terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Clássicos: Cawboys From Hell e a Revolução do Metal



Em 1990 sairia um disco que iria iniciar uma revolução no jeito de se fazer Heavy Metal, especialmente o Thrash Metal, estilo que não estava trazendo muitas novidades, com bandas lendárias como Exodus e Antrahx paradas ou numa atividade mais lerda.

A banda era Pantera, vinda do estado do Texas (EUA), a banda mais parecia ter vinda do Inferno realmente (perdoem o trocadilho pobre), com riffs matadores, som empolgante do inicio ao fim, um verdadeiro petardo. E não demoraria para a banda se tornar uma referência no Heavy Metal, excursionando e tornando-se amiga de mestres como o Black Sabbath e Judas Priest.

Mas este álbum em questão é o inicio (a banda lançou três álbuns anteriores, mas estavam mais voltados ao Power/Glam Metal) de uma revolução, embora a banda hoje, com seu fim e a morte trágica (e injusta, com certeza) de Dimebag Darrel (Guitarra) seja mais aclamada ainda (mas é outra história).

Além do lendário guitarrista, a banda contava com a fera dos vocais Phil Anselmo (que depois montou a banda Superjoint Ritual, que está inativa no momento devido aos seus problemas de saúde), Rex Brown no baixo (que foi tocar em uma banda gospel) e o irmão de Darrel Vinnie Paul, que com o irmão montou a banda Damageplan, que também acabou.

Iniciando com a faixa título, simplesmente perfeita e talvez o maior clássico da banda (até versão orquestrada já foi feita desse petardo), não há como descrever o riff matador na guita de Dimebag que inicia essa música e todo o resto do disco. Essa é uma canção divisora de águas no Metal, com absoluta certeza. Está no Hall de clássicos Omo “Paranoid” (Black sabbath”, “The Number of the Beast” (Iron Maiden) e “Breaking the Law” (Judas Priest).

Logo outra pedrada com “Primal Concrete Sledge” (ver a banda tocando esse som no Monsters of Rock na Rússia em 1991 é detonante demais). Depois, “Psycho Holiday” é mais cadenciada, com riffs mais arrastados. “Heresy” vem manter o peso e a velocidade, com um pedal duplo de dar inveja.

A quinta faixa é a clássica balada da banda, que nada de leve tem: “Cemitery Gates”, uma faixa muito original e marcante. Depois da calmaria, “Domination” vem quebrando tudo, como uma das melhores faixas do disco, assim como “Shattered”.

Talvez a faixa menos representativa do restante do disco seja “Medicine Man”, mas mesmo assim possui uma sonoridade daquela forma que o Pantera sempre soube fazer e que repetiria em outros discos.


Um marco, simplesmente, na história do Heavy Metal, principalmente por surgir no inicio dos anos 90, época onde o som perdeu muito em originalidade, m,as ganhando em quantidades de bandas.

Stay on the Road

Texto: EddieHead





Tracklist:

1) Cowboys From Hell
2) Primal Concrete Sledge
3) Psycho Holiday
4) Heresy
5) Cemetery Gates
6) Domination
7) Shattered
8) Clash With Reality
9) Medicine Man
10) Message In Blood
11) The Sleep
12) The Art Of Shredding

Link da comunidade Pantera do orkut: http://www.easy-share.com/1903449686/Pantera

Nenhum comentário: