quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ousando com Sucesso no Metal Sinfônico: Sons of Seasons

Com som encorpado, banda de Oliver Palotai tem tudo para seguir como forte nome do Metal Sinfônico

Até pode ser que em 2009, quando a Sons of Seasons lançou seu 1° álbum “Gods of Vermin” ainda soasse como “projeto paralelo" do Oliver Palotai, tecladista e membro do Kamelot, ou ainda a banda dos dissidentes da banda Blaze, do ex-vocalista do Iron Maiden Blaze Bayley.
A verdade é que, embora o disco tenha sido muito bem aceito, é com “Magnisphyricon”, lançado ano passado (2011), que a banda alemã ganha um caráter de banda grande, ou, pelo menos, como uma das melhores do estilo que se autodenominam Dark Symphonic Metal.
Isso porque temos um clima que remete aos discos mais recentes do Kamelot, com a atmosfera obscura, mas temos maiores variações instrumentais, além do sensacional vocal de Henning Basse (ex-Metalium), que sabe a exata noção de melodia e peso, arriscando vocais “rasgados” que, num lugar e noutro, lembram Jon Oliva (Savatage, Jon Oliva’s Pain).


Banda traz elementos básicos do Metal Sinfônico acrescido de ousadias

Deixando de lado as comparações, só mais uma em relação ao Kamelot: tanto no álbum de estreia quanto nesse mais recente: a bela e talentosa Simone Simons (Epica) dá ar da sua graça em algumas participações. Também pudera, na banda do namorado Palotai, assim como no Kamelot, a ruiva abrilhanta muito a sonoridade. Um elo ligando essas três bandas.
“Magnisphyricon” vai agradar quem curte peso, melodia, incluindo uso do lado mais obscuro do Metal Sinfônico, flertando muito com o Gothic Metal de bandas como Nightwish (na sua fase inicial) e, claro, Kamelot e Epica (fãs de qualquer uma dessas duas bandas são obrigados a conhecer esta).


Acompanham Basse e Palotai o jovem baterista Daniel Schild (o cara conseguiu ousar num gênero em que a bateria não é muito exigida tecnicamente), o guitarrista Pepe Pierez (que divide os riffs com o próprio Palotai) e o baixista Jürgen Steinmetz.

Com esse time, a banda nos brinda com um disco que beira a perfeição dentro do que se propõe. Músicas como “Into the Void”, “Soul Symmetry” e “Bubonic Waltz” são porradas na orelha imersa em melodia (estranhou? Só ouvindo para saber).
Mas os destaques máximos ficam, com certeza, para “Nightbird’s Gospel” e “Tales of Greed” que mostram que Sons of Seasons tem, sim, que seguir como uma banda séria e com essa mesma formação. Ouça essas canções e me digam (e me desculpem os fãs incondicionais de Kamelot) se esse álbum não supera os últimos discos da banda “principal” de Palotai.
Como já falado, Simone volta participa mais uma vez, agora em “Sanctuary”, música mais cadenciada do álbum e que traz sua voz como grande destaque, num refrão marcante.
Ficar descrevendo o disco não é o ideal. O que você precisa fazer mesmo é dar jeito de ouvir (procure no Youtube, baixe e compre o álbum) e tirar suas conclusões. Mas uma coisa é certa: estará diante de um disco que foge do convencional, mas não abandona em momento algum a base do Metal Sinfônico. Altamente indicado.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Sons of Seasons
Álbum: Magnisphyricon
Ano: 2011
País: Alemanha
Tipo: Dark Symphonic Metal/Metal Sinfônico

Altamente indicado aos fãs de Kamelot e Epica

Formação
Henning Basse (Vocal)
Oliver Palotai (Teclados e Guitarra)
Pepe Pierez (Guitarra)
Jürgen Steinmetz (Baixo)
Daniel Schild (Bateria)



Tracklist
1.Magnisphyricon: Temperance
2.Bubonic Waltz
3.Soul Symmetry
4.Sanctuary
5.Casus Belli I: Guilt's Mirror
6.Magnisphyricon: Adjustement
7.Into the Void
8.A Nightbird's Gospel
9.Tales of Greed
10.Lilith
11.Casus Belli II: Necrologue to the Unborn
12.Magnisphyricon: The Aeon
13.1413
14.Yesteryears

Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial
Myspace
Twitter
Facebook

Com essa garota propaganda, você ainda vai pensar duas vezes em comprar um disco da banda?

2 comentários:

Valentin Trevizani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valentin Trevizani disse...

Ultimamente estou ouvindo mais metal Sinfônico, no entanto só ouvi a fundo até agora Epica e Nightwish. Vou ouvir essa banda Sons of Seasons e ver como é.
Tem certeza que a garota propagando é a Simone Simons? UAUSHUahsua Está diferente... Mas é isso ai.. Simone é foda nos vocais..