quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Tropa de Shock: Four Seasons of Darkness

 

Por Denis A. Lacerda

Nota: 08.0/10.0

Que grande alegria ter em mãos um novo título destes paulistas incansáveis do TROPA DE SHOCK. Os caras estão por aí desde o final dos anos oitenta, quando ainda faziam um Hard Rock com fortes referências ao Pop Rock brazuka, antes de mergulhar de cabeça para o Heavy Metal Tradicional e que nunca mais se arriscou sair. É verdadeiramente uma história linda e que muito me lembra a dos canadenses do Anvil, tendo em vista que a amizade do baterista Marcio Minetto e do vocalista Don, seguramente, passa dos trinta anos! Sempre juntos e misturados (risos).

"Four Seasons of Darkness" é mais ousado, mais moderno e, por conseguinte mais pesado do que pode ser conferido na discografia do quinteto. Muito disso deve-se ao enxerto de elementos vindos do Metalcore e Modern Metal, que acabaram por enriquecer uma proposta que já poderia dar seus ares de cansaço. Sábia decisão e que permitiu que o ouvinte interaja com a banda sob uma nova ótica, garantindo uma experiência renovadora em sua mais terna essência. "Virus of Fall" é o meu destaque, justamente por apresentar as novas facetas nos vovôs do Metal nacional! Vigorosa e sui generis, a canção entrou no meu top 10 de mais ouvidas no Spotify, desde que a descobri através do pessoal da MS Metal, atual gravadora do Tropa.

Don é um primor, sempre linkado ao seu estilo único de canto, mas agora dando uma piscadela de leve para a molecada, com linhas que se encaixaram perfeitamente ao novo viés mais de vanguarda. Marcio, por sua voz, se mostrou mais seguro e consistente aqui! Uma verdadeira mão de pedra e não estou falando do baiano Popó Freitas (risos). Ou seja, para qualquer álbum da banda funcionar, essa dupla precisa estar bem conectada e para a felicidade geral da nação, estão mais interligados do que nunca, meus amigos!

"Four Seasons of Darkness" é um frescor de vitalidade e que demonstra que o TROPA DE SHOCK continua relevante e agora mais atuante do que nunca, com uma turnê brasileira extensa prometida para 2026. Se os dinossauros passarem pela sua cidade, não perca tempo e vá bater continência aos caras, porque eles merecem demais!

Nenhum comentário: