sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sepultura do Brasil! A Estreia da Banda no Wacken Open Air


Banda brasileira finalmente uma das atrações principais do WOA

Por incrível que pareça, até o dia 06 de agosto de 2011, um dos maiores ícones do Thrash Metal mundial e, definitivamente, a maior banda de Metal brasileira, não havia tocado no palco daquele que é considerado o maior festival de Heavy Metal de mundo: Wacken Open Air.

Com mais de 25 anos de trajetória, o Sepultura já tocou nos quatro cantos do mundo, para milhares de dezenas de pessoas, dividindo o palco com os maiores nomes do gênero, como Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Motörhead, Black Sabbath, Dio, dentre outros, e sendo atração principal de centenas de festivais mundo afora.

Agora, depois de drásticas mudanças na formação e sonoridade na última década, o grupo brasileiro está se reencontrando novamente com “Kairos” (2011), último trabalho cuja turnê também incluiu apresentação em Wacken, na Alemanha.

Curiosamente, foi o primeiro show de Jean Dolabella desde seu afastamento devido a uma severa tendinite. Com isso, seis datas anteriores de shows na Europa contaram com o baterista do Torture Squad, Amilcar Christófaro que, pelo que consta, fez o trabalho muito bem.

Mas o que interessa é esse momento histórico para o Sepultura e o Metal brasileiro. A banda subiu ao palco durante o dia, em 06 de agosto, diante de cerca de 40 mil pessoas (números não oficiais) e, sem palavras, detonou diante de um público com pessoas de todo o mundo.

Com um show de menos de 60 minutos, Andreas Kisser (Guitarra), Paulo Jr (baixo), Jean Dolabella (bateria) e Derrick Green (vocal) levaram à loucura o público com clássicos da banda, iniciando o show de cara com nada menos que “Arise” e “Refuse/Resist”, quebrando tudo e preparando terreno para o material novo, este vindo na sequência com “Kairos” e “Just One Fix” (cover do Ministry).

Após uma semana de tratamento intensivo, Jean vence a tendinite e se destaca no show no Wacken!

A banda não perdeu tempo com muito papo, exceto mais ao final do show, com Kisser citando países da América do Sul que tinham representantes no público, enfatizando os brasileiros. Aqui, uma nota a parte: a quantia de brasileiro no festival é de impressionar.

Seguiu-se da nova fase da banda “Convicted in Life”, “Choke” e “What I Do!”, com a banda tocando um trecho de música do Black Sabbath, para Green (que não fará mais a guitarra base ao vivo) falar um pouco sobre o novo disco do grupo e deixar a mensagem de que o Sepultura é incansável em tocar música pesada, apresentando mais uma do disco “Kairos”, “Relentless” (que é muito empolgante ao vivo, embora um solo estranho de guitarra).

Da esquerda para direita: Paulo (baixo), Jean (bateria), Derick (vocal) e Andreas (guitarra)

Executaram, portanto, apenas três músicas inéditas, passando, assim, para os clássicos que tomariam o restante do show. Uma banda como o Sepultura pode se dar ao luxo de executar seus maiores clássicos na abertura do show, para deixar outros na finaleira. E foi o que fizeram. Seguiu-se “Troops of Doom” (com Derrick perguntando se a galera ali curtia o Sepultura old school), “Territory” (com Jean quebrando tudo!) e “Innerself”.

Para a parte final, o vocalista anuncia que a banda fará uma jam. Retorna ele para a percussão e, seguindo Dolabella na bateria, fizeram um dos grandes e diferentes momentos do show: executaram, com alguns novos arranjos, “Ratamahatta”, talvez a música mais tribal da banda, com Green e Kisser dividindo os vocais. É de arrepiar ver uma banda nacional, cantando em português um som tão tribal e, o melhor, o mundo todo curtindo!

Andreas Kisser falou em espanhol e português exaltando a participação de headbangers sul-americanos

Com o show caminhando pro fim, ainda puderam tocar trecho de “Aquarela do Brasil”, para a explosão final: “Roots Bloody Roots” que, literalmente, fez tremer a pequena cidade de Wacken!

Sepultura não tem mais o que provar. Agora pode dizer que tocou num palco principal do Wacken Open Air e levou o nome do Brasil para os quatro cantos do mundo metálico!


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Prints do A Ilha do Metal


Assista o show na íntegra aqui

Set List

Introdução

Arise

Refuse/Resist

Kairos

Just One Fix

Convicted in Life

Choke

What I Do!

Relentless

Troops of Doom

Territory

InnerSelf

Ratamahatta

Roots Bloody Roots

Um comentário:

harley disse...

sepultura orgulho nacional e a roda que abre em kairos é destruidora pow queria estar lá