quarta-feira, 4 de julho de 2018

Deep Purple: Mais Dois Concertos Clássicos Disponíveis no Brasil

 



Direcionado aos fãs de uma das maiores e mais importantes bandas do Heavy Rock e Classic Rock, a "The Official Deep Purple (Overseas) Live Series” traz uma série de lançamentos, trazendo em áudios recuperados e remasterizados materiais raros de concertos do Deep Purple em várias épocas, disponibilizando ao ouvinte performances de grandes momentos dos ingleses, e em fases diferentes nos anos 70.

Mais dois novos lançamentos dessa série foram disponibilizados no Brasil via parceria ear Music, atual distribuidora dos álbuns do grupo no exterior, com o selo brasileiro Shinigami Records, que já colocou no mercado nacional outros lançamentos dessa série, o DVD do "California Jam 74" e o o CD duplo "Live Long Beach 76". O selo também lançou no Brasil mais recente trabalho da banda, “InFinite” (2017), além de outros DVDs mais recentes, como o do show no Wacken.


O primeiro desses novos títulos da série é “LIVE IN LONG BEACH 1971”, com a MK II (Blackmore, Lord, Paice, Gillan, Glover), e que contém 4 faixas, “Speed King”, “Strange Kind of Woman”, “Child in Time” e “Mandrake Root”. O show, na Long Beach Arena, aconteceu em 30 de julho de 1971, e foi transmitido via rádio. Como era praxe do grupo, as músicas ganhavam versões com duração bem maiores ao vivo, contendo muitas improvisações, solos e trechos de outras canções, como em “Speed King”, onde a banda emenda trechos de  “Good Golly Miss Molly”, “Lucille” e outros Rocks clássicos. 

E em “Strange Kind of Woman”, o atrativo fica por conta do “duelo” de Ian Gillan e Ritchie Blackmore, que acabou se tornando tradicional nessa canção, onde o vocalista fica imitando as notas de guitarra e vice-versa. E o que falar dos vocais em "Child in Time", feliz de quem pode ver ao vivo, gora temos de nos contentar com os álbuns, pois jamais alguém conseguirá ter uma performance a altura de Gilan nesta canção, e o "Silver Voice" já não tem mais garganta para reproduzir as performances de outrora neste clássico.


O segundo é “GRAZ 1975”, trazendo já a MK III (Blackmore, Coverdale, Hughes, Lord e Paice), com o show realizado na Áustria, . Um momento bem marcante, pois depois desse concerto, o Deep Purple tocou somente mais dois shows com essa formação, com Ritchie Blackmore deixando o grupo para então se dedicar ao  Rainbow. Tivemos a partir daí um período de incertezas, mas com a banda prosseguindo com Tommy Bolin nas guitarras, e iniciando a curta era da MK IV.  


Durante esse concerto em Graz, já eram visíveis as desavenças na banda, principalmente com relação a Blackmore, que era visto distante dos demais membros. Embora houvesse já esse clima pesado, o show foi elétrico e é tido como um tesouro para os apreciadores do Purple. Até então, o concerto gravado pela equipe da banda no estúdio móvel dos Rolling Stones, não havia sido disponibilizado na integra, e agora chega as prateleiras em edição dupla e com áudios remasterizados. São 8 músicas, incluindo clássicos dos 2 álbuns daquela formação, como as faixas títulos “Burn” e “Stormbringer”.


Os lançamentos dessa série resgatam, com qualidade sonora excelente, grandes performances do Deep Purple em uma época dourada e com uma banda "selvagem" em palco. Títulos dessa série já circularam com lançamentos anteriores ou bootlegs, mas jamais com essa qualidade e também completos. Jóias imperdíveis para os apreciadores de uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.

Texto: Carlos Garcia

Lançamento: ear Music/Shinigami Records
Fotos: Divulgação


Tracklist "Live in Long Beach 1971"
1. Speed King
2. Strange Kind of Woman
3. Child in Time
4. Mandrake Root

Tracklist "Graz 1975"
1. Burn

2. Stormbringer
3. The Gypsy
4. Lady Double Dealer
5. Mistreated
6. Smoke On The Water
7. You Fool No One
8. Space Truckin‘



     




Nenhum comentário: