quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Conto de Terror: Cradle of Filth e Seu Novo Álbum Conceitual



Quando surgiu, o Cradle of Filth causou um impacto na cena Black Metal da época (fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000), com Dani Filth (vocal) gritando de forma aguda e grave ao mesmo tempo (com uma bela ajuda de sintetizadores, claro), com um som rápido (que com o tempo foi ganhando características mais arrastadas e góticas no som) e letras no mínimo, macabras.

Com o estrondo, os ingleses se alçaram ao mundo e tentaram novas mudanças, que só fez com que a banda se aproximasse mais do Gothic Metal do que de ume stilo extremo como o Black Metal. Mas a temática sobre morte, amor, céu e inferno permaneceram, ganhando aquele “quê” a mais com a produção visual da banda (que muitos consideram ser mais importante do que a própria música que fazem).

No final do ano passado, lançam o sucessor do bem modesto “Thornography” (2006). Com o nome de “Godspeed on the Devil’s Thunder” (há o disco dois com covers, músicas ao vivo, que não consideraremos aqui), apresenta um novo baterista Martin Skaroupka, que já participara da turnê do álbum anterior, e mais uma temática interessante (a banda está ficando marcada por isso, inclusive respondendo a processo porque dois “fanáticos” da banda mataram seus pais e só falavam sobre a banda no tribunal): trata-se da história de Gilles de Rais, que segundo Chris Alo da Rodie Crew era um “nobre soldado francês que viveu no século 15 e que acabaria condenado à morte por enforcamento pelo seqüestro, estupro e assassinato de centenas de crianças; é considerado o precursor dos assassinos em série”.

A banda qu já se acostumou a ter narração entre ou durante as faixas, agora contou com a voz de Doug Bradley (que ficou famoso ao atuar como Pinhead na série de filmes Hellraiser). Assim, mais um petardo da banda.

Eu havia me decepcionado um pouco com os dois últimos disco (o antepenúltimo foi “Nymphetamine”), mas este disco retomou aquela atmosfera presente em discos como “Midian” (2000) e “Damnation and a day” (2003). Contando com os backing vocals magníficos de Sarah Deva, o destaque de cara fica para “The Death Of Love”, com ótimo refrão. Além dessa, as pesadas “Shat Out Of Hell”, “Tragic Kingdom” e “Midnight Shadows Crawl To Darken Counsel With Life”. Mas nenhuma decepciona, sendo bastante cativante e te prendendo a atenção. Fiquei contente com tal disco, o que marca uma volta com força da banda e a esperança que apareçam por aqui no Brasil com mais shows (saindo do eixo RJ-SP).

Mais um ponto para a banda liderada pelo baixinho Dani Filth (que incluive terminou de escrever uma autobiografia da banda, chamada “Gospel of Filth”, um nome bem apropriado, claro).

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Line-up (formação) atual:
· Dani Filth - Vocal
· Paul Allender - Guitarra
· Charles Hedeger- Guitarra
· Dave Pybus - Baixo
· Martin Skaroupka - Bateria
· Rosie Smith - Teclados
· Sarah Jezebel Deva – Backing Vocais



Tracklist:

CD I

01.In Grandeur And Frankincense Devilment Stirs
02. Shat Out Of Hell
03. The Death Of Love
04. The 13th Caesar
05. Tiffauges
06. Tragic Kingdom
07. Sweetest Maleficia
08. Honey And Sulphur
09. Midnight Shadows Crawl To Darken Counsel With Life
10. Darkness Incarnate
11. Ten Leagues Beneath Contempt
12. Godspeed On The Devil's Thunder
13. Corpseflower

CD II

01. Balsamic and Anathema
02. A Thousand Hands on the Maid of Ruin
03. Into the Crypt of Rays (Celtic Frost cover)
04. Devil to the Metal
05. Courting Baphomet
06. The Love of Death (Remix)
07. The Death of Love (Demo version)
08. The 13th Caesar (Demo version)
09. Dirge Inferno (Live)
10. Dusk and Her Embrace (Live)

Link (do blog Musikfactory)CD I: http://rapidshare.com/files/164604699/Cradle_Of_Filth_-_2008_-_Godspeed_on_the_Devil_s_Thunder_-_CD1_-_by_dahype_-_MusikFactory.rar

CD II: http://rs404.rapidshare.com/files/164616507/Cradle_Of_Filth_-_2008_-_Godspeed_on_the_Devil_s_Thunder_-_CD2_-_by_dahype_-_MusikFactory.rar

Nenhum comentário: