domingo, 31 de março de 2019

Ataque ao Fígado V: os portões do inferno se abrem novamente



Era chegado a hora do primeiro show da banda mais old school do Brasil em solo gaúcho, os cariocas do Apokalyptic Raids desembarcam no RS para o Festival “Ataque ao Fígado V” que aconteceu na cidade de São Leopoldo na Embaixada do Rock.


Mas o dia 16/03 não ficou marcado só pela vinda do Apokalyptic Raids, pois tínhamos ainda o show de 35 anos de estrada do Leviaethan e grandes bandas de abertura para enaltecer ainda mais a qualidade do nosso querido underground.

Devido a questões de deslocamento não conseguimos acompanhar os dois primeiros shows da noite, com as bandas Sömbriö e Atomic Roar.


Ao chegar ao local os gaúchos do Leviaethan já se preparavam para sua destruição sonora, e não demora muito para o couro comer sem limites com seu Thrash Metal visceral, apresentando as composições clássicas dos seus dois primeiros álbuns (“Smile” e “Disturbed Mind”) e presenteando os fãs com uma composição inédita. São 35 anos de história que dispensam comentários e apresentações, sempre é bom ver os dinossauros do Metal em forma e mostrando que ainda tem muita lenha para queimar.




Em seguida era chegada a estreia do Apokalyptic Raids no Rio Grande do Sul, trazendo a tour de seu novo álbum, “The Pentagram”, e o que presenciamos foi um show animal, mostrando o porquê de serem uma das bandas mais respeitadas do underground nacional. Uma banda coesa e muito precisa ao vivo, em um setlist que passou por toda sua discografia, mas privilegiando seu novo trabalho, que mantém a mesma qualidade old school e insana dos anteriores. Agitando os presentes tendo mosh, rodas e muita “bateção” de cabeça, não dando espaço para respirar. Um show antológico de uma banda antológica, que voltem o quanto antes!


Algo que gostaria de ressaltar é o pouco público que compareceu nesta edição do “Ataque ao Fígado”, infelizmente uma constante em qualquer evento underground da atualidade, onde os ditos “headbangers” não comparecem e deixam de presenciar shows fantásticos, seja dos grandes ou das bandas novas que surgem e mantêm a chama do som pesado acesa.


Fechando a noite tivemos os gaúchos da Evilcult e o seu Speed/Black Metal no meu melhor estilo Sarcófago e Hellhammer. Mesmo madrugada a dentro seus admiradores ficaram até o final, e proporcionaram mais moshs e rodas insanas, enquanto a Evilcult despeja seu culto maligno de forma empolgante e agressiva, não deixando ninguém parado. Um show que passou dos 40 minutos tendo a participação de Leon Manssur e com os bangers clamando por mais um som ao final da apresentação. Mais um sangue novo na cena, e que mostra que vieram para incendiar e manter o underground ainda mais vivo.



Os portões do inferno se fecham novamente em São Hell e fica o nosso agradecimento a produção do “Ataque ao Fígado”, que nada contra a maré e nos brinda com excelentes bandas de diversas partes do país enaltecendo o Metal old school.


Cobertura por: Renato Sanson
Fotos: Uillian Vargas


Nenhum comentário: