domingo, 12 de outubro de 2008

Experiência em álbum de estréia da banda Saint Deamon


Fuçando pela internet tive o grande prazer de encontrar um blog onde havia um post sobre o cd de estréia de uma banda que não tinha ouvida falar ainda, Saint Deamon. Olhando para a capa, logo me remeteu à algum som viking ou folk, não me chamando muito a atenção. Resolvi dar uma conferida, por que não foi uma vez apenas que as impressões me enganaram.

E com o Saint Deamon não foi diferente. Superou todas as minhas expectativas e tive que escrever algo para o Road To Metal, pois acredito que a banda, logo logo se destacará e muita gente deve estar ligado nesses caras. Embora a banda seja nova, neste disco de estréia, os caras que a compõem são de primeira linha: Jan-Thore Grefsatd (Vocais), Ronny Milianowicz (Bateria), Toya Johansson (Guitarras) e Nobby Noberg (Baixo).

Talvez não sejam tão conhecidos pelos seus nomes, mas praticamente todos eles tocaram em bandas de Power e Prog Metal renomadas, como Hammerfall, Primal Fear, Sinner, Dionysus e Sinergy, com exceção do vocalista que apenas gravou coisas com as bandas desconhecidas (pelo menos por aqui) Highland Glory eWild Willys Gang.



Mas nesse reencontro (pois todo o resto da banda já tocou junto em alguma banda ou no disco carreira solo de Cans, vocalista do Hammerfall), lançam o disco “In Shadows Lost From The Brave” este ano e que tem recebido altos elogios na Europa, onde a banda está em turnê, tendo muitos shows na Itália (veja no site oficial da banda: http://www.saintdeamon.se/).


Fazendo um Power-Prog Metal, a banda mostra toda a experiência de seus músicos não inovando muito, mas deixando sua marca com riffs de guitarra marcantes, refrões que grudam tanto pela sua dinâmica como pelo grande vocal de Jan-Thore Grefsatd, que sabe ser agressivo-melódico sem apelar demais para agudos ou guturais.

Vários são os destaques do disco, mas penso que as músicas que mais detonam são “My Judas”, que após uma introdução básica já pega o ouvinte e o faz esperar para ouvir o disco todo. Depois, a faixa-título vai é mais melódica e arrasa. Além dessas, “My Heart” é a mais “acessível”, com um refrão que agradará qualquer ouvido, inclusive ganhando vídeo clipe (confira no site da banda) e sendo a música usada para divulgar o álbum (embora não seja a melhor, com certeza). “Brave Never Bleeds” é uma das mais rápidas e merece destaque a balada “My Sorrow”, a única do disco, mas muito interessante.Porém, os maiores destaques, pra mim, são “No Mans Land”, que tem o melhor refrão e letra do disco, caindo como uma luva no powermetal, e “Ride Forever”, lembrando Masterplan e Hammerfall (principalmente no refrão em coro). Detona mesmo!

Os solos de guitarra também dão um show em todo o álbum, com um ótimo trabalho de Toya Johansson. Aliás, ele foi o guitarrista do único disco da banda Ride the Sky, já postado aqui no Road, juntamente com o batera Ronny Milianowicz.

Assim, ótimo disco para os amantes de um prog-power metal bem tocado. Com certeza, se banda durar mais alguns anos e discos, poderá tornar-se um bom nome na cena que às vezes se apresenta saturada com as mesmas bandas, inclusive caindo no mainstream de fazer apenas músicas boas para vídeo clipes.

Stay on the Road

Texto: EddieHead
Saint Deamon - In Shadows Lost From The Brave (2008)
01.: The Exodus
02.: My Judas
03.: In Shadows Lost From The Brave
04.: My Heart
05.: The Burden
06.: No Mans Land
07.: Ride Forever
08.: Black Symphony
09.: Deamons
10.: The Brave Never Bleeds
11.: My Sorrow

Nenhum comentário: