Jovem banda tem tudo para estourar em 2012 |
Dentro da cena musical, sobretudo da música pesada, um ano é praticamente nada. Ninguém melhor do que a Fortress, que completa um ano agora, para mostrar que, com trabalho duro e competência, pode fazer muito em tão pouco tempo.
Falo muito porque uma a cada 100 bandas conseguem compor, gravar e lançar algum material inédito e próprio em poucos meses de existência e, ainda mais raro, com a qualidade perfeita como é o EP “Shatter This Prison”, primeiro registro da jovem Fortress.
EP de estreia da banda sulista tem tirado o sono de quem o ouviu |
Formada em 2011, conta com cinco competentes músicos da cena metálica do sul do Brasil (a banda surgiu em Florianópolis/SC), contando com alguns membros que saíram do Rio Grande do Sul.
Marcelo Rosa (G) |
Rafa Dachary (Bateria) |
Para quem possa estar mais ligado, trata-se da nova banda do baterista Rafael Dachary, que ficou conhecido por ter ganho o concurso do Hangar Day (e tocando com o Hangar ao vivo) e por fazer parte da Drunk Vision, banda que encerrou as atividades.
O que temos na banda formada por Marcelo Rosa (guitarra), Alvim Ferreira (guitarra), Marcello Zibetti (vocal), Pierre Buchmann (baixo) e Rafael Dachary (bateria) é algo que muitas bandas tem apostado ultimamente no Brasil, tendo uma “safra” que eu já considero a melhor do mundo: o Prog Metal com levadas pesadas, alguns vocais mais agressivos e riffs e passagens beirando o Thrash Metal.
Mas o que tinha para ser apenas mais uma banda, se destaca pela ousadia e pela empolgação que as duas faixas do EP, a faixa-título e “A New Consciousness”, acabam por apresentar esse grupo que, ainda semi-embrionário, tem tudo para se transformar em um monstro.
Alvim Ferreira (G) |
Pierre Buchmann (B) |
Estando disponível para download, você poderá conferir o grande e marcante vocal de Marcello, aliado aos riffs pesados e certeiros da dupla de guitarristas, que não medem esforços para nos brindar com uma enxurrada de notas. Não vai ficar parado diante da cozinha formada por Dachary e Buchmann (este, aliás, tocava na extinta banda Orion, de Ijuí/RS, que tive oportunidade de ver ao vivo certa vez), que destroem tudo, sobretudo em “A New Consciousness”.
Falei até agora apenas dos músicos, mas o trabalho também é de mérito do produtor Adair Daufembach, conhecido pelo ótimo trabalho com as bandas Hangar, Project69, Holiness, Traycey e outros (grandes e novos nomes da cena pesada brasileira) e, como não poderia faltar quando o assunto é qualidade, a arte desenvolvida por ninguém menos que Gustavo Sazes que deveria dispensar apresentações, já que é um dos artistas da Century Media e responsável pelas melhores e principais capas de Heavy Metal dos últimos anos (já falamos dele várias vezes aqui no blog).
Marcello Zibetta (V) |
Não vou ficar descrevendo as canções, pois se você teve paciência de ler esta postagem, com certeza já está curtindo o som da banda ou irá direto conferir de perto o EP, na certeza de que esse pequeno monstro poderá se tornar uma referência e se destacar já agora em 2012. Não vai ficar de lado, certo?
Stay on the Road
Texto: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Fortress
Álbum: Shatter This Prison (EP)
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Prog Metal/Heavy Metal/Thrash Metal
No estúdio |
Formação
Marcello Zibetti (Vocal)
Marcelo Rosa (Guitarra)
Alvim Ferreira (Guitarra)
Pierre Buchmann (Baixo)
Rafael Dachary (Bateria)
Tracklist
01. Shatter This Prison
02. A New Consciousness
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre essa promissora banda
Hotsite (para download do EP gratuito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário