segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Black Star Riders: Mudando de Nível, Mas Mantendo a Inspiração Principal



O Black Star Riders foi formado em 2012, quando os membros da mais recente formação da lenda irlandesa Thin Lizzy, resolverem gravar matéria inédito, porém não queriam usar o nome do antigo grupo, que seguiria apenas como maneira de manter o legado, um tributo à obra do fundador Phil Lynott, falecido em 1986.

Dessa formação do Thin Lizzy, as figuras centrais e membros remanescentes desde 2012, são o vocalista e guitarrista irlandês Ricky Warwick e o guitarrista Scott Gorham, que foi um dos responsáveis - ao lado de Brian Robertson - pela sonoridade com as guitarras gêmeas e backing vocals dobrados, que se tornaram tão característicos no Thin Lizzy,  influenciando muitas bandas de Hard Rock e Heavy Metal.


Chegando agora ao seu quarto álbum, “Another State of Grace”, os cavaleiros da estrela negra seguem com as características fortes do Thin Lizzy, como as guitarras gêmeas e as nuances vocais de Warwick, que seguidamente lembram Phil Lynott, e essas influências estão bem audíveis na faixa de abertura, “Tonight the Moonlight Let Me Down”, Hard de melodias cativantes e refrão grudento.

Uma maior variedade também é notada, tendo uma pegada mais pesada em alguns momentos, transições pelo Hard e Classic Rock, mas claro, assim como o Thin Lizzy, sempre com muita importância dada às melodias e refrãos fortes. a faixa título, "Another State of Grace", tem peso e com melodias que lembram algo do folk daquelas regiões, e com certeza soa muito bem no palco, com seu refrão intenso e os riifs principais, que são acompanhados por um "Hey", praticamente um grito de guerra!


Essa variedade nas canções, sempre com refrãos e melodias marcantes, mantém o álbum sempre interessante, como também no "rockão" empolgante de " Ain’t The End Of The World" e a leveza cativante regada a Hammonds de "Soldier in the Ghetto", ou na pegada quase Metal de " In The Shadow Of The War Machine".
 
O Black Star Riders pode ser colocado como uma continuação do legado do Thin Lizzy, claro, Gorham está aí, com seu estilo que ajudou em muito na sonoridade do Lizzy, e Warwick foi e é um digno frontman para a versão que hoje é possível, mas a banda não é uma mera cópia ou simplesmente uma tentativa de viver do passado, pois possui uma personalidade que vem se mostrando mais forte a cada álbum, e como bônus, mantém viva a memória da lenda Irlandesa.

Uma ótima pedida para os fãs do estilo. “Another State of Grace” está disponível no Brasil, via parceria Nuclear Blast e Shinigami Records.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Lançamento: Shinigami Records

Line-up
Ricky Warwick - Vocals/Guitar
Scott Gorham - Guitars
Christian Martucci - Guitars
Robert Crane - Bass
Chad Szeliga - Drums



Tracklist
01. Tonight The Moonlight Let Me Down
02. Another State Of Grace
03. Ain’t The End Of The World
04. Underneath The Afterglow
05. Soldier In The Ghetto
06. Why Do You Love Your Guns?
07. Standing In The Line Of Fire
08. What Will It Take?
09. In The Shadow Of The War Machine
10. Poisoned Heart


       


       


Nenhum comentário: