domingo, 11 de maio de 2014

Edguy: Novo Álbum Não Cumpre Promessa, Mas Não Decepciona

Apesar das promessas de uma volta às origens não se concretizarem, novo álbum agrada fãs

Que os mais saudosos já desistiram de esperar por um álbum Power Metal, nos moldes dos 3 primeiros lançamentos da banda alemã Edguy, não é novidade, afinal de contas, já há vários discos o grupo capitaneado por Tobias Sammet (vocal) enveredou mais para o Hard Rock do que pra qualquer outra coisa.

Com um nome já bem reconhecido, o grupo precisava lançar um disco forte que pudesse sair um pouco da comparação da proposta do projeto de Sammet Avantasia, o que a banda conseguiu, mas apenas parcialmente.

10º disco do grupo alemão pende mais para o Hard Rock, mas traz elementos do Power Metal

“Space Police – Defenders of the Crown” (2014), que saiu em abril e é o 10º disco da banda, veio sem pretensão de inovar, numa tentativa clara de manter os dois grupos de fãs interessados na banda: aqueles que gostam da parte mais rápida e sinfônica (resquícios da primeira fase) e aqueles que conheceram e passaram a gostar da banda em “Rocket Ride” (2006), com aquela levada Hard Rock.

Tobias segue mantendo sua voz característica, cantando como no Avantasia, o que em alguns momentos, como na música “Alone in Myself”, parece que estamos ouvindo um disco da sua outra banda.

A versão simples traz 10 faixas, abrindo com a já anteriormente divulgada “Sabre & Torch” (ouça abaixo) que até serve como aquecimento, mas está longe de ser um dos sons fortes do grupo. “Space Police”, sobretudo no teclado inicial, lembra “King of Fools”, o que pode até soar como uma “homenagem a si mesmo”, mas duvido que essa tenha sido a intenção. É um dos destaques do álbum.


Aliás, Sammet reiteradamente publicava nas redes sociais de que estavam compondo (em apenas dois meses) o disco mais pesado e forte da banda. Seja lá o que isso quis dizer, não é o que percebemos aqui. Temos, sim, um disco bem legal do grupo, cativante na primeira audição, mas que peca em muitos momentos por remeter a coisas já feitas. É claro que nenhuma banda corre o risco de fazer um som diferente a cada álbum, mantendo sempre suas características, mas o Edguy, já há algum tempo, tem lançado um disco após o outro sem causar a devida impressão que seus músicos prometem.

Mas longe de dizer que o álbum é ruim, há sempre bons momentos, com os ótimos solos e as melodias dos guitarristas Dirk Sauer e Jens Ludwig, ajudados, especialmente nas passagens rápidas, pela bateria de Felix Bohnke e o baixo de Tobias Exxel, numa formação coesa e eficiente.


O principal hit, que tem até vídeo clipe bem interessante e hilário, está sendo “Love Tyger” (veja acima), que é puro Hard Rock anos 80, com fortíssima influência de Van Halen, Kiss e afins. Apesar de destoar da fase antiga da banda, é esta a imagem que a banda tem quisto passar nas suas músicas comerciais, usadas como single, e para divulgar o novo trabalho, escolheu a faixa mais acessível e a que mais “gruda na cabeça”. Inegável: os caras sabem onde pisam.

Cartaz de divulgação da turnê mundial. Banda deve aportar no Brasil em 2015

Ainda sobra espaço para destacar “Shadow Eaters” (grande melodia) e “Do Me Like A Caveman”, que reforçam o fato de “Space Police: Defenders of the Crown” ser um bom disco, mas só isso. Além disso, vale comentar que “Rock Me Amadeus” trata-se de um cover do músico austríaco Pop Falco. Totalmente dispensável e deslocada do álbum.

Quem conhece a banda, vai ouvir sem medo e vai gostar, mas quem esperava tudo o que fora prometido, pode sair com gosto de “esperava mais”. 

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Edguy
Álbum: Space Police: Defenders of the Crown
Ano: 2014 
País: Alemanha
Tipo: Hard Rock/Power Metal
Gravadora: Nuclear Blast



Formação
Tobias Sammet (Vocal)
Jens Ludwig (Guitarra)
Dirk Sauer (Guitarra)
Tobias Exxel (Baixo)
Felix Bohnke (Bateria)


Tracklist
1 - Sabre & Torch
2 - Space Police
3 - Defenders Of The Crown
4 - Love Tyger
5 - The Realms Of Baba Yaga
6 - Rock Me Amadeus (Cover de Falco)
7 - Do Me Like A Caveman
8 - Shadow Eaters
9 - Alone In Myself
10 - The Eternal Wayfarer


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: