sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais melodia no novo álbum do In Flames

A banda sueca In Flames formada atualmente por Anders Fridén (vocais), Jesper Strömblad (guitarras), Björn Gelotte (guitarras), Peter Iwers (baixo) e Daniel Svensson (bateria) lançou este ano mais um álbum, “A Sense of Purpose”, algum tempo após o single “The Mirror’s Truth”, que já dava uma idéia sobre as músicas que comporiam a nova empreitada dessa banda que tem se destacado no cenário metálico mundial com seu Death Metal Melódico.
Junto com outras bandas de Gotemburgo, esses suecos começaram, no ínicio dos anos 90, a trazer melodia para o então mais pesado estilo de Heavy Metal. Com os anos, porém, a banda foi cada vez mais investindo nas melodias, à ponto de nos últimos álbuns trazer algumas características do New Metal.
Mas antes que torçam os narizes, digo que essas pitadas de um estilo mais “acessível” apenas dão mais brilho à banda, caracterizando-a com um som que lhe é bastante peculiar, assim como a banda Soilwork, que muitas vezes lembra o In Flames (inclusive as duas bandas fizeram uma brincadeira em dois vídeo clips).
A sonoridade que encontramos neste disco de 2008 vai na companhia de álbuns como “Reroute To Remain" (2002), e especialmente “Soundtrack to Your Escape” (2004), ou seja, peso, ótimos riffs de guitarras, uma bateria que abusa dos pratos e bumbos-duplos (estes tocados com inteligência), sem falar num baixo pesado e no vocal de Anders Fridén, que antes de entrar na banda participara do Dark Tranquility, outra grande banda do estilo.
Poucas são as músicas que não empolgam, e de uma forma geral seguem um padrão semelhante, peso-melodia, que apenas é quebrado na música “The Chosen Pessimist”, que traz dedilhados de guitarra e uma atmosfera que lembra um som mais “mórbido” e “triste”, lembrando algumas passagens de músicas de caras como Marilyn Manson. Ótima canção que os fãs antigos com certeza odiarão, mas que mostra a qualidade e capacidade da banda de produzir um som tão bem ambientado. Vale conferir a letra também.
Destaques principais vão para a faixa de abertura, “The Mirror’s Truth”, que no formato single já havia dado as caras. Além dessa, “Disconnected” traz bem o som da banda, lembrando os álbuns anteriores e se ndo a canção que mais bem resume o momento atual da banda. Outros destaques ficam para “Delight and Angers”, “Drenched in Fear” e “Sleepless Again”.
Mais um disco para marcar o nome da banda no Metal e deixar a banda no lugar de uma das mais bem sucedidas da Suécia de todos os tempos. Os caras inclusive ganharam um prêmio na Rússia este ano como melhor banda.
Stay on the Road
Texto: EddieHead
Tracklist:
01. The Mirror’s Truth
02. Disconnected
03. Sleepless Again
04. Alias
05. I'm the Highway
06. Delight and Angers
07. Move Through Me
08. The Chosen Pessimist
09. Sober and Irrelevant
10. Condemned
11. Drenched In Fear
12. March To The Shore
Download (blog Metal Eternity):
http://w13.easy-share.com/1699866549.html

Nenhum comentário: