segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Made in Brazil: Drowned – Disponibilizando Material Acessível de Qualidade


Drowned é uma banda natural de Belo Horizonte/MG, formada em 1994 que executa um Thrash/Death Metal moderno e de muita qualidade, mas só após um hiato de quatro anos conseguiram lançar sua primeira demo intitulada de “Where Dark And Light Divine...”.  Nesta época a banda contava com Fernando Lima (vocal), Thiago Rodrigues e Marcos Amorim (guitarras), Rodrigo Nunes (baixo) e Beto Loureiro (bateria). Este primeiro registro obteve excelente repercussão, levando o Drowned a participar de diversas coletâneas brasileiras.

Mas foi no ano de 2000 que eles conseguiram contrato com seu primeiro selo, o selo mineiro Cogumelo Records, uma parceria que levaria o Drowned a ser uma das bandas mais conhecidas do Metal nacional. Neste mesmo ano antes da gravação de seu primeiro álbum, Thiago Rodrigues deixa a banda e dá lugar a Rafael Porto. Após está pequena mudança, o Drowned lança no mercado seu primeiro álbum, “Bonegrinder”, com uma proposta de som não muito comum no Brasil, fazendo uma mescla de agressividade com muitas melodias e até mesmo incluindo algumas partes vocais limpas em seu som, não se prendendo a estilos, mas sendo original e criativo, ganhando muito status com a critica especializada.
Após o lançamento de “Bonegrinder” o Drowned parte para sua primeira excursão nacional passando por diversas partes do Brasil, mas está turnê acabou sendo interrompida devido o grave acidente de automóvel sofrido pelo guitarrista Marcos Amorim, sendo assim o Drowned só retomou suas atividades no ano de 2002.

Com a volta de Marcos, a banda lança um mini álbum chamado “Back From Hell”, onde contém algumas regravações e alguns covers, dando continuidade a turnê de divulgação do álbum “Bonegrinder”.

Eis que os anos de 2003, 2004 e 2005 seriam mais do que especiais para os mineiros, que entrariam numa seqüência matadora de lançamentos, começando pelo seu segundo álbum completo “Butchery Age”, com uma produção de alto nível e contando com o total apoio da Cogumelo Records, levando o Drowned a se tornar uma das primeiras bandas do país do gênero a ter um circuito de shows programado e controlado, que resultou em um total de 27 shows em todo o Brasil. Após esse estardalhaço na cena é lançado seu terceiro disco, “By The Grace Of Evil” onde é apresentado o novo guitarrista da banda, com a saída de Rafael Porto (após a turnê de divulgação de “Butchery Age”) dando lugar a Kerley Ribeiro, este novo petardo ainda mais agressivo e melódico consegue inovar e adicionar novos elementos em seu som, mas sem perder suas características agradando cada vez mais seus fãs. 

No ano de 2005 ainda divulgando seu terceiro trabalho o Drowned fez uma apresentação histórica no festival Porão do Rock, tocando para cerca de 30 mil pessoas e logo em seguida participou do show comemorativo de 25 anos da Cogumelo Records em Belo Horizonte, tendo um diferencial este show foi gravado pela Rede Minas e foi ao ar em horário especial dedicado ao evento, além de render para o Drowned o EP ao vivo “By The Evil Alive”.

Após mais uma mudança de formação com a saída do baixista Rodrigo Nunes sendo substituído por Wesley Ribeiro, o Drowned lança mais um grande álbum “Bio Violence” em 2006, um álbum que dividiria seus fãs, pois o Drowned sempre inovou a cada disco e nesse não seria diferente, sempre mantendo a agressividade característica do grupo, mas ainda mais melódico com grande variação rítmica e grande complexidade nos arranjos, levando os mineiros a um grande crescimento musical.

Este novo lançamento levaria o grupo a uma turnê fora do país para tocar em cinco países europeus entre março e abril de 2008 (Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Áustria e Suíça).

Neste mesmo ano de 2008 o Drowned completava 10 anos de existência e para comemorar esta data tão importante, foram disponibilizados vários materiais raros em seu site para download gratuito.

Em 2009 a banda lança pela Cogumelo Records o álbum “Box Of Bones” onde contem gravações de diversas épocas e ainda contendo um DVD bônus, com vários registros ao vivo coletado durante as ultimas turnês.

No ano 2010 o Drowned em parceria com a banda Necroskinner lança em Portugal pelo selo Metal Soldiers o split – “Bone’s Out”, onde contem sete músicas inéditas da banda.

Neste ano de 2011 o Drowned sofre mais uma mudança de formação: o baixista Wesley Ribeiro deixa a banda e quem retorna é o ex-guitarrista Rafael Porto, mas agora assumindo o posto de baixista. Em março deste ano, os mineiros retornaram ao estúdio para lançar mais um grande álbum no mercado que já tem o nome de “Belligerent”, que tem previsão para sair em outubro deste ano.

Bom, você que não conhecia esta grande banda, fica ai um pouco da história destes guerreiros do Metal nacional que passaram por grandes dificuldades, mas nunca abandonaram seus sonhos se mantendo forte na cena e se tornando uma das bandas brasileiras mais respeitadas fora do país.

Banda é um dos maiores nomes do Thrash brasileiro

Estes guerreiros estão disponibilizando em seu site uma incrível promoção de seu merchandising oficial, com um preço que realmente vai espantar até o headbanger mais otimista, o Drowned disponibilizou sua discografia completa a venda por menos de 15 reais cada álbum e ainda uma super promoção contendo todos os discos mais as camisetas oficiais por um preço super acessível, e ainda são disponibilizados para download gratuito os dois álbuns ao vivo da banda.

Então você, headbanger que gosta de ter coleções completas, corra atrás da sua, pois sai mais barato comprar os álbuns originais do Drowned do que fazer o download. Corra a trás da sua, pois eu já garanti a minha!

Texto: Renato Sanson
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Confira estas grandes promoções nos liks abaixo:
Confira também a resenha do álbum “Bio Violence” feita aqui no Road To Metal

Um comentário:

Anônimo disse...

No PLAY DA SEMANA: "3rd Round Knockout", não é o segundo e sim terceiro disco da banda. Abraço