quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Ozzy Osbourne: O Mad Man Ainda Tem Muito Para Dar



Dizer que uma lenda como Ozzy não deve mais nada, que não precisa provar mais nada a ninguém, acredito que seja um pensamento pequeno para o tamanho deste ícone, que, mesmo tendo toda uma grandiosa história dentro do Metal e do Rock, seja com o Sabbath ou em sua carreira solo, creio que o próprio artista deve sempre procurar se desafiar e compor músicas que lhe tragam satisfação pessoal, ou seja, pelo menos para si, sempre é preciso estar provando algo, senão qual o sentido de seguir em frente e lançar novos trabalhos? 

Talvez esse sentimento de que não precisa mais provar nada a ninguém, nem a si, é que tenha pegado forte em algumas bandas e artistas, que lançam trabalhos que não empolgam, parecendo algo pro obrigação.

E quando uma dessas lendas anuncia algum trabalho novo, sempre é gerada expectativa. Quando Ozzy anunciou que estava compondo um novo álbum ano passado, um 2019 conturbado por problemas de saúde para o Mad Man, logicamente a comunidade Metal ficou em alerta.

Precedido por alguns singles, e bons singles, diga-se, "Ordinary Man" não decepciona, sendo um dos melhores trabalhos solo de Ozzy nos últimos anos. 


Produzido em parceria com o guitarrista Andrew Watt, jovem "descoberto" por Glenn Hughes e que gravou com este o álbum do California Breed, o disco traz bons momentos, nada que vá se comparar a algum clássico daqueles produzidos em álbuns como "Blizzard of Ozz" ou "Diary of a Mad Man", mas tem boas composições. Completam o time "estelar", Chad Smith (bateria, Red Hot Chili Peppers) e Duff McKagan (Guns n' Roses), e outro "gunner", Slash, também deu uma palhinha.

Mesclando uma sonoridade mais tradicional com nuances mais modernas, Andrew criou melodias e riffs transitando por esses estilos, mesclando elementos das diversas fases da carreira solo do Mad Man, muitos momentos me lembrando do álbum "Ozzmosis".

Andrew utiliza ora timbres mais tradicionais, e ora com afinações mais baixas, com um pouco mais de "sujeira" e mais diretos, e que em alguns momentos, particularmente não gostei, assim como em músicas utilizando sonoridades de outros estilos musicais, como nas parcerias com o rapper Post Malone, principalmente a horrível "Take What You Want", enquanto que "It's a Raid" é até passável, numa levada meio punk e bem direta.


Mas como eu disse, é um bom álbum, com boas canções, trazendo melodias e refrãos cativantes em vários momentos, e é um disco também com várias canções numa levada mais lenta, com mais baladas, e  as cinco que destaco a seguir, coincidentemente as 5 primeiras, estão, em minha opinião, entre as melhores do disco.

A faixa título "Ordinary Man", onde Ozzy faz dueto com outro ícone, Elton John, que também toca piano na música. A letra me pareceu bem autobiográfica. Destacando o refrão e as belas orquestrações e melodia ao piano.

"Under the Graveyard" também tem um início mais balada, com links bem legais, para depois vir com mais peso e riffs lembrando Sabbath. Tem um grande refrão, uma música bem com a cara do trabalho solo de Ozzy. "All My Life", leve, agradável e bem "radiofônica".

 Temos a abertura, "Straight to Hell", com sua levada bem pesada e de riffs vigorosos, também se destacando. Aquele "all right now!" que Ozzy solta no início dá uma certa emoção, coisa bem característica dele, somado ao timbre inconfundível, traz essa carga emocional deste talvez ser seu último álbum.

"Goodbye", com seu início cadenciado, tendo trechos mais acelerados e com timbres bem distorcidos. É pesada e com Andrew explorando texturas bem interessantes na guitarra. Um belo começo, com essas 5 faixas! Já valem o álbum.


No mais, embora inferiores as 5 iniciais, são boas canções, como "Today is the End", que também tem melodias grudentas, beirando o Hard Rock mais moderno, e "Eat Me", que inicia com uma intro de hamônica, mescla de forma interessante, nuances mais atuais, com as tradicionais.

No geral, um álbum com boas canções, 3 ou 4 somente mais descartáveis, mas com um saldo positivo, tendo pelo menos 5 músicas que podem figurar tranquilamente nos set-list dos shows do Mad Man e nos playlists dos fãs. E que ótimo que algumas dessas lendas ainda produzem músicas relevantes, e não somente para "cumprir contrato".

Como ele mesmo disse, Ozzy provou que ainda tem muito para dar, e nos faz torcer que não seja ainda o seu último álbum.

Texto: Carlos Garcia

Ozzy Osbourne "Ordinary Man" 2020
Banda:
Ozzy Osbourne: Vocais
Andrew Watt: Guitarras
Duff McKagan: Baixo
Chad Smith: Bateria

Tracklist:
1. "Straight to Hell"
2. "All My Life"
3. "Goodbye"
4. "Ordinary Man" (featuring Elton John)
5. "Under the Graveyard"
6. "Eat Me"
7. "Today is the End"
8. "Scary Little Green Men"
9. "Holy for Tonight"
10. "It's a Raid"
11. "Take What You Want"

     

       

       

Nenhum comentário: