sábado, 2 de novembro de 2019

Hellish War: O Vigor do Heavy Metal Clássico


São mais de duas décadas dedicadas ao Heavy Metal clássico, com muita luta, superação, conquistas, 3 álbuns de estúdio e um ao vivo, 2 tours na europa, e até um breve hiato, mas o Hellish War recarregou as forças e após relançamentos especiais, como o comemorativo de 15 anos do primeiro álbum - "Defender of Metal" (2001),  encontrou um novo caminho para viabilizar a gravação do seu quarto trabalho, "Wine of Gods", que foi financiado por um programa de investimento da secretária de cultura de SP.

A banda então teve tranquilidade e mais recursos para produzir o trabalho, e entregou um excelente álbum de Heavy Metal clássico, que segue a tradição de seus petardos anteriores.

"Wine of Gods" foi gravado em dois estúdios no estado de SP, Omni e Reverbera, e masterizado em Londres no Piccoli Studios. Uma peculiaridade foi o período de composição, que grande parte aconteceu em uma chácara na região de Campinas SP.

Esses fatores todos, mais o tempo sem lançar material inédito, parece terem deixado a banda ainda com mais gana, e "Wine of Gods" transparece essa energia, soando vigoroso.


O Metal clássico do grupo traz aqueles elementos imprescindíveis do estilo, e sempre presentes nos trabalhos do Hellish, como os riffs e refrãos marcantes, e as doses de melodia e agressividade.A parte lírica, aborda temas inspirados na história - como a inquisição e invasões napoleônicas, em "Tryal by Fire" e "Devin" - e temas atuais, como a depressão e a humanidade nos dias atuais, nas faixas "Burning Wings" e "The Wanderer".

Há vários momentos marcantes nas 10 novas faixas, e a música título, "Wine of Gods" dá uma excelente amostra, iniciando com muita melodia e ares épicos, para em seguida vir avassalador, soando como se uma cavalaria viesse em sua direção! Seu andamento mais cadenciado, pesado e com refrão grandioso já a tornam um novo hino da banda e obrigatório nos shows!

O andamento cadenciado e pesado, dosando com maestria a melodia e agressividade, também é a tônica em "Dawn of the Brave" e "Paradox Empire" (que possui uma alternância de climas mais calmos e agressivo que a deixa muito empolgante), assim como em "The Wanderer", que acompanha a faixa título no quesito "épico", destacando a cozinha trovejante.

Os riffs velozes de "Trial By Fire" são de tirar o fôlego, e as guitarras se destacam, no tradicional trabalho como gêmeas e nos solos alternados, a aura clássica dos 80 revigorada, por uma banda que é legítima no que faz.
Festa de lançamento na Central Panelaço, SP.
"Devin", que retrata a época das invasões napoleônicas, tem um clima épico em sua intro, riffs transpirando o clássico Heavy 80's, com alternância de andamentos e guitarras trabalhando as melodias, e um refrão marcante com corais, lembrando o Accept (que aliás, assim como muito do Heavy Metal alemão 80's, certamente é inspiração da banda).

A pegada 80's também aparece forte em "Falcon", e uma pegada mais Hard & Heavy na "Burning Wings"; "House on the Hill" é uma instrumental bem dinâmica e de variações interessantes, destacando o trabalho das guitarras gêmeas.

 E mais um dos grandes destaques, ao lado da faixa título, "Paradox Empire" e "Devin", neste ótimo trabalho, é "Warbringer", que traz como convidado a lenda Chris Boltendahl (Grave Digger). Speed Heavy Metal com agressividade e melodia, trazendo uma assinatura bem na linha da escola alemã do próprio Grave Digger, Running Wild e Accept.


Um excelente trabalho de Heavy Metal clássico, e creio ser o mais completo e maduro da banda, que usou muito bem os melhores recursos disponíveis para a produção. Esses caras poderiam estar pelo menos bem perto de um patamar de bandas contemporâneas suas, do mesmo estilo, como o Hammerfall, por exemplo. Vamos ver se o futuro repara essa injustiça. Altamente indicado para fãs de Heavy Metal clássico, principalmente da escola alemã dos 80's.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica: 
Banda: Hellish War
Álbum: "Wine of Gods" 2019
Estilo: Heavy Metal Clássico
País: Brasil
Selo: Anti Posers Records
Line-Up:
Bill Martins: Vocais
Vulcano: Guitarra
Daniel Job: Guitarra
JR: Baixo
Daniel Person: Bateria

Tracklist:
Wine of Gods
Trial By Fire
Falcon
Dawn of the Brave
Devin
House on the Hill
Burning Wings
Warbringer
Paradox Empire
The Wanderer

       


       






Nenhum comentário: