segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ozzy Osbourne Gritando Novamente Para o Mundo Ouvir



Vocês podem até dizer que um cara que ajudou na criação do Heavy Metal não tem mais nada a provar, de que poderia lançar discos péssimos que ainda assim seriam clássicos. Até certo ponto concordo, mas em relação à Ozzy Osbourne, acredito que este ainda devia provar que, com seus 60 e tantos anos, saberia fazer um disco tão bom quanto seus clássicos dos anos 80 e 90.

Convenhamos que esta década de 2000 não foi lá grande coisa. Além de ter lançado apenas dois discos inéditos de estúdio (“Down to Earth” e “Black Rain”), além de um fraco disquinho de covers (“Under Cover”), apenas o primeiro destes é digno de nota, embora diferente do que o Madman estava fazendo até aquele momento.

Dividindo o palco com Zakk Wilde (Black Label Society), os dois já não estavam mais cabendo no mesmo. E como Ozzy mesmo disse, sua banda estava soando parecida com a banda dele, o que é um fato. Se tem disco pior que “Black Rain” (2007) na discografia de Ozzy, por favor, não me mostrem.

Mas as coisas começam a se ajeitar. Com a entrada do ‘novato” (novato para quem for tocar com um dos pais do Metal) Gus G (ex-Firewind, Dream Evil) nas guitarras, a banda tomou novos ares.

O novo disco que acaba de sair chama-se “Scream” (2010) e é, disparado, o melhor trabalho do cara desde “No More Tears” (1992). Talvez vocês possam dizer que é cedo demais para afirmar isso. Talvez, mas o fato é de que a banda executa perfeitamente um Heavy Metal clásico sem soar velho, parecido com outra coisa.

Talvez a exceção seja a faixa de abertura, “Let It Die”, com bastante efeitos eletrônicos perceptíveis, talvez ainda resquicios do disco anterior. Mas a banda colocou todos esses elementos mais “artificiais” nessa faixa, deixando para as 10 restantes um som bastante orgânico, facilmente imaginável de tocar ao vivo.

São muitas as ótimas faixas. “Let Me Hear You Scream” foi a primeira faixa liberada do disco e já supreendeu por mostrar a habilidade do novo guitarrista e o peso e velocidade da música. Uma das melhores faixas do disco.

Também “Soul Sucker” também é pesada, assim como “Diggin’ Me Down”, que detona. “I Want It More” também é uma das melhores faixas, com bastante força mesclada com refrão grudento.

Obviamnte não podiam faltar algumas baladas, que Ozzy ultimamente tem errado o alvo, mas que há alguns anos atrás sabia fazer muito bem.

Agora, as músicas “Life Wan’t Wait” e “Time” são perfeitas, mostrando toda a melodia possível num som Heavy Metal. Na primeira confira o baixo de Rob Nicholson, que melodia perfeita. Na segunda, a vocalização de Ozzy é o destaque, bem como os dedilhados de Gus G e os teclados de Adam Wakeman. Ainda no bojo das baladas, a última faixa, um declaração de apenas um minuto, “I Love You All”, termina o disco no mínimo de modo inusitado.

As demais faixas também agradam nas primeiras audições, como “Crucify”, “Laitimer's Mercy” e “Fearless”.

Ozzy me surpreendeu positivamente com “Scream” (2010), que facilmente configurará como um dos grandes discos do cara, especialmente se comparado ao que ele tem realizado nos últimos anos.

O velhinho pode até estar “se arrastando” pelos palcos, cantando já sem fôlego (certas passagens do disco até parece desafinar), mas é Ozzy, o cara que ao lado de Iommi, Buttler e Ward “inventaram” o Heavy Metal.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Ozzy Osbourne
Álbum: Scream
Ano: 2010
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal


Formação

Ozzy Osbourne (Vocal)
Gus G (Guitarra)
Rob Nicholson (Baixo)
Tommy Clufetos (Bateria)
Adam Wakeman (Teclados)



Tracklist

1.Let It Die
2.Let Me Hear Your Scream
3.Soul Sucker
4.Life Won't Wait
5.Diggin' Me Down
6.Crucify
7.Fearless
8.Time
9.I Want It More
10.Laitimer's Mercy
11.I Love You All

2 comentários:

Anônimo disse...

achei fraquinho demais pro esperado

Eduardo Cadore disse...

É. Talvez não possa ser considerado um disco clássico assimd e cara, mas dentro do que o velho madman pode fazer, está de bom tamanho. Mas claro, aqueles anos 80 e 90 não voltam....Vlw pelo comentário!