quinta-feira, 15 de abril de 2010

Resenha de Shows: Hangar, Excellence e Tierramystica em Ijuí/RS


A região noroeste do Rio Grande do Sul teve seu melhor e mais grandioso show de todos os tempos.

A cidade de Ijuí (interior do RS) ousou trazer (graças á banda Excellence e apoiadores, como a equipe do Nightfall in South Festival) dois grandes nomes do Metal nacional para se apresentarem no Teatro do SESC, local com ótima estrutura de som e localização para eventos de grande relevância.

Pessoas de todo o estado, além de Santa Catarina, estiveram presenciando no dia 02 de abril as bandas Excellence, Tierramystica e Hangar.

Os três grupos são oriundos do estado, sendo que a atração principal e mais esperada da noite era Hangar, grupo conhecido pelo baterista Aquiles Priester (que pouca gente sabe nasceu na África), que do período entre 2000 a 2008 tocou com a lendária e mundialmente conhecida banda Angra. Além disso, é um músico que realiza workshops por todo o país, lançando video aulas e sendo uma referência mundial nas baquetas.

Com bastante atraso (não justificado na noite) a banda Tierramystica sobe ao palco abrindo essa noite histórica para a cidade e região. Não desmerecendo as bandas locais que se dedicam a manter vivo o Metal nessa área onde isso é bastante dificil, mas com certeza ter grandes nomes do Metal nacional na região a coloca na rota e na possibilidade de outros nomes poderem vir tocar aqui.

O grupo de Porto Alegre fundado pelos ex-Toccata Magna (banda que se apresentou no inesquecível Live and Louder em 2005) Fabiano Müller (guitarra) e Ricardo Durán (backing vocal, violão e instrumentos de cordas andinos) está lançando seu primeiro álbum completo, “New Eldorado” (2010), sendo o grupo bastante recente, surgido no ano de 2008, mas contando com músicos experientes.

A banda passou por uma mudança em sua formação, com a entrada de Gui Antoniolli (ex-Anaxes). Completam o time Duca Gomes (bateria), Alexandre Tellini (guitarra), Rafael Martinelli (baixo) e Luciano Thumé (teclados).

O grupo tocou um set relativamente curto (apenas seis músicas, sendo duas covers), mas que pode mostrar o que vem aí no seu disco de estréia.

Tierramystica se apresentou pela primeira vez em Ijuí, mas muitas pessoas que estavam ali já sabiam o que esperar por ter visto apresentações em outras cidades. Embora a banda tenha crescido muito em termos musicais e de presença de palco, ainda assim o público pouco ou quase nada se empolgou, mesmo com as tentativas dos músicos, especialmente do simpático vocalista, membro do projeto Soulspell (que no segundo trabalho a sair este ano contará com grandes nomes, como Blaze Bayley e Tim Owens).

O grupo inicia com a melhor música já feita pela banda, a ótima “Golden Courtyard”, que abre muito bem a apresentação bastante curta. Seguiram com a faixa-título da sua primeiro demo, chamanda “New Eldorado”, gravada originalmente com a banda pelo ex-vocalista André Nascimento.

Porém, conquistaram o público ao tocarem os covers de Avantasia (com “Sign of the Croos”, cujo refrão foi cantado a plenos pulmões pelo público) e, ao término do show, “Fear of the Dark” (Iron Maiden) foi “acrescentada” o estilo próprio da banda, além do vocalista principal Gui Antoniolli e de Durán brincarem com a platéia, dividindo-a ao meio para ver qual o lado é “mais metal”, como falou o vocalista (numa clara imitação ao Edu Falaschi no ao vivo com o Angra “Live in São Paulo”).

Ainda falta ao público conhecer mais a banda. Mas com certeza após a apresentação, quem lá esteve e pode conferir a habilidade e criatividade (sem falar na ousadia) do grupo vai procurar conhecer mais o som deles. Além disso, essa foi a última apresentação deles antes da turnê como banda de abertura do Epica, grupo holandês de Metal Sinfônico que retornou ao Brasil pela terceira vez. A Tierramystica tocou com eles em Porto Alegre (resenha deste em breve), Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. Ótima escolha.

O apresentador do evento retorna ao palco e anuncia a banda local Excellence, grupo de Hard Rock que está lançando nos próximos meses seu primeiro disco completo “Against the Odds” (2010) e que já conquistou a região toda, inclusive tendo músicas suas tocando numa rádio do Canadá.

Muito interessante a legião de fãs que o grupo tem na cidade e arredores, pois era bastante comum ver pessoas usando camisetas do grupo, num apoio incondicional a maior banda de região na atualidade.

O grupo começa tocando “Won't Listen to Fools”, de longe a melhor música para abrir um show, seguido de “Dirty Way” (single do álbum), o maior hit da banda e que é cantada por muitas pessoas no show. Seguem com cover dos clássico “Rock You Like a Hurricane” (Scorpions) e “Smoke on the Water” (Deep Purple). Com certeza o momento de maior agitação do público até ali.

Porém, como tudo parecia estar indo muito bem (exceto pela falha no microfone de Durán na apresentação anterior) na composição do grupo “Serves You Right” as guitarras de Valterson Wottrich (vocal e guitarra) e Lucas Prauchner (guitarra) somem, tendo o grupo que tocar a canção apenas com vocal, bateria (tocada por Marcos Rigoli) e baixo (de Robson Van Der Ham). De vez em quando o som voltava e até o solo de Prauchner foi prejudicado.

Mas foi muito legal ver o apoio do público à banda, com alguns fãs na frente gritando o nome da banda após essa falha da produção. Para fechar o show, o cover mais que perfeito para a inesperada “You Turn” do Helloween, com direito a violão acústico e tudo. Também não poderia faltar Iron Maiden, e “The Clairvoyant” é tocada, tendo a participação do vocalista Alex “Dickinson” Ximú, conhecido em seu tempo áureo como uma das promessas do Metal no Rio Grande do Sul, cantando inclusive ao lado de André Matos com o Shaman em São Paulo.

Sem demora, Hangar vem ao palco e quando o pano da bateria de Aquiles Priester cai, a galera delira e o grupo aparece logo depois.

É a primeira apresentação da banda na região, agora fazendo parte da turnê “The Infallible Tour 2009-2010”, que divulga o novo disco “Infallible” (2009) e apresenta o novo vocalista Humberto Sobrinho (ex-Glory Opera). Poucos dias antes o grupo dava inicio a turnê na capital gaúcha (você encontra resenha do show no Wiplash). Aliás, essa foi a segunda apresentação da nova turnê.

O grupo começa com uma abertura que deixa todos ansiosos. Eis que começam com a pedrada “The Infallible Emperor (1956)”, que empolga de vez. Grande parte das músicas executadas sairam do novo disco, como “Some Light to Find My Way”, tendo ótima recepção e sendo uma das mais ouvidas do novo álbum. Também em seguida desse “Color Blind”, que dá um show a parte especialmente com seu ritmo cadanceado, com os ótimos backing vocals do baixista Nando Mello.

Completando esse grande time de mestres, Fábio Laguna detonou nos teclados, sendo considerado o melhor tecladista nacional e, embora não abuse dos teclados no Hangar, deixou os fãs do instrumento muito satisfeitos na apresentação.

Deixando de lado por ora o novo disco, presenteiam os fãs com “Forgive the Pain”, do disco anterior “The Reason of Your Conviction” (2007) e que é uma das grandes músicas da banda. Interessante ver Sobrinho cantando, dando uma abordagem diferente do vocalista anterior Nando Fernandes (ex-Cavalo Vapor).

“Savior” (de “Inside Your Soul”, do ano 2001) dá continuidade às pauladas e nessas alturas a banda já havia conquistado o público. Seguem com a ótima e esperada “One More Chance”, do disco anterior e que mostra que realmente Sobrinho é um substituto à altura do outro vocalista.

Mas uma das canções mais esperadas pelos novos fãs e do novo álbum foram “Time to Forget”, que pegou o público de primeira e até quem não havia ouvido ainda se pegava curtindo, principalmente pela melodia que o mais que competente guitarrista Eduardo Martinez criou para ela. É notável, como nas demais canções, a tranquilidade de Humberto Sobrinho em cantar, sendo bastante simpático e muito à vontade com a banda que “carrego no peito”, nas suas palavras.

Seguriram o show com “To Tame a Land”, antes do solo curto de Martinez que muito agradou a galera, entretanto, talvez pelo atraso da apresentação, sentimos falta do solo de Aquiles Preister, tão conhecido que possui até nome próprio (PsychoSolo) e produtos como camisetas e baquetas.

Continuando a apresentação, “Legions of Fate” arregaça e um medley de “Last Time”(1999), disco que detona também.

Obviamente faltava a mais conhecida e considerada a melhor música da carreira da banda: “Call Me in the Name of Death”. E essa Sobrinho acertou, dispensa apresentações. Matou a pau!

Antes de sairem para o bis, mais uma do novo disco. “Dreaming of Black Waves”, single do disco, tendo inclusive um video clip gravado, com a participação de Stefanie Schirmbeck (vocalista da banda Holiness). Ao vivo, a banda tocou com Sobrinho apenas e mostra porque foi a escolhida para divulgar o álbum (ela foi o segundo vídeo mais tocado em uma semana na MTV brasileira).

Saem para o bis. Voltam e Aquiles resolve dar uma palavra com o público, reforçando que irão dizer ao mundo todo que o pessoal de Ijuí “é foda”. Esse foi um dos poucos momentos em que se podia ver o baterista, já que a bateria dele era imensa.

Também falou que, pelo adiantado da hora, até a polícia estava do lado de fora (acho que ninguém foi verificar para saber se era verdade) e que, assim, teriam que tocar apenas mais duas das seis músicas preparadas. Porém, prometeu que voltarão ainda este ano para Ijuí em mais um show. Torcemos que não estivesse falando da turnê como banda de apoio do primeiro vocalista do Iron Maiden Paul Di’anno, que voltaria ao Brasil em mais uma longa turnê e a exemplo do ano passado (quando teve o apoio dos também gaúchos Scelerata) retornaria cantando agora o primeiro disco da Donzela na íntegra. Porém, a turnê foi cancelada.

Voltando às músicas, tocam “TROYC” (do EP homônimo de 2006) e, para surpresa de muitos que não sabiam do set list do show de Porto Alegre, “Master of Puppets” (Metallica) numa suposta homenagem à passagem do Metallica pelo Brasil e o Rio Grande do Sul dois meses antes.

Assim, despedem-se, distribuindo palhetas, baquetas autografadas e peles de bateria.
Deixando a sensação de que finalmente Ijuí e região puderam presenciar apresentações de nível internacional, com uma produção que, pelo menos no show do Hangar, não deixou a desejar.

Mas, para completar a noite, a galera ainda pode tirar fotos com as bandas, pegar autógrafos e a festa continuou em uma casa de shows (ao som Punk Rock), podendo você encontrar com alguns integrantes do Tierramystica e Hangar por lá.

Todos sairam com a certeza e satisfação de que o Brasil tem bandas excelentes e que com trabalho, participação e apoio a região esquecida do noroeste do Rio Grande do Sul, bem como muitas outras do país, podem organizar grandes eventos com grandes bandas.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Orkut e sites das bandas
Excellence: http://excellencerock.com/
Tierramystica: http://www.myspace.com/tierramystica
Hangar: http://www.hangar.mus.br/

Set list da Tierramystica

Golden Courtyard
New Eldorado
Celebration to the sun
Sign of the Cross (Avantasia)
Spiritual Song
Fear of the Dark (Iron Maiden)

Set list da Excellence

Won't Listen to Fools
Dirty Way
Rock You like a Hurricane (Scorpions)
Smoke on the Water (Deep Purple)
Serves You Right
Your Turn (Helloween)
The Clairvoyant (Iron Maiden)

Set list da Hangar

The Infallible Emperor (1956)
Some Light to Find my Way
Colorblind
Forgive the Pain
Savior
One More Chance
Time to Forget
Intro + To Tame a Land
Solo/Legions of Fate + Medley Last Time
Call me in the Name of Death
Dreaming of Black Waves
TROYC
Master of Puppets (Metallica)

Um comentário:

Rafa Librenz disse...

Legal o texto, cara!

Realmente, essa noite foi memorável.

O som do show do Hangar estava inacreditavelmente bom.

E o local é simplesmente matador pra assistir show. Acústica e visão de palco perfeitas.