quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Soulspell "X Years of Soul" : O Sonho do DVD Finalmente Materializado



Temos que voltar um pouco no tempo, la´em 2005, para contar o início desta história, que começou, como todo projeto, a partir de uma ideia ou sonho.  Algo que parecia inviável, Heleno Vale realizou: a concepção de uma Metal Opera brasileira, nos moldes das bem sucedidas Avantasia e Ayreon.
Lembrando aquela famosa frase, não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez!

Contra todas as adversidades, sejam geográficas, sociais ou econômicas, com muito suor e sangue o projeto lançou seu primeiro álbum, "Act I: Legacy of Honor", em 2008, contando com vários vocalistas da cena brasileira, alguns nomes já experientes, outros, jovens revelações, algo inclusive que se tornou uma bandeira do projeto: revelar e dar oportunidade a jovens talentos, organizando-se até um concurso para tal.


Depois da estreia, mais três trabalhos se seguiram, e além dos novos talentos e dos nomes de peso da cena brasileira, convidados internacionais começaram a aparecer nos álbuns seguintes. O Soulspell também conseguiu reunir vários desses vocalistas para shows pelo Brasil, levando o espetáculo musical e teatral para diversos estados.

Mas, Heleno sentia que precisava ainda realizar mais, que o projeto merecia um registro ao vivo oficial, reunindo o máximo possível de convidados, em novamente algo inédito aqui em terras brasileiras, então, voltando a novamente àquela frase, ele foi lá e fez!

O Show foi gravado em um teatro, o Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista (SP), em 08/07/2018, e agora "X Years of Soul" está finalizado e logo o público que não adquiriu na pré-venda, também poderá ter em mãos em breve este registro único e histórico.

E novamente o Soulspell inova, lançando o registro em um lindo pacote, que traz o show em um pen-drive estilizado em forma de moeda, podendo oferecer assim o material em um formato no qual o público poderá desfrutar de toda a qualidade de som e imagem em Full HD.


Foram reunidos mais de 30 artistas, mais de 20 vozes se revezando! Cantores que gravaram os álbuns originais, alguns experientes na cena nacional, como Leandro Caçoilo (ex-Eterna, Viper), Dan Rubin (ex-Scelerata), Alex Voorhees (Imago Mortis), Iuri Sanson (Ex-Hibria) e Mario Pastore (Pastore, Acid Storm, Powerful).

Os jovens talentos revelados pelo projeto também mostram sua evolução e crescimento, como Lucas Martins, Gui Antonioli e Jefferson Albert, Pedro Campos (Hangar, Age of Artemis), Victor Emeka (Hibria), além de Daísa Munhoz, vocalista principal do projeto e uma das maiores vozes do Metal brasileiro.

Os nomes de reconhecimento mundial, como Fabio Lione e Andre Matos (o show foi a última aparição de Andre em um DVD oficial), abrilhantam ainda mais o cast de vocalistas, que foi apoiado ainda por um coral com cinco vozes.


Quem acompanha o Soulspell sabe que os envolvidos sempre trabalharam duro, colocando o melhor de si, e contra todas as dificuldades e riscos que o investimento representa, não foram medidos esforços para que um material fantástico fosse entregue. A qualidade de imagens e som está excelente, podemos ouvir com clareza os instrumentos e todas a vozes, e são diversas câmeras captando com maestria diversos ângulos do espetáculo. 

As performances dos participantes é algo lindo, podemos sentir que eles realmente se envolveram de coração e mente nas interpretações e execuções. O cast todo teve um ensaio juntos no dia do evento, mas o talento, experiência e a alma que foi colocada na hora do espetáculo, contribuíram para um excelente resultado.


Temos performances praticamente irrepreensíveis, onde, segundo o próprio Heleno, somente alguns trechos em que o microfone "estourou" e o áudio não ficou satisfatório, é que foi preciso alguma correção em estúdio, ou seja, o que está sendo visto e ouvindo é quase 100% do que foi executado no dia, o mais íntegro e real possível.

O Show traz canções de destaque dos trabalhos do Soulspell, selecionadas minuciosamente, as quais são apresentadas não seguindo a ordem cronológica da história, mas contendo explicações breves sobre cada, e realmente isso não prejudica em nada a apresentação. Para quem está tendo contato com o conceito pela primeira vez, e queira entender toda a história, vai encontrar no site oficial tudo o que precisa.

A ordem em que foram dispostas as canções funcionou muito bem, trazendo um espetáculo bem balanceado, intercalando momentos de mais intensidade, peso e velocidade, com outros mais emocionais e melodiosos. Além do som excelente, a produção de palco contou com um ótimo trabalho de luzes, dando ênfase realmente ao som e às performances, e sem muitos efeitos mirabolantes.


Ao ver o set-list, percebemos quanto música de qualidade o Souslpell criou, e claro, com tantas canções memoráveis, alguém vai sempre sentir falta de alguma, pessoalmente, a que mais senti a ausência foi de "To Crawl or To Fly". 

São 20 canções e mais a intro, em cerca de 2 horas de show, e fica difícil apontar destaques, mas separei alguns momentos em que mais vibrei e até me emocionei.

Após a intro com o "joker" apresentando o espetáculo, a abertura é com "The Labyrinth of Truths", faixa título daquele que para muitos é o melhor trabalho da banda. Um início perfeito! Que já nos prende de imediato, nos fazendo mergulhar na atmosfera mágica do show.

Um desses momentos de maior destaque, é justamente na única "cover", "Espelho Vazio", trecho do tributo em português que a banda fez de "Theory of Everything", do Ayreon (uma de suas maores inspirações). Emocionante dueto de Daísa Munhoz e Manu Saggioro.  


Logo depois da calmaria temos "Dungeons and Dragons", que coloca fogo no palco em grandes "duelos" vocais, e logo em seguida, outro momento mágico, com a belíssima balada "Adrift", com Daísa encantando a todos, com o dueto original ao lado de Lucas Martins. Uma chuva de papel picado completa a magia do momento.

Outros momentos de maior destaque são com mais dois temas do "The Labyrinth of Truths",  "Dark Prince's Dawn", e seus diversos climas,  e a incrível "Amon's Fountain", ambas com vários dos vocalistas participando, destacando Mario Pastore, Daísa e o coral de vozes.

"Father and Son", a melhor canção do mais recente trabalho de estúdio, com suas belas e marcantes melodias; e ainda "A Little to Far", do primeiro álbum e obrigatória nos shows, e "A Secret Compartment", também do "Labyrinth", que fecha de forma explosiva o espetáculo.


Mas o grande momento vem com a apresentação de Andre Matos em "Time to Set You Free/The Second Big Bang", ao lado de Fabio Lione, já era algo especial, pois uniu dois grandes vocalistas do Metal mundial, pela primeira vez lado a lado no palco, e agora, a emoção é em dobro, pois vem aquela tristeza por termos perdido prematuramente um talento como Andre (falecido em 08/06/2019).

Nesse trecho, além de fazer um pronunciamento sobre o evento e o trabalho do Soulspell, ele participa de uma homenagem à Mário Linhares (Dark Avenger, e que também participou de um álbum e tour com o Soulspell), e dedicam a música que leva o nome do projeto, "Soulspell". Linhares também faleceu prematuramente em dezembro de 2017. Então, diante de tantos momentos especiais no show, este talvez seja o de maior emoção.

Além dos show, o material traz um belo encarte, com muitas fotos do evento e ainda extras com o making-off e bastidores, em imagens muitos especiais, que farão você se sentir ainda mais dentro de todo o processo.

Um registro histórico, que vai ser lembrado como um marco na história do Heavy Metal brasileiro. Um material com muita qualidade, em uma apresentação em que os artistas colocaram a alma e coração. ATENÇÃO, altas cargas de emoção e musicalidade. Adquira já!





CONFIRA A SEGUIR O RELEASE OFICIAL E COMO ADQUIRIR:

X YEARS OF SOUL | O SONHO. A UNIÃO. O REGISTRO.

O projeto mais audacioso do Metal Nacional reuniu ao vivo algumas das maiores lendas do Heavy Metal Brasileiro e mundial. Um registro que vai além de qualquer barreira e ficará marcado para sempre. Uma superprodução que vai te fazer mergulhar no universo mágico do Soulspell.

Gravado em 08/07/2018, no Teatro Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista/SP. Na terra natal do Soulspell.

A maior reunião de grandes vocalistas da história do Heavy Metal Nacional: 25 vocalistas.

O último lançamento oficial ao vivo do nosso querido maestro Andre Matos

A única reunião ao vivo de Andre Matos e Fabio Lione.


Edição especial limitada:
1) Um lindíssimo Pen Drive redondo, com 5 cm de diâmetro, no melhor estilo MOEDA DE OURO DE DRAGÃO, personalizado com os logos do X Years Of Soul em ambas as faces, com 32 GB, com 2 horas de show em qualidade FULL HD (qualidade de Blu Ray 1080p) + 1:30 h de Making Of +

2) Poster da Capa com 42 cm de altura (Capa por Caio Caldas da CadiesArt) +

3) um maravilhoso encarte nos mesmíssimos moldes de um encarte de DVD (Arte do encarte por CadiesArt) +

4) um mapa impresso desdobrável com os locais onde acontecem as músicas da odisseia da banda +

5) um Digifile (Digipack sem a bandeja de mídia de DVD) com bolsas para armazenar o encarte + mapa + pen drive +

6) uma caixa especialíssima e limitadíssima para armazenar todo o conteúdo do “X Years Of Soul” com encaixe opcional para armazenamento de sua moeda de ouro de dragão (o pen drive).


Soulspell agradece o apoio de:
Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista
Landscape Audio
Christian Cardoso Photography
Don Romeno Ink

Instagram: @soulspellofficial
www.soulspell.com

                     

3 comentários:

Diego Carvalho disse...

Sensacional, aguardando para assistir!!! Ansiedade 1000!!!

Everton disse...

Mal posso esperar!

Sandra Rios disse...

great songs. glad to know this band and hope the dvd is available overseas.