terça-feira, 29 de setembro de 2009

Clássicos: Accept e seu Metal Heart


Era a década de 1980, considerada pela grande maioria de fãs de Metal como a década em que o estilo de vida e sonoro estava em seu auge, com as maiores bandas da história do gênero despontando, como Iron Maiden, Metallica, Judas Priest.

Na Alemanha, conhecida por criar o Power Metal, surgia a Accept, banda de Heavy Metal que, segundo muitos, foram a principal influência para o surgimento do Metal mais rápido e agudo.

Tendo o nanico Udo Dirkschneider nos vocais agudos e “rachados”, além dos mestres ao nível de nomes como Randy Rhoads (primeiro guitarrista de Ozzy Osbourne) Wolf Hoffmann e Jörg Fischer nas guitarras, um dos bateras mais criativos da década Stefan Kaufmann e o baixista Peter Baltes (sempre com ótima presença no palco), a banda lança em 1985 o seu maior clássico e com certeza um dos 10 discos de Metal mais significativos na história.

Com o nome de Metal Heart e uma capa, no mínimo tosca (como tinha que ser mesmo), a banda estava vindo de um sucesso ascendente depois do ótimo “Balls to the Wall” dois anos antes. Este disco em questão, que merece agora um espaço na sessão Clássicos, simplesmente pôs a banda como referência mundial.

Era o sexto álbum da banda e, apenas quatro anos depois a banda se dissolveria (retornando, sem sucesso, mais tarde). Talvez eles não tenham sabido administrar o estrondosos sucesso.

Podemos perceber no DVD Metal Blast From The Past (2004) o quanto essa turnê foi grandiosa, com shows ao redor do mundo, inclusive no Japão (que rendeu o show mostrado no DVD).

Impossível ficar indiferente à sons como “Metal Heart” (regravada de forma bem interessante pelo Dimmu Borgir), “Midnight Mover” (o clip dessa faixa assolou a década de 80), “Screaming For a Love-Bite” (com um riff tão melódico que até as bandas de Power Metal não conseguem fazer), “Too High to Get It Right” é um Hard Rock sem comparações e “Living for Tonite” também não fica para trás.

As demais são, no mínimo, interessantes, pois este disco não pode ser ouvido aos pedaços. Se você iniciar com Metal Heart (o que é obrigatório, pois abre o disco e é um mega clássico), vai querer ir até o fim.

Mais um ponto para a Alemanha. Aliás, para os fãs de plantão, a banda retornará Às atividades, obviamente sem Udo (agora com Mark Tornillo nos vocais), mas pelo menos será a segunda tentativa de volta. Quem sabe um dia teremos o baixinho de volta...

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Accept
Álbum: Metal Heart
Ano: 1985
Tipo: Heavy Metal
País: Alemanha
Link (do blog Bunalti): http://rapidshare.com/files/137813571/Accept_-_1985_-_Metal_Heart_-_by_Skhrnykhsk_-_MusikFactory.rar

Formação

Udo Disrkschneider (vocal)
Wolf Hoffmann (guitarra, backin vocal)
Jörg Fischer (guitarra, backin vocal)
Peter Baltes (baixo, teclados, backing vocal)
Stefan Kaufmann (bateria)

Tracklist


1.Metal Heart
2.Midnight Mover
3.Up to the Limit
4.Wrong Is Right
5.Screaming for a Love-Bite
6.Too High to Get It Right
7.Dogs on Leads
8.Teach Us to Survive
9.Living for Tonite
10.Bound to Fail

Um comentário:

Igor Maxwel disse...

Pelo que eu sei, o álbum mais importante do Accept e um dos 10 mais importantes do estilo é o anterior Balls to the Wall (1984), mas Metal Heart é o meu disco favorito da banda alemã com os vocais do baixinho Udo Dirkschneider, tal como é Blind Rage (2014) o meu favorito dos mais recentes trabalho do Accept, com o monstruoso vocalista Mark Tornillo (o cara é foda mesmo!).