quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Circle II Circle Consolida Sua Própria Sonoridade

A banda norte-americana Circle II Circle lançou em meados do ano passado seu quarto álbum de estúdio " Delusions of Grandeur". A banda foi formada em 2001, e de lá pra cá tem lançado ótimos trabalhos, tendo como líder e vocalista Zak Stevens, que ficou famoso ao substituir Jon Oliva na extinta Savatage em 1992 e permanecendo com o grupo até 2000. Seu timbre vocal sempre nos remete ao Savatage, obviamente, e assim qualquer fã da banda irá apreciar este grupo. Mas não temos aqui um som idêntico a sua banda anterior.



A Circle II Circle foi mais para um lado do Power Metal/Heavy Metal, com riffs pesados, vocais mais trabalhados de Stevens e alguns temas mais comerciais (longe de ser pop ou algo assim). O interessante é que os primeiros integrantes, até a atual formação, deixaram a banda para se juntar a banda do outro vocalista do Savatage, a Jon Oliva's Pain.

A formação atual conta também com Evan Christopher nas guitarras, junto com Andy Lee. Na bateria Tom Drennan e no baixo Paul Stewart.


Este novo registro segue o sucesso de "Burden of Truth" (conceitual que continua a história do best-seller "O Código Da Vinci"), porém mais pesado (aliás o disco mais pesado da banda). Stevens parece estar ainda mais aprimorado e se mostra com uma das vozes mais marcantes do Metal da atualidade, com seus graves ressoando pelas caixas amplificadoras.



A banda marcou presença aqui no Brasil para divulgar esse lançamento, cujos destaques maiores ficam para "Fatal warning", verdadeiramente empolgante e rápida para os moldes da banda; a seguinte lembra mais os álbuns anteriores, "Dead of Dawn", assim como a "balada" "Echoes". "Soul Breaker" agrada na primeira audição, assim como "Forever". Mas todas as faixas mostram a banda como os fãs gostam, sem muitas novidades mas uma maior e melhor produção/maturação nesse disco que pode ser considerado o mais pesado (até demais) da carreira.

Não se pode comparar a banda com a lendária Savatage, porque seria no mínimo uma covardia. Mas com certeza o Circle II Circle está se dando melhor do que a Jon Oliva's Pain, que não apresenta material novo há um tempo. Claro que as bandas não estão em uma competição, mas em tal situação com a Savatage inativa (segundo alguns integrantes por tempo indeterminado, segundo outros para sempre), fica impossível a não comparação.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Circle II Circle
Estilo: Power Metal/Heavy Metal
Antecedentes dos Integrantes: Savatage, Jon Oliva's Pain
Álbum: Desilusions of Grandeur
Ano: 2008
País: EUA



Tracklist

1. Fatal Warning
2. Dead of Dawn
3. Forever
4. Echoes
5. Waiting
6. Soul Breaker
7. Seclusion
8. So Many Reasons
9. Chase the Lies
10. Every Last Thing

Nenhum comentário: