sexta-feira, 4 de maio de 2012

América do Sul é Iron Maiden: Lançado DVD Gravado no Chile

"En Vivo!" é o primeiro DVD da banda inglesa gravado na América do Sul fora do Brasil


Em 2001 o Iron Maiden estava acabando sua turnê “Brave New World Tour”, que divulgava o primeiro disco depois da volta de Bruce Dickinson (vocal) e Adrian Smith (guitarra) e aportaram, para último show, no Rio de Janeiro, na terceira edição do Rock in Rio. Desse espetacular show, tivemos um DVD/CD duplo, que mostrou ao mundo (como nunca antes) a força do nosso público [Nota do editor: Em 1985 a banda tocou na primeira edição que foi gravada, mas só foi lançada oficialmente há alguns anos atrás].

Depois vieram DVDs gravados na Alemanha (“Death on the Road” de 2004) e um geral pelo globo (“Flight 666” em 2009), até a banda sair em turnê de divulgação de seu recente “The Final Frontier” (2010) e voltar mais uma vez para vários shows na América do Sul.

Dave Murray (esq.) e Adrian Smith (dir.) mantendo as guitarras uníssono desde 1981
Embora tenha se apresentado em seis datas aqui no Brasil, desta vez foi o público de Santiago, capital do Chile, merecedor de ser o protagonista do novo DVD lançado agora, “Em Vivo! Live at Estádio Nacional” (2012), show realizado um ano antes.

 O DVD duplo traz a qualidade indiscutível dos DVDs da banda. A grande novidade e diferencial é o uso de várias câmeras simultâneas, ou seja, boa parte das cenas apresentam várias quadrantes focando em cada integrante e/ou no público, tudo ao mesmo tempo, algo não feito ainda pela banda.

Bruce Dickinson comandando o público, como sempre

O set list é o regular da turnê, trazendo os sempre presentes clássicos como “The Trooper”, “Fear of the Dark”, “2 Minutes to Midnight” e “Iron Maiden”, mas destacando, claro, as novas composições (executaram 5 do novo disco) e retomando duas músicas “esquecidas” das últimas turnês, “The Wicker Man” e “Blood Brothers”, ambas do “Brave New World” (2000), sendo que a primeira traz um riff inicial tocado pelo Adrian Smith diferente da versão original e, mesmo não sendo tão empolgante quanto a versão gravada no Rio, é um dos pontos altos (principal hit da última década da banda). Já em “Blood Brothers”, coube uma declaração emocionante de amor aos fãs, capitaneada pelo Bruce, que lembrou (à exemplo do restante da tour) os problemas com os fãs no Japão e em nações conflituosas (Egito, Líbia, etc).

Cena do DVD, com as câmeras simultâneas 

O primeiro DVD traz o show. Já o segundo traz além do vídeo clipe de “The Final Frontier”, o making of do mesmo. Ponto alto é o cuidado nas legendas, presente em várias línguas, incluindo a portuguesa.
            
Mas o grande destaque desse DVD extra é o documentário de mais de uma hora e meia sobre a turnê, dando clara ênfase à produção da mesma, com pouca participação da banda, sendo notório a homenagem que fizeram à imensa equipe de envolvidos que possibilitaram que a banda realizasse duas voltas ao redor do globo com o “Ed Force One” (avião da banda).
            
O gigante Eddie foi usado em poucos shows. No destaque, o líder Steve Harris (Baixo). Foto: Victor Millanao
Ficamos conhecendo como o avião foi preparado, como ele transporta as cargas, conhecemos quem são os técnicos pessoais de cada integrante, quem é responsável pelas luzes, som e vestimenta da banda, como a banda monta seu set list, e muito mais.

Chilenos fanáticos pelo Maiden
Única coisa que me chateou foi a não menção dos shows de Curitiba e Rio de Janeiro (este que foi adiado devido à problemas na grade no inicio do show). Estando eu no primeiro e vendo que a produção filmava, esperava que algo aparecesse, como apareceram sobre os shows em São Paulo e Belém.
            
De maneira geral, “Em Vivo!” mais se destaca especialmente pela forma que foi editado, além, claro, de trazer músicas como “The Final Frontier” (e sua introdução doida), “El Dorado” e “When the Wild Wind Blows” (que a banda conta que entrou no set list unanimemente) pela primeira vez.

Mas, com certeza, o carinho e fanatismo dos fãs chilenos são o foco do disco, mostrando que se antes o Brasil era referência em termos de público, agora toda a América do Sul mostra seu amor pela banda, que tem tocado nas últimas turnês nos nossos vizinhos Argentina, Colômbia e, claro, Chile. A América do sul é do Iron Maiden e o público prova isso mais uma vez.

Stay on the Road

Texto: Eduardo Cadore
Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Iron Maiden
Álbum: Em Vivo! Live at Estádio Nacional, Santiago
Ano: 2012
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal
Gravadora: EMI

Formação
Bruce Dickinson (Vocal)
Steve Harris (Baixo e Vocal de Apoio)
Dave Murray (Guitarra)
Adrian Smith (Guitarra)
Janick Gers (Guitarra e Violão)
Nicko McBrain (Bateria)



DVD I (120 minutos)
01. Satellite 15
02. The Final Frontier
03. El Dorado
04. 2 Minutes to Midnight
05. The Talisman
06. Coming Home
07. Dance of Death
08. The Trooper
09. The Wicker Man
10. Blood Brothers
11. When the Wild Wind Blows
12. The Evil That Men Do
13. Fear of the Dark
14. Iron Maiden
15. The Number of the Beast
16. Hallowed Be Thy Name
17. Running Free

DVD II (extras 102 minutos)
Documentário “Behind the Beast” (90 minutos)
Vídeo versão do director “Satellite 15... The Final Frontier”
Making of “The Final Frontier Video”
Introdução “The Final frontier World Tour”

Saiba onde comprar o DVD/CD clicando aqui.
Assista trailer do DVD


Veja o trailer do documentário "Behind the Beast"


Um comentário:

Valentin Trevizani disse...

Ae cara, to doido para comprar esse DVD, tenho todos os CD's de estúdio e mais alguns DVD's de turnês e entrevistas. Preciso desse para aumentar minha coleção, sou viciado em Iron Maiden.
Cara, to começando um blog também sobre rock: http://partituraempauta.blogspot.com.br/
Da uma olhada lá, vou te seguir.
Abraço