável pela música “My Light”, Theriault por “7 Years”, todos partilharam algo, o que faz este álbum tão singular.
A faixa “Avalon” deu nome ao álbum pelo seu papel especial no desenvolvimento do projeto. Foi a primeira música e todos tiveram participação na concepção. Foi através dela que se definiu o som que buscavam, unindo todas as idéias em um só caminho.
Faixas comentadas
Avalon é a faixa de abertura, uma mistura de ritmos orientais e tribais com assombro de vocal feminino.
7 years é a mais longa e possui vocal feminino e masculino, guitarras graves e consistentes ritmos tribais, uma faixa bem trabalhada instrumentalmente, guitarras e violoncelo. Minha favorita.
Broken Road é uma melodia ao piano e um vocal bem elaborado.
Sinner’s Player mistura ritmos quentes, tribais e com influencia oriental.
My Light possui uma temática doce e contagiante, guitarra acústica, flauta e percussão, soa um tanto oriental.
Os músicos envolvidos no show de Sully
The Rise é uma combinação entre ritmos tribais e o clássico do violoncelo. Basicamente só vocal feminino e a vóz de Sully aparece apenas de fundo.
Until Then é uma mistura entre piano e violoncelo.
The Departed combina um ambiente tribal com o oriental. Esta faixa lembra bastante algumas músicas do Godsmack.
Eyes of Child é uma grande mistura instrumental, flauta, violoncelo, guitarra acústica, batidas de percussão orientais e modernas.
Im Through Time é instrumental, calma e emocionante, uma melodia com apenas um leve pulsar de vozes ao fundo.
Avalon é simplesmente cativante, emocionante e harmônico, um álbum bem trabalhado. Recomendo a todos.
Texto: Nadiele Guerra
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Sully Erna (carreira solo)
Álbum: Avalon
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Metal Alternativo
Tracklist
1. Avalon
2. 7 Years
3. Broken Road
4. Sinner’s Prayer
5. My Light
6. The Rise
7. Until Then…
8. The Departed
9. Eyes Of A Child
10. In Through Time
Veja o vídeo de “Sinner’s Prayer”
Nenhum comentário:
Postar um comentário