Apesar das promessas de uma volta às origens não se concretizarem, novo álbum agrada fãs |
Que os mais saudosos já desistiram de esperar por um álbum Power Metal, nos moldes dos 3 primeiros lançamentos da banda alemã Edguy, não é novidade, afinal de contas, já há vários discos o grupo capitaneado por Tobias Sammet (vocal) enveredou mais para o Hard Rock do que pra qualquer outra coisa.
Com um nome já bem reconhecido, o grupo precisava lançar um disco forte que pudesse sair um pouco da comparação da proposta do projeto de Sammet Avantasia, o que a banda conseguiu, mas apenas parcialmente.
10º disco do grupo alemão pende mais para o Hard Rock, mas traz elementos do Power Metal |
“Space Police – Defenders of the Crown” (2014), que saiu em abril e é o 10º disco da banda, veio sem pretensão de inovar, numa tentativa clara de manter os dois grupos de fãs interessados na banda: aqueles que gostam da parte mais rápida e sinfônica (resquícios da primeira fase) e aqueles que conheceram e passaram a gostar da banda em “Rocket Ride” (2006), com aquela levada Hard Rock.
Tobias segue mantendo sua voz característica, cantando como no Avantasia, o que em alguns momentos, como na música “Alone in Myself”, parece que estamos ouvindo um disco da sua outra banda.
A versão simples traz 10 faixas, abrindo com a já anteriormente divulgada “Sabre & Torch” (ouça abaixo) que até serve como aquecimento, mas está longe de ser um dos sons fortes do grupo. “Space Police”, sobretudo no teclado inicial, lembra “King of Fools”, o que pode até soar como uma “homenagem a si mesmo”, mas duvido que essa tenha sido a intenção. É um dos destaques do álbum.
Aliás, Sammet reiteradamente publicava nas redes sociais de que estavam compondo (em apenas dois meses) o disco mais pesado e forte da banda. Seja lá o que isso quis dizer, não é o que percebemos aqui. Temos, sim, um disco bem legal do grupo, cativante na primeira audição, mas que peca em muitos momentos por remeter a coisas já feitas. É claro que nenhuma banda corre o risco de fazer um som diferente a cada álbum, mantendo sempre suas características, mas o Edguy, já há algum tempo, tem lançado um disco após o outro sem causar a devida impressão que seus músicos prometem.
Mas longe de dizer que o álbum é ruim, há sempre bons momentos, com os ótimos solos e as melodias dos guitarristas Dirk Sauer e Jens Ludwig, ajudados, especialmente nas passagens rápidas, pela bateria de Felix Bohnke e o baixo de Tobias Exxel, numa formação coesa e eficiente.
O principal hit, que tem até vídeo clipe bem interessante e hilário, está sendo “Love Tyger” (veja acima), que é puro Hard Rock anos 80, com fortíssima influência de Van Halen, Kiss e afins. Apesar de destoar da fase antiga da banda, é esta a imagem que a banda tem quisto passar nas suas músicas comerciais, usadas como single, e para divulgar o novo trabalho, escolheu a faixa mais acessível e a que mais “gruda na cabeça”. Inegável: os caras sabem onde pisam.
Cartaz de divulgação da turnê mundial. Banda deve aportar no Brasil em 2015 |
Ainda sobra espaço para destacar “Shadow Eaters” (grande melodia) e “Do Me Like A Caveman”, que reforçam o fato de “Space Police: Defenders of the Crown” ser um bom disco, mas só isso. Além disso, vale comentar que “Rock Me Amadeus” trata-se de um cover do músico austríaco Pop Falco. Totalmente dispensável e deslocada do álbum.
Quem conhece a banda, vai ouvir sem medo e vai gostar, mas quem esperava tudo o que fora prometido, pode sair com gosto de “esperava mais”.
Stay on the Road
Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Edguy
Álbum: Space Police: Defenders of the Crown
Ano: 2014
País: Alemanha
Tipo: Hard Rock/Power Metal
Gravadora: Nuclear Blast
Formação
Tobias Sammet (Vocal)
Jens Ludwig (Guitarra)
Dirk Sauer (Guitarra)
Tobias Exxel (Baixo)
Felix Bohnke (Bateria)
Tracklist
1 - Sabre & Torch
2 - Space Police
3 - Defenders Of The Crown
4 - Love Tyger
5 - The Realms Of Baba Yaga
6 - Rock Me Amadeus (Cover de Falco)
7 - Do Me Like A Caveman
8 - Shadow Eaters
9 - Alone In Myself
10 - The Eternal Wayfarer
Acesse e conheça mais sobre a banda
Nenhum comentário:
Postar um comentário