terça-feira, 1 de junho de 2010

Novo Disco do Exodus e Um Thrash Metal de Respeito



Os norte-americanos do Exodus foram um dos pilares do Thrash Metal da chamada Bay Area, conhecida mundialmente como o berço genuíno do Thrash Metal.

Isso aconteceu em 1980, quando ainda Kirk Hammet (Metallica) era membro. Depois de alguns discos na década de 80, mudanças na formação, a banda encerra a carreira em 1993. Volta 3 anos depois mas sem muito alvoroço.

Com a inesperada e triste morte de Paul Baloff (Vocal) em 2002, tiveram problemas em conseguir um substituto definitivo, até trazerem novamente para os microfones Steve “Zetro” Souza. Este não perdura até a chegada do novato na banda Rob Dukes (Vocal).

Mas não é só de bons vocalistas que a banda conta. O líder fundador e único remanescente da banda em todo o período turbulento, Gary Holt, trouxe de volta às baquetas o baterista original Tom Hunting, que junto ao baixista Jack Gibson e o guitarrista Lee Altus lançam o sucessor de “Let There Be Blood” (2008).

O novo lançamento chama-se “Exhibit B - The Human Condition” (2010), podendo ser encarado como uma continuação de “The Atrocity Exhibition: Exhibit A” (2007), apenas musicalmente, diz Holt em entrevista.

O disco que é o 10º da banda é simplesmente matador. Não sou especialista em Exodus, mas arrisco dizer que o grupo conseguiu trazer nesse disco a força e pegada pesada e Thrash Metal verdadeiro dos anos 80.

As 13 faixas desmancham o aparelho de som com riffs rápidos, bateria com batidas fortes, vocal gritado com pegada Bay Area, o baixo de Gibson segue a bateria, como é de se esperar.

Os grandes méritos são as letras, cheias de críticas à sociedade e, como o título aponta, a condição humana. O som que Gary Holt arranca da guitarra é muito marcante e ele mostra novamente porque é um dos grandes nomes do cenário e líder da banda que sempre passou por muitas turbulências.

A banda havia lançado pouco antes do disco o single promocional de “Hammer and Life” (2010). A faixa é muito boa, mas “Downfall”, seu “lado b’ é muito melhor. É muita força e energia desse som.

Outros destaques para “The Ballad Of Leonard And Charles”, primeira do cd, “March Of The Sycophants” e “The Sun Is My Destroyer”, que fazem desse disco um petardo numa época como a nossa em que são os grandes e antigos que estão tentando manter vivo o original Thrash Metal.

Exodus de volta. A banda não estava inativa. Mas com esse disco vai se levantar e se bem trabalhado pelo grupo e gravadora, pode ser o passaporte para um patamar maior do que a banda já tem, e com os pés no presente e futuro, pois a banda por muitos é considerada apenas em seu passado e história.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Exodus
Álbum: Exhibit B - The Human Condition
Ano: 2010
País: EUA
Tipo: Thrash Metal


Formação

Gary Holt (Guitarra)
Rob Dakes (Vocal)
Tom Hunting (Bateria)
Jack Gibson (Baixo)
Lee Altus (Guitarra)



Tracklist

1.The Ballad Of Leonard And Charles
2.Beyond The Pale
3.Hammer And Life
4.Class Dismissed (A Hate Primer)
5.Downfall
6.March Of The Sycophants
7.Nanking
8.Burn, Hollywood, Burn
9.Democide
10.The Sun Is My Destroyer
11.A Perpetual State Of Indifference
12.Good Riddance
13.Devil's Teeth (faixa bônus)

Nenhum comentário: